Gerânio: como cuidar desta linda flor com 4 dicas.

Suzana Machado

Updated on:

Gerânio

Com um perfume inconfundível que exala durante o verão, a flor gerânio, que em algumas regiões é conhecida popularmente como sardinheira, é uma espécie bastante procurada para ser cultivada no início das épocas mais quentes do ano.

Anúncios

Aliás, uma das razões que aumentam sua procura está na facilidade para o gerânio ser cultivado em jardins externos ou em ambientes internos com o uso de vasos decorativos.
Imagem: mongyee_mom

Características do gerânio

Acredita-se, que seja possível encontrar na natureza mais de 300 tipos de gerânios e apenas duas dessas espécies são encontradas com mais facilidade sendo comercializadas em floriculturas para serem cultivadas. Entre essas espécies estão o ereto e o gerânio pendente.

geranio 1 Gerânio: como cuidar desta linda flor com 4 dicas.
Imagem: all_about_geraniums – Características da flor.

Aliás, entre as principais características da flor, estão seu perfume que exala bastante durante o verão e as lindas cores que compõe as pétalas de sua flor.

Como cuidar da flor gerânio?

Por mais que o gerânio seja considerado como uma espécie perene e consiga desenvolver suas flores durante todo o ano, é recomendado que sejam seguidos alguns cuidados para que ele se desenvolva corretamente e floresça suas lindas flores.

Anúncios

1- Exposição a luz

Um ponto importante para que as flores do gerânio se desenvolvam corretamente, está na correta exposição da flor a luz do sol.

geranio 2 Gerânio: como cuidar desta linda flor com 4 dicas.
Imagem: shelo.nabel.pachuca

Por isso, para que elas fiquem sempre com um coloração bem vibrante, o ideal é que elas sejam mantidas em um local onde possam ter contato direto com a luz do sol por algumas horas, no mínimo 4 horas diárias.

2- Frequência das regas

Já as suas regas, devem ser feitas com uma maior intensidade durante o início do seu cultivo e, conforme o gerânio for crescendo e se desenvolvendo, ir diminuindo essa intensidade.

Anúncios

Por isso, quando você observar que ele já está totalmente desenvolvido, o correto é de fazer as suas regas apenas quando o substrato já se encontre totalmente seco, devendo manter o solo apenas umedecido.

3- Substrato e adubação

Quanto ao substrato recomendado, é importante fazer o uso de um solo que seja rico em nutrientes e que possua uma boa drenagem.

geranio 3 Gerânio: como cuidar desta linda flor com 4 dicas.
Imagem: mongyee_mom

Para isso, você pode preparar um substrato composto por uma mistura de terra vegetal, casca de pinus ou fibra de côco e algum tipo de adubo orgânico (húmus de minhoca, borra de café ou esterco).

Anúncios

Como acabar com fungos na flor gerânio?

Por mais resistente que o gerânio possar ser, doenças causadas por fungos podem acabar atingindo seus vasos quando estão cheios de vida. A principal doença fúngica que pode atingir a flor é conhecida como ferrugem do pelargônio, que deixa as folhas da planta com várias manchas de cor marrom.

Veja também

6 comentários em “Gerânio: como cuidar desta linda flor com 4 dicas.”

  1. Quero agradecer eu tenho um pé de Gerânio ganhei de uma amiga e não seio cuida ,agora lendo aqui aprendi ,ela estava totalmente má sombra,eu gostaria de saber o que faço pra acabar com uma doença que apareceu nela 😞 o miolo ficando oco

    Responder
    • Não sou especialusta em plantas, mas pela pela minha experiência com jardim; quando está oco, provavelmente deve ser porque o caule vai morrendo e deve fazer o corte para que a planta renove e venha dar novos galhos com flores manter no sol e cuidado com excesso de de água.

      Responder
    • Como controle pode ser feito com o uso de fungicidas específico para a ferrugem.
      Soluções mais simples, seriam a aplicação de um pó semanal de enxofre para prevenir e tratar a ferrugem.
      Ou o uso do óleo de neem, que também auxilia no controle da ferrugem.

      Responder
  2. Eu preciso encontrar gerânio e a planta que mais amo é muito linda o perfume maravilhoso se tiver algum local seguro para que eu possa comprar algum saite me manda por favor. Obrigado eu moro em estado de Tocantins.

    Responder

Deixe um comentário