Nativas de regiões quentes e úmidas da Ásia, a flor tulipa é muito conhecida por suas mais variadas cores, que trazem frescor e alegria para os ambientes onde são cultivadas.
Infelizmente, por mais linda que sejam suas flores, a tulipa acaba dando um certo trabalho para ser cultivada no Brasil, já que não se adapta facilmente com o nosso clima tropical. Mas seguindo algumas recomendações, é possível manter o desenvolvimento das suas lindas flores.
Imagem: Anthony
Características da Tulipa
As tulipas se destacam pela característica de suas pétalas, que variam entre os tons de lilás, vermelho, amarelo, rosa e branco.
No Brasil, por exemplo, por mais trabalhoso que seja seu manuseio, ela é sempre cultivada em estufas durante o ano todo ou em ambientes aberto, mais perto do inverno e primavera por se adaptar melhor as condições climáticas.
Significado da flor tulipa
De um modo geral, a flor tem como significado o amor perfeito e renascimento. Aliás, é um simbolismo muito forte nas culturas da Turquia e Pérsia, já que por lá a flor costuma se desenvolver na primavera.
Principais tipos de Tulipas
Já que é possível encontrar as mais variadas cores e tipos de tulipas para cultivar em canteiros e em vasos decorativos, separamos alguns tipos que merecem destaque.
1- Amarelas
A tulipa amarela, possui uma coloração bem vibrante e é muito usada em eventos festivos e sempre está presente na composição de buquês.
2- Rosas
Já a variedade com pétalas rosas, pode ser encontrada desde os tons mais claros até os tons mais púrpuras.
Assim como a amarela, a variedade de tulipa rosa também é muito utilizada em eventos festivos e na composição de buquês de noivas.
3- Vermelha
A variedade vermelha por sua vez, muitas vezes pode ser confundida até mesmo com um tom de marrom, mas basta ela se abrir por completo para exibir um tom de vermelho bastante vibrante.
Ao contrário dos tipos de tulipas com cores amarelas e rosas, a variedade vermelha é mais utilizada na composição de buquês de noivas ou de presentes.
4- Branca
Provavelmente, a tulipa branca seja a variedade mais conhecida e utilizada para compor a decoração de eventos e de buquês de noivas.
Além da coloração branca, ela se destaca pela cor amarela presente em seu miolo.
Dicas para cultivar a flor tulipa
Como citado anteriormente, o clima tropical presente no Brasil não é muito favorável para o cultivo das tulipas. Porém, seguindo alguns cuidados, é possível fazer o cultivo e garantir o correto desenvolvimento de suas flores.
1- Cuidados com o solo
Como recomendação, o ideal é fazer o cultivo da flor em um vaso que possua um solo mais arenoso, para garantir a drenagem correta que ela necessita.
Além disso, é interessante de sempre lembrar de colocar algumas pedrinhas de gelo no vaso sempre nas primeiras horas da manhã, cuidando para não encostar no caule.
2- Adubação
Quanto a adubação, você pode fazer o uso de fertilizantes químicos apropriados para a flor, sempre entre os meses de fevereiro e março. Neste caso, adubos orgânicos não são muito recomendados.
3- Frequência das regas
A frequência das regas, é um ponto importante a ser cuidado. Afinal, ela precisa diariamente de água para que possa se desenvolver corretamente.
Apenas cuide, para não acabar encharcando o solo, já que pode contribuir com o crescimento de micro-organismos que causam danos a ela, e para não borrifar água diretamente sobre suas pétalas.
4- Iluminação
Por fim, prefira manter seu vaso de tulipas em um ambiente de meia-sombra que não receba a luz direta do sol, além de ser um local fresco e arejado.
Administradora por formação, é uma entusiasta da decoração e jardinagem. Ama suculentas, flores e jardins. Aliás, entre seus hobbies estão os cuidados com as pequenas suculentas e jardins internos.
Deixe um Comentário