Planta vela (Plectranthus coleoides): 4 dicas para cultivar a também conhecida planta-incenso.

Suzana Machado

Updated on:

Planta vela

Com um aroma inconfundível, a Planta vela de nome científico Plectranthus coleoides, é uma herbácea do tipo forração originária da Índia. Vanessa, florista e jardineira da Yucca plantas, comenta que a Planta vela também pode ser conhecida como falsa-hortelã ou planta-incenso.

Anúncios

Aliás, é justamente seu cheiro bem característico, que exala todo o ambiente que fez com que ela ficasse popularmente conhecida como planta-incenso. Devido a facilidade para ser cultivada e sua adaptação tanto em ambientes internos, quanto externos, ela é muito usada em forração de canteiros ou pendente em ambientes internos.
Imagem: natnunbar

Características da planta vela

planta vela
Imagem: raj.gardensesuculentas

A planta vela se caracteriza por suas folhas pequenas, com uma coloração esverdeada e bordas brancas e dentadas. “Suas folhas são bem verdinhas, com bordas brancas e a perfeição é tanta, que é como se tivesse sido criada a mão”, comenta Vanessa.

Anúncios

Como cultivar a planta vela?

1- Substrato ideal

Embora a planta vela não seja muito exigente com o substrato onde será cultivada, podendo ser utilizado qualquer tipo de solo, é importante verificar se o mesmo não é muito ácido e se possui alguma drenagem, que pode ser feita através do uso de perlita.

2- Exposição a luz

Se sua ideia, é fazer o cultivo da planta vela dentro de casa com o uso de vasos suspensos ou floreiras, o ideal é que a planta fique em uma ambiente de meia-sombra, onde possa receber a luz indireta do sol.

3- Frequência das regas

planta vela
Imagem: quintaldnina

As regas das planta vela devem ser controladas, cuidando para que o substrato se mantenha sempre umedecido, sem que ocorra o encharcamento de suas raízes. Caso o substrato retenha muita água durante as regas, poderá ocasionar no apodrecimento da planta.

Anúncios

4- Adubação

Por mais que a espécie não seja muito exigente com o substrato utilizado em seu cultivo, é importante realizar uma pequena adubação no substrato uma vez ao ano, apenas para repor alguns nutrientes para seu crescimento.

Nesse caso, você poderá aplicar algum tipo de adubo orgânico, como o húmus de minhoca, borra de café, cascas de frutas, farinha de osso ou bokashi.

Veja também

1 comentário em “Planta vela (Plectranthus coleoides): 4 dicas para cultivar a também conhecida planta-incenso.”

Deixe um comentário