Nativa de regiões da Austrália que possuem o clima mais úmido e quente, a árvore escova-de-garrafa (Callistemon spp.) é conhecida pela beleza proporcionada por suas flores e pela facilidade do seu cultivo.
No Brasil, a escova-de-garrafa pode ser chamada por penacheiro e lava-garrafas, onde é sempre apreciada em jardins para compor o paisagismo do local, seja em cercas vivas e pergolados, já que além de lindas, ainda chamam beija-flores.
Imagem: hekatestorm
Características da árvore escova-de-garrafa
Entre as principais características da árvore escova-de-garrafa, os pontos de maior destaque são suas folhas, flores e frutos que se desenvolvem ao longo do crescimento do seu crescimento. Suas folhas, por exemplo, são estreitas e lineares, possuindo cerca de 10 cm de comprimento, crescendo em um padrão de espiral ao redor dos galhos com uma coloração bem esverdeada.
Já suas flores, que se desenvolvem e formam vários estames longos, se destacam por serem semelhantes com escovas de garrafas de cor vermelha, amarela rosa ou branca. Finalmente, após a época de floração da árvore escova-de-garrafa, ela produz pequenos frutos onde ficam suas sementes.
Como cuidar da árvore escova-de-garrafa?
Por mais que ela seja muito resistente e não demande de muitos cuidados para que possa se desenvolver, é preciso seguir alguns cuidados para que ela possa florescer corretamente.
1- Solo ideal
A árvore escova-de-garrafa prefere se desenvolver em um ambiente com característica mais tropical. Por isso, o ideal é que o solo seja bem drenável e que consiga se manter úmido na maior parte do tempo.
Quanto ao uso de fertilizantes, o recomendado é que seja utilizado algum tipo de de fertilizante próprio para plantas com flores uma vez por mês no início da primavera e no verão, para estimular a floração.
2- Exposição a luz solar
Como a árvore escova-de-garrafa possui costumes tropicais, é necessário que ela fique exposta a luz direta do sol durante todo o dia. Por isso, evite cultivar a espécie em locais onde fiquem sombreados durante muito tempo.
3- Regas
Por fim, cuide com a frequência das regas. Por mais que ela seja muito resistente a época de seca, é preciso que ela receba água regularmente para que possa crescer e desenvolver suas lindas flores.
Contudo, evite deixar o solo encharcado após as regas para que suas raízes não cabem apodrecendo.
Administradora por formação, é uma entusiasta da decoração e jardinagem. Ama suculentas, flores e jardins. Aliás, entre seus hobbies estão os cuidados com as pequenas suculentas e jardins internos.
Deixe um Comentário