Originárias de florestas tropicais da América do sul como Brasil e Venezuela, por exemplo, a fitônia (Fittonia albivenis), é uma planta que se destaca pelo contraste que suas cores formam, criando uma espécie de efeito mosaico em suas folhas.
Aliás, esse contraste formado em suas folhas, é a razão pela qual a fitônia também é conhecida como planta-mosaico e é muito usado para compor paisagismos com espécies de plantas que formem sombra.
Imagem: netshopgarden
Características da planta fitônia
Além do contraste característico que as cores da fitônia criam, a planta ainda é conhecida por seu tamanho pequeno, que normalmente não passa de 20 cm de altura, podendo ser uma ótima opção de planta para ser cultivadas em ambientes internos com o auxílio de um vaso decorativo.
Imagem: Terrarios Bahia Blanca (@aguaplanta_) – Terrário fechado usando a Fittonia A.
Além disso, ela também se caracteriza pela forma como se desenvolve, criando uma espécie de “tapete” natural devido as cores e texturas de suas folhas. Por isso, a fitônia é a espécie preferida em muitos casos para compor paisagismos em jardins externos e compor a decoração de terrários fechados.
Cuidados para o cultivo da fitônia
Para que a fitônia cresça e consiga desenvolver suas folhas repletas de cores e texturas, é importante seguir alguns cuidados ao cultivar a planta, seja em ambientes internos, que fiquem mais a meia-sombra, ou em ambientes externos.
1- Cuidados com o solo
É importante que o solo onde a fitônia será cultivada possua uma boa drenagem e seja adubado na quantia certa. Por isso, o ideal é que não seja aplicado muito fertilizante químico ou orgânico ao solo.
2- Atenção a temperatura ambiente
Infelizmente, esse ponto pode acabar se passando despercebido na maioria das vezes. Porém, é muito importante que a temperatura ambiente onde a fitônia esteja sendo cultivada não ultrapasse os 20°C e nem baixe muito dos 15°C.
Por isso, deve ser evitado seu cultivo em áreas onde a planta pegue muito vento gelado ou muito quentes, já que podem causar danos a planta.
3- Exposição a luz
Outro ponto importante, está no cuidado com a exposição a luz direta do sol. Por mais que a planta goste de ambientes iluminados, a recomendação, é que ela seja cultivada em um local onde ela fique mais a meia-sombra, independente de ser um ambiente interno ou externo.
Imagem: Zdora’s indoor garden🌱 (@leafy_addiction)
Caso ela fique em um local onde receba muita luz direta do sol, poderá ter suas folhas queimadas pela ação do sol.
4- Frequência das regas
A fitônia adora se desenvolver em ambientes mais úmidos e iluminados. Por isso, é importante garantir que a planta receba água constantemente, podendo verificar a cada dois dias se o solo ainda está úmido. No entanto, cuide para que o solo não fique encharcado para que suas raízes não apodreçam.
Por isso, você pode sempre regar sua fitônia usando um borrifador, cuidando para deixar o solo sempre úmido, mas não encharcado. Caso você observe que as folhas da fitônia acabaram murchando, não pense que ela morreu. Basta continuar regando e mantendo os cuidados com a luz que ela irá voltar a crescer.
Administradora por formação, é uma entusiasta da decoração e jardinagem. Ama suculentas, flores e jardins. Aliás, entre seus hobbies estão os cuidados com as pequenas suculentas e jardins internos.
Deixe um Comentário