Fibra de côco para plantas: 3 motivos para você usar na jardinagem.

Suzana Machado

Updated on:

Fibra de côco para plantas

Um substrato que está ganhando cada vez mais fama entre os jardineiros de plantão e que ainda promove diversos benefícios para as plantas cultivadas com ele, é a fibra de côco.

Anúncios

Sendo utilizada há milhares de anos como alimento e como matéria prima para confecção de diversos produtos, a fibra de côco ainda pode ser empregada no cultivo de diversas plantas, já que é um tipo de substrato de matéria vegetal natural.
Imagem: JINU JOSEPH

Vantagens do uso da fibra de côco para plantas

Por ser considerada como um substrato de alta durabilidade, prático e ainda ser benéfico para as plantas, a fibra está sendo amplamente utilizado na agricultura, desde a produção de mudas até cultivos que não façam o uso do solo.

Fibra de coco
Imagem: covercop_oficial – Substrato com aplicação da fibra

Além disso, o uso da fibra pode proporcionar algumas vantagens quando comparada com outros tipos de substratos.

1- Melhora a retenção de umidade

Esse aumento do uso da fibra aumentou muito devido ao seu aspecto poroso (muito semelhante a uma esponja), que consegue reter uma quantidade significante de água, ajudando muito no crescimento e desenvolvimento das plantas.

Anúncios

2- Não reage com outros nutrientes

Outra grande vantagem da fibra de côco é que ela não reage com outros tipos de nutrientes que estejam presentes no substrato, independentemente de ter sido aplicado algum tipo de adubo orgânico ou químico.

Além disso, o substrato ainda favorece a uma melhor retenção dos nutrientes presentes no substrato.

3- Diminui a probabilidade de doenças

Por apresentar uma maior capacidade de reter a água, ter uma drenagem e aeração maior, as camadas superficiais do substrato os as plantas são cultivadas se mantêm mais secas.

Dessa forma, há uma diminuição na probabilidade de sua planta desenvolver algum tipo doença, principalmente as doenças fúngicas.

Anúncios

Como usar a fibra de côco para plantas?

O substrato a base de fibra de côco pode ser usado tanto em vasos que ficam em ambientes internos/externos, quanto em jardins maiores. Para usá-lo, você precisará apenas misturar um pouco da fibra de côco junto ao solo onde suas plantas já estão sendo cultivadas.

Aliás, no caso do cultivo de orquídeas, você pode usar a fibra sem preocupação. Por ser um substrato com alta capacidade de retenção de água, ela irá favorecer o crescimento das raízes das orquídeas.

Já se a intenção for usar a fibra para cultivar alguma espécie de orquídea, você precisará apenas colocar uma porção da fibra no vaso e compor as laterais onde está a planta para mantê-la firme.

Anúncios

A fibra também pode ser usada pra cultivar bromélias

Você também poderá utilizar a fibra para fazer o cultivo do bromélias que cresçam diretamente em árvores. Para utilizar desta forma, você deve envolver as raízes e rizoma da bromélia na árvore com a fibra de côco e amarrar com um pedaço de barbante para deixar a planta bem presa.

fibra de coco para plantas 1 Fibra de côco para plantas: 3 motivos para você usar na jardinagem.
Imagem: don.kokedama – Bromélias cultivas em kokedama feita de fibra

Dessa forma, as raízes da bromélia vão crescendo com a ajuda da fibra, barbante irá se desgastar e cair sozinho e sua bromélia irá se desenvolver com muita saúde. Se você preferir, também pode fazer o cultivo utilizando uma kokedama.

Veja também

Deixe um comentário