Jardim vertical: dicas +11 modelos encantadores para você fazer um.

Suzana Machado

Updated on:

Jardim vertical

Também chamado popularmente por “parede verde”, o jardim vertical ou jardim suspenso, é uma técnica que veio para ajudar a integrar a natureza em locais mais edificados, como apartamentos ou casas pequenas, sendo possível criar várias ideias de jardins verticais para serem instaladas em ambientes internos ou externos, dependendo muito com a estrutura que já existe.

Anúncios

Ou seja, caso você está pensando em ideias de como colocar um jardim vertical suspenso em algum ambiente específico do seu imóvel, não precisa se preocupar em realizar grandes obras e ter gastos altos com isso, podendo usufruir de todas as vantagens de um jardim vertical. Vamos lá, então? Mãos a obra!
Imagem: campestrefloresedecor

Vantagens do jardim vertical

Você sabia que são muitas as vantagens de possuir um jardim vertical dentro de casa? Entre as principais vantagens, destaca-se o visual criado pelo jardim verde entre os ambientes internos e externos, a integração do verde em lugares onde seria quase impossível a opção de um jardim com plantas rasteiras no solo, além de valorizar a estética dos ambientes.

Jardim vertical
Imagem: @crisnardinellipaisagismo

Por outro lado, se o seu problema é espaço, saiba que a parede verde não ocupa muito espaço e ainda pode ajudar você a se livrar de todo o stress e cansaço após um dia exaustivo de trabalho, produzindo efeitos psicológicos positivos, como satisfação, bem-estar e tranquilidade. Isso é ótimo, não é?

Jardim vertical
Imagem: @pvadoleste_vertigarden

Além disso, outra vantagem de instalar uma parede verde, é que ela também ajuda colaborando com a redução de agentes poluentes na atmosfera.

Jardim vertical
Imagem: @jardinspreservadosoficial

Dessa forma, ela nos favorece trazendo o conforto térmico nos ambientes internos e no equilíbrio do microclima local. É como se você tivesse um mini jardim de solo em seu apartamento.

Anúncios

Como fazer um jardim vertical?

Jardim vertical
Imagem: 3dc_studio

Se você está pensando em instalar um jardim vertical interno ou externo e não sabe muito bem onde coloca-lo, saiba que ele pode ser instalado na sala de estar, em varandas, janelas próxima a lavanderias ou até mesmo em cozinhas de pequenos apartamentos, podendo fazer a aplicação de vasos de plantas em alguma parede de casa.

Estruturas para o jardim vertical

Jardim vertical
Imagem: nabucco_cei

Podendo ser possível encontrar no mercado os mais diversos tipos de estruturas para o jardim vertical, a decisão para montar a estrutura irá depender de acordo com o tamanho e orçamento disponível para a sua instalação.

1- Pode ser feito com blocos de concretos

Analisando algumas das opções de estrutura para montar a parede verde, podemos encontrar os blocos de cerâmica, que necessita de impermeabilização e pintura, além do uso de argamassa no momento de sua instalação.

2- Uso de estrutura modular de plástico

Outra opção é o uso da estrutura modular de plástico, que pode ser encontrada na opção individual ou como kits em lojas especializadas em jardinagem.

Jardim vertical
Imagem: @svetlanaplantas

A vantagem desta opção é que pode ser instalada nos mais variados tipos de superfícies, permitindo a criação dos mais variados tipos de jardins.

3- Uso de treliças e vasos

jardim vertical
Imagem: Lurrayne Zuccoto

Por fim, a opção de estruturas com treliças e vasos, que possibilitam a criação de um projeto personalizado, já que são de fácil montagem e podem ser comprados nos mais diversos tipos e modelos.

Anúncios

Existem espécies certas de plantas para usar?

Não se preocupe quanto as espécies que podem ser usadas de plantas de sol para jardim vertical, já que é possível cultivar praticamente qualquer espécie de plantas e até de árvores nos jardins verticais.

Jardim vertical
Imagem: Marcia Ador

No entanto, é preciso que as raízes tenham espaço para se desenvolverem no suporte para jardim vertical utilizado. O único conselho, é evitar as espécies venenosas e flores que possuam cheiro.

Plantas mais usadas para um jardim vertical

Para um jardim interno, as plantas recomendadas são as samambaias, o atúrio, o asplênio, singônio, o véu-de-noiva, o dinheiro-em-penca a peperômia e a Renda-portuguesa.

Jardim vertical
Imagem: Altifarm

Com elas, você provavelmente irá conseguir criar uma sensação de parede viva. Agora, para um jardim vertical externo ou até mesmo áreas gourmets, as plantas recomendadas são o lambari-roxo, aspargo-pluma, barba-de-serpente, colar-de-pérolas, tillandsia, brilhantina, clorofito e a jiboia.

Jardim vertical
Imagem: @gabrielamoroziniarquitetura

Porém, em ambas as opções, você não precisa escolher apenas uma espécie para montar o jardim vertical. O ideal é a mescla entre as espécies.

Veja também

3 comentários em “Jardim vertical: dicas +11 modelos encantadores para você fazer um.”

Deixe um comentário