Árvore escova-de-garrafa: características +3 cuidados para sempre florir.

Suzana Machado

Updated on:

Arvore escova de garrafa

Nativa de regiões da Austrália que possuem o clima mais úmido e quente, a árvore escova-de-garrafa (Callistemon spp.) é conhecida pela beleza proporcionada por suas flores e pela facilidade do seu cultivo.

Anúncios

No Brasil, a escova-de-garrafa pode ser chamada por penacheiro e lava-garrafas, onde é sempre apreciada em jardins para compor o paisagismo do local, seja em cercas vivas e pergolados, já que além de lindas, ainda chamam beija-flores.
Imagem: hekatestorm

Características da árvore escova-de-garrafa

Entre as principais características da árvore escova-de-garrafa, os pontos de maior destaque são suas folhas, flores e frutos que se desenvolvem ao longo do crescimento do seu crescimento. Suas folhas, por exemplo, são estreitas e lineares, possuindo cerca de 10 cm de comprimento, crescendo em um padrão de espiral ao redor dos galhos com uma coloração bem esverdeada.

Árvore escova-de-garrafa
Imagem: orquidario_cactario_lindemann

Já suas flores, que se desenvolvem e formam vários estames longos, se destacam por serem semelhantes com escovas de garrafas de cor vermelha, amarela rosa ou branca. Finalmente, após a época de floração da árvore escova-de-garrafa, ela produz pequenos frutos onde ficam suas sementes.

Como cuidar da árvore escova-de-garrafa?

Por mais que ela seja muito resistente e não demande de muitos cuidados para que possa se desenvolver, é preciso seguir alguns cuidados para que ela possa florescer corretamente.

1- Solo ideal

A árvore escova-de-garrafa prefere se desenvolver em um ambiente com característica mais tropical. Por isso, o ideal é que o solo seja bem drenável e que consiga se manter úmido na maior parte do tempo.

Anúncios

Quanto ao uso de fertilizantes, o recomendado é que seja utilizado algum tipo de de fertilizante próprio para plantas com flores uma vez por mês no início da primavera e no verão, para estimular a floração.

2- Exposição a luz solar

Como a árvore escova-de-garrafa possui costumes tropicais, é necessário que ela fique exposta a luz direta do sol durante todo o dia. Por isso, evite cultivar a espécie em locais onde fiquem sombreados durante muito tempo.

Anúncios

3- Regas

Por fim, cuide com a frequência das regas. Por mais que ela seja muito resistente a época de seca, é preciso que ela receba água regularmente para que possa crescer e desenvolver suas lindas flores.

arvore escova de garrafa 2 Árvore escova-de-garrafa: características +3 cuidados para sempre florir.
Imagem: semiramisambiental

Contudo, evite deixar o solo encharcado após as regas para que suas raízes não cabem apodrecendo.

Veja também

Deixe um comentário