Dama da noite: variedades, significado +5 dicas para o cultiva da suculenta noturna.

Suzana Machado

Updated on:

Dama da noite

Com uma variedade de espécies que são denominadas popularmente por Dama da noite, sendo algumas delas encontradas com mais facilidade compondo jardins e ambientes internos, ambas coincidem com a mesmo hábito de sempre abrir suas flores no período noturno.

Anúncios

Para ajudar a identificar e esclarecer os cuidados com o cultivo dos diferentes tipos de Dama da noite, destacamos algumas observações destacadas em um informativo pelo doutor em Botânica, Samuel Gonçalves.
Imagem: meu jardim 21 (@meu_jardim21)

Características dos tipos conhecidos de Dama de noite

Segundo o especialista, o tipo de Dama da noite mais conhecida no Brasil, é na verdade uma espécie de cacto que pode crescer até 4 metros em ambientes externos e desenvolve flores gigantescas de cor branca. Inclusive, além de desenvolver suas flores, ainda possui características de uma planta trepadeira, formando lindas cascatas com seus ramos sobre muros e pergolados de madeira.

Dama da noite
Imagem: minuto_mistico

Entretanto, é importante manter a Dama da noite longe do alcance de crianças e animais de estimação. Ela possui substâncias tóxicas em suas folhas e flores que, caso sejam consumidas, podem provocar náuseas, vômitos, agitação psicomotoras e causar até mesmo alucinações.

Significado da flor dama da noite 

Com flores que se abrem apenas no final da tarde e exalam um perfume marcante, bem característico da Dama da noite. Uma lenda diz, que a flor teria o poder de realizar desejos, ainda mais se o pedido for feito na época que ocorre sua floração.

Anúncios

Variedades de Dama da noite

Além das variadas espécies que são popularmente chamadas por Dama da noite, o cacto ainda pode ser conhecido por cacto-orquídea, devido ao tamanho e a beleza de suas flores.

1- Epiphyllum oxypetalum

A principal espécie de cacto, conhecida por dama da noite, é a Epiphyllum oxypetalum. Essa espécie de cacto por ramos achatados e desenvolve flores que se abrem sempre ao final da noite, próximo das 23h.

dama da noite 3 Dama da noite: variedades, significado +5 dicas para o cultiva da suculenta noturna.
Imagem: jennyfranceslau

Um hábito muito comum das flores dessa espécie, é que elas ficam muito pouco tempo abertas. Mesmo assim, por menor que seja o tempo que fique exposta, ainda exala seu perfume marcante.

Anúncios

2- Cestrum nocturnum

Outra espécie, muito popular de Dama da noite, é a Cestrum nocturnum. Ela produz uma infinidade de flores em cachos repletos de perfume. Contudo, não é recomendado fazer o cultivo desse tipo de flor Dama da noite em ambientes internos ou próximo a janela.

dama da noite 4 Dama da noite: variedades, significado +5 dicas para o cultiva da suculenta noturna.

Imagem: Alex Minusculi (@alexminusculi)

Essa espécie em questão, possui substâncias alucinógenas no perfume exalado por suas flores, podendo causar reações bizarras se inaladas.

3- Murta de cheiro (Murraya paniculata)

Produzindo flores muito parecidas com a das outras espécies de Dama da noite, com o mesmo hábito noturno que exala um perfume adocicado, a Murta de cheiro, é outra variedade da flor que é bastante popular no Brasil.

dama da noite 5 Dama da noite: variedades, significado +5 dicas para o cultiva da suculenta noturna.
Imagem: dwcabral

Porém, em algumas regiões no estado de São Paulo ela foi proibida de ser cultivada. Tudo por conta de um inseto parasita que infesta a Murta de cheiro e que também pode atacar culturas de Laranja.

Anúncios

Por que a flor da Dama da noite só abre a noite?

É um tanto curioso esse hábito noturno da Dama da noite. Porém, as variedades de Dama da noite sofrem de um fenômeno conhecido por nastismo, classificado como movimentos não orientados das plantas. Para a Dama da noite, é a ausência de luz que estimula que suas flores sejam abertas somente no período da noite.

Como cultivar da Dama da noite?

Ela pode ser uma opção ideal de planta para ser cultivada em varandas e sacadas onde haja luminosidade durante boa parte do dia, ou então em jardins. É importante apenas seguir alguns cuidados em seu cultivo para que sempre desenvolva sua flor.

Anúncios

1- Substrato ideal

Assim como outras espécies de cactos, o ideal é que as variedades de Dama da noite sejam cultivadas em um substrato próprio para cactos, com uma ótima drenagem e rico em nutrientes.

2- Exposição a luz

Por mais que a flor da Dama da noite se mostre somente durante a noite, as variedades gostam de ficarem expostas a luz direta do sol durante o dia. No entanto, se expostas ao sol em temperaturas muito elevadas, ela pode acabar não se desenvolvendo corretamente, sendo mais indicado ficar em meia-sombra.

Anúncios

3- Adubação

Para que a Dama da noite cresça corretamente e desenvolva suas lindas flores, é recomendado nutrir o substrato com algum tipo de adubo orgânico, como húmus de minhoca, borra de café ou bokashi e a cada 30 dias aplicar algum fertilizante liquido NPK 10-10-10.

4- Frequência das regas

Quanto as regas, o recomendado é manter o substrato sempre úmido, cuidando para não encharcar com excesso de água. Como as variedades de Dama da noite são espécies de cactos, ela consegue armazenar água nos caules e raízes.

Anúncios

Dessa forma, uma frequência de 2 ou 3 regas durante a semana, de forma moderada, jã são suficientes.

5- Poda

Principalmente para quem pensa em fazer o cultivo da flor em ambientes internos, é recomendado que sejam feitas podas com uma certa regularidade, já que ela pode chegar a 4 metros de altura. Por isso, o ideal é que as podas sejam feitas sempre após a floração, podendo ser no verão ou na primavera.

Veja também

Deixe um comentário