Lágrima de cristo: características, significado +3 cuidados para o cultivo da trepadeira.

Suzana Machado

Updated on:

Lágrima de cristo

Com lindas flores que desabrocham entre os dias ensolarados do verão e do outono, a Lágrima de cristo, de nome científico Clerodendrum thomsoniae, é uma planta perene nativa da África Central. Podendo crescer até 3 metros de altura, é considerada como uma variedade de trepadeira que pode ser cultivada em canteiros, pergolados de madeira e caramanchões rústicos.

Anúncios

Contudo, seguindo alguns cuidados, a florista Flávia Kremer, cita que também é possível fazer o cultivo da lágrima de cristo em vaso, encantando os ambientes internos com suas pequenas flores que podem variar entre tons de rosa, vermelho e branco.
Imagem: manseok Kim

Significado da planta lágrima de cristo

Acredita-se, que a lágrima de cristo é uma planta que simboliza a esperança, fé, renovação e esperança. Suas flores são vistas como um símbolo das lágrimas de Jesus Cristo.

Características da lágrima de cristo

A lágrima de cristo, é uma planta semilenhosa, de crescimento lento e que pode crescer até 3 metros de altura. Apresenta suas folhas ovaladas, com uma coloração verde-escura, com nervuras profundas e marcadas.

lágrima de cristo

Imagem: Rosana Brito (@rosana.brito.779) – Folha e flor da Clerodendrum thomsoniae

Já as flores da lágrima de cristo, se desenvolvem em cachos de cor vermelha, que são envolvidas por um cálice branco que pode variar de tom. É considerada como um tipo de trepadeira fácil de ser cultivada e muito resistente a pragas e doenças.

Anúncios

Como cultivar da lágrima de cristo?

1- Exposição a luz

Recomenda-se que a planta lágrima de cristo seja cultivada em um ambiente onde ela possa receber bastante iluminação, mas de forma indireta. A florista Flávia Kremer, explica que ela até pode ser cultivada em áreas externas, que recebam a luz direta do sol por algumas horas.

lágrima de cristo

Imagem: meu jardim 21 (@meu_jardim21)

No entanto, o ambiente deve ter um certo equilíbrio, para que possa ficar em meia-sombra por um certo período. No caso do cultivo em vasos, escolha um local próximo uma janela que possua as mesmas características de exposição ao sol.

Anúncios

2- Solo recomendado

Recomenda-se o cultivo da planta em um substrato bem drenado e rico em matéria orgânica. Dessa forma, será possível evitar o apodrecimento de suas raízes por excesso de água e ainda ajudará a estimular o desenvolvimento de suas flores.

3- Frequência das regas

lágrima de cristo

Imagem: juceleni_galdino

A frequência das regas poderá variar um pouco, de acordo com o clima da região onde a planta será cultivada. O ideal, é que o substrato se mantenha sempre levemente úmido.

Veja também

1 comentário em “Lágrima de cristo: características, significado +3 cuidados para o cultivo da trepadeira.”

Deixe um comentário