Cróton: a planta que destaca os ambientes com a coloração de suas folhagens.

Suzana Machado

Updated on:

Cróton

Também conhecido como folha-imperial, o cróton (Codiaeum variegatum), está entre as plantas mais fáceis e versáteis para cultivar dentro de casa e em jardins. Com sua coloração marcante e muito viva, que varia entre tons de laranja, vermelho e amarelo, a planta pode alcançar até 3 metros de altura, quando cultivada em ambientes externos.

Anúncios

O melhor de tudo, está na facilidade e praticidade para fazer seu cultivo, até mesmo em ambientes internos, tornando a planta uma opção ideal para quem é iniciante na jardinagem.
Imagem: Coco Vasquez Arevalo (@spaciosverds)

Coloração do cróton

Segundo a diretora do Botânico e Tal, Vanessa Guerreiro, o ponto de maior destaque na planta cróton está na diversidade de cores que suas folhas podem ter, variando entre tons de laranja, vermelho, amarelo e verde. Ela explica, que a cor pode ser diretamente influenciada pela exposição direta ou não a luz do sol.

Cróton

Imagem: @ (@juz.purple)
Coloração variada das folhagens da planta

“Crótons que ficam ao sol, tendem a ter uma coloração mais amarela/laranja. Já as que ficam a meia-sombra, costumam ter uma coloração mais verde/cor de vinho”, explica Vanessa Guerreiro.

Anúncios

Cróton: ideal para iniciantes

Devido a facilidade para cultivar a planta cróton, Fernanda Dagrela, engenheira ambientes e paisagista, considerada ela como uma ótima opção de folhagem para quem está iniciando no mundo da jardinagem ou não possui muito tempo para cuidar de plantas.

croton 2 Cróton: a planta que destaca os ambientes com a coloração de suas folhagens.
Imagem: Karen Chant
Croton com folhas variando entre tons de vermelho e verde

Segundo Fernanda, para manter a planta saudável basta manter a adubação em dia e cuidar para que o solo esteja sempre úmido, caso opte por cuidar da planta dentro de casa. Já em ambientes externos, as regas deverão ser feitas até 3 vezes na semana.

Anúncios

Como cuidar da planta cróton?

Podendo ser usada tanto em jardins, formando uma linda cerca viva, ou em ambientes internos com o uso de vasos, a planta cróton depende apenas de alguns cuidados para que se mantenha saudável.

1- Adubação correta

Além de nutrir a cróton, favorecendo no seu desenvolvimento, a adubação correta ajuda até mesmo que pragas, como cochonilhas, fiquem longe da planta.
O recomendado, é que a adubação seja feita com a aplicação do Bokashi.

Anúncios

2- Iluminação

Quanto a iluminação, o ideal é que a planta seja cultivada em um ambiente de meia-sombra, onde ela possa receber a luz direta do sol por algumas horas.
Por isso, caso for cultivar dentro de casa, prefira deixar o vaso próximo a uma janela ou em uma varanda.

Anúncios

3- Regas

Para que a planta se mantenha saudável, é recomendado que o solo se mantenha sempre úmido. Por isso, sempre aplique a técnica do dedômetro antes de fazer as regas na cótron, para evitar que suas raízes fiquem encharcadas.

Veja também

Deixe um comentário