Também conhecido como folha-imperial, o cróton (Codiaeum variegatum), está entre as plantas mais fáceis e versáteis para cultivar dentro de casa e em jardins. Com sua coloração marcante e muito viva, que varia entre tons de laranja, vermelho e amarelo, a planta pode alcançar até 3 metros de altura, quando cultivada em ambientes externos.
O melhor de tudo, está na facilidade e praticidade para fazer seu cultivo, até mesmo em ambientes internos, tornando a planta uma opção ideal para quem é iniciante na jardinagem.
Imagem: Coco Vasquez Arevalo (@spaciosverds)
Coloração do cróton
Segundo a diretora do Botânico e Tal, Vanessa Guerreiro, o ponto de maior destaque na planta cróton está na diversidade de cores que suas folhas podem ter, variando entre tons de laranja, vermelho, amarelo e verde. Ela explica, que a cor pode ser diretamente influenciada pela exposição direta ou não a luz do sol.
Imagem: @ (@juz.purple)
Coloração variada das folhagens da planta
“Crótons que ficam ao sol, tendem a ter uma coloração mais amarela/laranja. Já as que ficam a meia-sombra, costumam ter uma coloração mais verde/cor de vinho”, explica Vanessa Guerreiro.
Cróton: ideal para iniciantes
Devido a facilidade para cultivar a planta cróton, Fernanda Dagrela, engenheira ambientes e paisagista, considerada ela como uma ótima opção de folhagem para quem está iniciando no mundo da jardinagem ou não possui muito tempo para cuidar de plantas.
Croton com folhas variando entre tons de vermelho e verde
Segundo Fernanda, para manter a planta saudável basta manter a adubação em dia e cuidar para que o solo esteja sempre úmido, caso opte por cuidar da planta dentro de casa. Já em ambientes externos, as regas deverão ser feitas até 3 vezes na semana.
Como cuidar da planta cróton?
Podendo ser usada tanto em jardins, formando uma linda cerca viva, ou em ambientes internos com o uso de vasos, a planta cróton depende apenas de alguns cuidados para que se mantenha saudável.
1- Adubação correta
Além de nutrir a cróton, favorecendo no seu desenvolvimento, a adubação correta ajuda até mesmo que pragas, como cochonilhas, fiquem longe da planta.
O recomendado, é que a adubação seja feita com a aplicação do Bokashi.
2- Iluminação
Quanto a iluminação, o ideal é que a planta seja cultivada em um ambiente de meia-sombra, onde ela possa receber a luz direta do sol por algumas horas.
Por isso, caso for cultivar dentro de casa, prefira deixar o vaso próximo a uma janela ou em uma varanda.
3- Regas
Para que a planta se mantenha saudável, é recomendado que o solo se mantenha sempre úmido. Por isso, sempre aplique a técnica do dedômetro antes de fazer as regas na cótron, para evitar que suas raízes fiquem encharcadas.
Administradora por formação, é uma entusiasta da decoração e jardinagem. Ama suculentas, flores e jardins. Aliás, entre seus hobbies estão os cuidados com as pequenas suculentas e jardins internos.
Deixe um Comentário