Dedinho de moça: 3 dicas para cuidar da suculenta Sedum Morganianum.

Suzana Machado

Updated on:

Suculenta dedinho de moça

Conhecida popularmente por suculenta dedinho de moça, a Sedum Morganianum é uma linda suculenta muito cultivada em pendentes presentes em ambientes internos ou na área externa de casas.

Anúncios

Originária do México, a dedinho de moça possui como principal atrativo a característica de suas folhas, que possuem um formato cilíndrico e alongado, além de serem bem volumosas e vistosas. Além, claro, de ser uma suculenta de fácil cultivo.
Imagem: Emmy Parpi

Características da suculenta dedinho de moça

dedinho de moca 1 Dedinho de moça: 3 dicas para cuidar da suculenta Sedum Morganianum.
Imagem: sandronetoribeiro – Linda suculenta dedo de moça

Considera como uma planta perene, a dedinho de moça pode produzir caules que chegam a ter cerca de 60 cm, desenvolvendo folhas com um aspecto “carnudo” e normalmente florescem entre a primavera e o verão.

Anúncios

Não confunda: dedinho de moça com a rabo de burro!

Tenha cuidado para não confundir a suculenta dedinho de moça (Sedum Morganianum), com a suculenta rabo de burro (Sedun Burrito). Ambas pertencem à mesma família de suculentas (Sedun) e são muito parecidas. Porém, a Sedun Morganianum possui as folhas mais cilíndricas e as pontas são mais afuniladas.

Como cuidar da suculenta dedinho de moça?

Os cuidados para que se sua suculenta dedinho de moça se desenvolva corretamente são bem fáceis e por isso, é uma ótima opção de suculenta para ser cultivada dentro de casa ou de apartamentos.

Anúncios

1- Exposição a luz e temperatura

O recomendado, é que você cultive essa espécie de suculenta em um ambiente que receba uma iluminação mais de meia-sombra, onde ela possa receber a luz mais amena do sol e nunca em sol pleno. O ideal é que ela receba somente umas 4 horas por dia da luz direta do sol.

dedinho de moca 3 Dedinho de moça: 3 dicas para cuidar da suculenta Sedum Morganianum.
Imagem: amosuculenta – Vaso de dedo de moça

Cuide também, para que a suculenta não fique exposta ao frio excessivo. Por ser uma suculenta com características de climas tropicais, ela prefere se desenvolver em ambientes mais quentes e com boa ventilação.

Anúncios

2- Substrato utilizado

O substrato recomendado para cultivar sua suculenta dedinho de moça deve seguir o mesmo padrão de outras espécies de suculentas. Portanto, prefira usar um substrato próprio para suculentas e que possa uma boa drenagem, além de ser rico em matéria orgânica.

Anúncios

Caso contrário, sua suculenta irá acabar retendo muito umidade e poderá apodrecendo suas raízes com o tempo, já que essa espécie de suculenta possui a capacidade de armazenar uma certa quantia de água em suas folhas.

3- Frequência das regas

Assim como outras espécies de suculentas, as regas da suculenta dedinho de moça só devem ser feitas quando o substrato estiver totalmente seco. Portanto, verifique periodicamente a situação da umidade no solo, principalmente no verão que ele tende a secar mais rapidamente.

Veja também

4 comentários em “Dedinho de moça: 3 dicas para cuidar da suculenta Sedum Morganianum.”

Deixe um comentário