Saiba como fazer um terrário de suculentas e + 26 inspirações para seguir.

Escrito por:
Saiba como fazer um terrário de suculentas e + 26 inspirações para seguir.

Belo e prático, o terrário de suculentas é uma super tendência na decoração, já que lembra muito um mini jardim e pode ser cultivado em diferentes modelos de recipientes, sendo ideal para quem dar um up na decoração de ambientes pequenos, como é o caso de quem mora em apartamentos. Dessa forma, o terrário fechado de suculentas é uma ótima opção para trazer mais natureza para o seu lar, deixando a decoração do local com uma estética muito legal e rodeado de suculentas.
Imagem: suculentasdatahbp

Curiosidades do terrário de suculentas

Por mais estranho que o nome pareça ser, o terrário de suculentas possui uma aparência única, que consegue chamar a atenção de qualquer um que passa os olhos por ele. Entre as plantas que podem ser plantadas no terrário, as mais procuradas são as suculentas, logo por serem fáceis e práticas de serem cultivadas em ambientes interno com pouca luz.

Terrário de suculentas

Estima-se, que os terrários no século XIX, durante a era Vitoriana na Inglaterra por meio de Nathaniel Bagshaw Ward, médico e cirurgião, da época. Para tal feito, Dr. Nathaniel observava uma pupa de borboleta que estava dentro de uma garrafa, quando viu que junto a ela, tinha a presença de uma samambaia misturada à terra, que brotou e cresceu dentro daquele recipiente. Assim, passou a testar outras plantas e pode concluir que era viável cultivar nesses recipientes fechados determinadas mudas com pouco de umidade e luz natural.

Tipos de terrários de suculentas

Entre os tipos de terrários para suculentas, existem dois modelos que você pode escolher para montar o seu: o terrário aberto e o terrário fechado.

Terra de suculentas fechado

Entre as diferenças, no caso do terrário aberto, ele é montado em vasos sem tampa, como se fosse um arranjo.

Terrŕio de uculentas

Já o terrário fechado, se diferencia do anterior por ser montado em recipientes, geralmente de vidro, que são fechados com uma tampa ou rolha.

Como fazer um terrário de suculentas?

Como é de se pensar, o terrário de suculentas exige uma montagem bastante delicada. Porém, com algumas dicas você pode tornar essa atividade algo terapêutico e criar um mini jardim de suculentas super bonito para decorar o interior de seus ambientes.

Escolha o recipiente para montar o terrário de suculentas

O primeiro passo para começar a montar seu terrário de suculentas é escolher o modelo do recipiente para o seu terrário. O modelo mais tradicional é que ele seja montado em vidro transparentes, variando apenas o formato.

Vidro para terrário de suculentas

Comece a montar seu terrário

Feita a escolha do seu recipiente para começar seu terrário de suculentas, é hora de pensar nas espécies de suculentas que serão usadas no se mini jardim. Nesse caso, o ideal é que sejam escolhidas suculentas de sombra, que não necessitem de muita manutenção, como regas frequentes e pouca luz do sol durante o dia.

Escolha a drenagem e solo

Seguindo algumas dicas da Casavogue, após a escolha do recipiente e das espécies de suculentas, inicie a montar a drenagem do seu mini jardim de suculentas. Além de escolher uma terra bem adubada, não esqueça de pegar algumas pedrinhas para compor seu terrário de suculentas, já que são muito importantes para ajudar na drenagem de água que você regará no seu mini jardim. Nesse caso, você poderá usar aquelas pedrinhas de aquário e alguns cristais.

Pedras para Terrário de suculentas

Par isso, lembre se de colocar uma primeira camada de drenagem com pedras menores, seguindo de outra camada com a terra adubada e, somente ao final dessas camadas coloque então as suculentas. Se for do seu gosto, você ainda pode finalizar com algumas pedras maiores para decoração do seu terrário de suculentas

Tutoriais para você se inspirar

Com esse tutorial, você irá aprender a montar um terrário de suculentas aberto com diversos tipos de suculentas e cactos. O passo a passo é super simples e você precisará apenas de terra preta, um vaso de vidro e algumas pedras.

Terrário de suculentas para presente

Como cuidar de um terrário de suculentas?

Mesmo parecendo ser um item super deliciado, o terrário de suculentas não exige muitos cuidados na hora de cuidar de seu mini jardim. O importante é apenas que você mantenha seu recipiente em um local onde ele possa pegar a luz natural por um tempo do dia, para que suas suculentas se desenvolvam de forma saudável, e fazer regas que apenas umedeçam a terra.

Modelos de terrário de suculentas

Terrário de suculentas

Terrário farol da ilha

Terrário de suculentas
Coleção de terrário de suculentas

Terrário para presente

Terrário de suculentas
Terrário de suculentas para presente

Mini jardim de suculentas

Terrário de suculentas

Terrário de cactos

Terrário de suculentas

Minis jardins que ficam lindos

Terrário de suculentas

Terrário de suculentas no copo

Terrário de suculentas
Foto: Pinterest
Terrário de suculentas
Foto: Pinterest

Terrários fechados

Terrário de suculentas

Terrário com cactos

Terrário de suculentas
Foto: @gcterrarios
Terrário de suculentas
Foto: @terrarios.andiji
Terrário de suculentas
Foto: @durantasdelvalle
Terrário de suculentas
Foto: Pinterest

Mini jardim com cactos

Terrário de suculentas

Terrários com mini suculentas

Terrário de suculentas

Terrário de suculentas na taça

Terrário de suculentas

Veja Também

3 Comentários

  • Mário Fernando de Almeida novembro 30, 2021 9:59 am

    Gostei do conteúdo, principalmente das demonstrações de cultivo e cuidados com as suculentas e cactos em terrários. Tenho umas suculentas e uns cactos e, agora, começarei o cultivo em terrários. Muito Bom!

  • Andressa Cardoso janeiro 15, 2022 8:32 pm

    Amo todos os conteúdos da páginas de vcs, obrigada ❤

Deixe um Comentário

dezenove − catorze =