Fitônia: como cuidar em casa seguindo 4 dicas essenciais.

Suzana Machado

Updated on:

Planta Fitônia

Originárias de florestas tropicais da América do sul como Brasil e Venezuela, por exemplo, a fitônia (Fittonia albivenis), é uma planta que se destaca pelo contraste que suas cores formam, criando uma espécie de efeito mosaico em suas folhas.

Anúncios

Aliás, esse contraste formado em suas folhas, é a razão pela qual a fitônia também é conhecida como planta-mosaico e é muito usado para compor paisagismos com espécies de plantas que formem sombra.
Imagem: netshopgarden

Características da planta fitônia

Além do contraste característico que as cores da fitônia criam, a planta ainda é conhecida por seu tamanho pequeno, que normalmente não passa de 20 cm de altura, podendo ser uma ótima opção de planta para ser cultivadas em ambientes internos com o auxílio de um vaso decorativo.

Terrário com fitônia
Imagem: @aguaplanta_ – Terrário fechado usando a Fittonia A.

Além disso, ela também se caracteriza pela forma como se desenvolve, criando uma espécie de “tapete” natural devido as cores e texturas de suas folhas. Por isso, a fitônia é a espécie preferida em muitos casos para compor paisagismos em jardins externos e compor a decoração de terrários fechados.

Cuidados para o cultivo da fitônia

Para que a fitônia cresça e consiga desenvolver suas folhas repletas de cores e texturas, é importante seguir alguns cuidados ao cultivar a planta, seja em ambientes internos, que fiquem mais a meia-sombra, ou em ambientes externos.

Anúncios

1- Cuidados com o solo

É importante que o solo onde a fitônia será cultivada possua uma boa drenagem e seja adubado na quantia certa. Por isso, o ideal é que não seja aplicado muito fertilizante químico ou orgânico ao solo.

2- Atenção a temperatura ambiente

Infelizmente, esse ponto pode acabar se passando despercebido na maioria das vezes. Porém, é muito importante que a temperatura ambiente onde a fitônia esteja sendo cultivada não ultrapasse os 20°C e nem baixe muito dos 15°C.

fitonia 2 Fitônia: como cuidar em casa seguindo 4 dicas essenciais.
Imagem: lifewithhollyrae – Vaso com “planta-mosaico”

Por isso, deve ser evitado seu cultivo em áreas onde a planta pegue muito vento gelado ou muito quentes, já que podem causar danos a planta.

Anúncios

3- Exposição a luz

Outro ponto importante, está no cuidado com a exposição a luz direta do sol. Por mais que a planta goste de ambientes iluminados, a recomendação, é que ela seja cultivada em um local onde ela fique mais a meia-sombra, independente de ser um ambiente interno ou externo.

fitonia 3 Fitônia: como cuidar em casa seguindo 4 dicas essenciais.
Imagem: @leafy_addiction

Caso ela fique em um local onde receba muita luz direta do sol, poderá ter suas folhas queimadas pela ação do sol.

4- Frequência das regas

A fitônia adora se desenvolver em ambientes mais úmidos e iluminados. Por isso, é importante garantir que a planta receba água constantemente, podendo verificar a cada dois dias se o solo ainda está úmido. No entanto, cuide para que o solo não fique encharcado para que suas raízes não apodreçam.

Anúncios

Por isso, você pode sempre regar sua fitônia usando um borrifador, cuidando para deixar o solo sempre úmido, mas não encharcado. Caso você observe que as folhas da fitônia acabaram murchando, não pense que ela morreu. Basta continuar regando e mantendo os cuidados com a luz que ela irá voltar a crescer.

Veja também

Deixe um comentário