5 plantas trepadeiras mais escolhidas para serem cultivadas.

Suzana Machado

Updated on:

Plantas trepadeiras

Sempre garantindo um toque verde e florido nas paredes e muros das casas, as plantas trepadeiras são consideradas como um dos sonhos dos adeptos ao urban jungle e valorizam muito o visual de pergolas, muros e áreas gourmet.

Anúncios

De um modo geral, a maioria das plantas trepadeiras preferem se desenvolver em áreas e externas que recebem bastante luz direta do sol, onde normalmente “escalam” superfícies em busca de luz. Por isso, confira a seguir as principais espécies de trepadeiras que são mais escolhidas para serem cultivadas em áreas externas.
Imagem: Joyce Diehl (@joyce.diehl)

1- Jiboia

Um dos tipos de plantas trepadeiras mais cultivadas em ambientes externos e internos, é a jiboia. Afinal, ela se desenvolve muito bem nos dois ambientes, já que necessita apenas de locais com meia-sombra para “ir para frente” e pode ser cultivada tanto em vasos suspensos ou em canteiros para escalar paredes.

planta jiboia

Imagem: Teona Swift

Uma vantagem no seu cultivo está no fato de não precisar de tanta água, podendo ser regada apenas duas vezes por semana. Além disso, a planta jiboia também é indicada para ser cultivada por quem está iniciando na jardinagem por ser bastante resistente e de fácil manutenção.

Anúncios

2- Cipó de São João

Nativo do Brasil, o cipó de são joão costuma ser mais encontrado na época onde se inicia o frio. Suas principais características são suas pequenas flores alongadas de cor laranja que chama muita atenção.

plantas trepadeiras ciposaojoao 5 plantas trepadeiras mais escolhidas para serem cultivadas.

Imagem: Viveiro Flor & Amor🌻🧘🏻‍♀️🍀 (@viveirofloreamor)

Assim como acontece com a maioria das plantas trepadeiras, o cipó de são joão prefere se desenvolver em ambientes que recebem bastante luz direta do sol e é muito indicada para cobrir pergolados de madeira e paredes.

3- Sapatinho de judia

A trepadeira sapatinho de judia, é uma espécie de folhagem bem ornamental e desenvolve lindas flores de cor amarela com tons amarronzados.

sapatinho de judia

Imagem: Degaharu Tekouha

Para seu correto desenvolvimento, ela necessita ser cultivada em sol pleno, já que é um tipo de planta tropical.

Anúncios

4- Primavera (Bougainvillea)

Provavelmente uma das plantas trepadeiras mais cultivadas seja a Bougainvillea, popularmente chamada por trepadeira Primavera. Como característica, as primaveras são plantas nativas da América do Sul e costumam desenvolver pequenas flores que variam entre as cores roxo, branco, amarela, e rosa.

planta trepadeira primavera

Imagem: Ilham Abitama

Aliás, devido a beleza de suas flores, elas são normalmente usadas para cobrir churrasqueiras, portais, áreas gourmet e pergolados. Quanto aos cuidados, elas demandam de podas regulares e regas frequentes.

Anúncios

5- Unha de gato/Fícus

Outra espécie bem popular de planta trepadeira é a unha de gato e é sempre muito usada para cobrir muros e paredes externas, já que é muito resistente e gosta de de crescer em ambientes ensolarados.

plantas trepadeiras unhadegatoficus 5 plantas trepadeiras mais escolhidas para serem cultivadas.

Imagem: Exotic Nurseries (@exotic_nurseries)

Recomenda-se apenas de fazer podas constantes, já que ela tem como costume crescer rapidamente.

Veja também

2 comentários em “5 plantas trepadeiras mais escolhidas para serem cultivadas.”

Deixe um comentário