Com um perfume inconfundível que exala durante o verão, a flor gerânio, que em algumas regiões é conhecida popularmente como sardinheira, é uma espécie bastante procurada para ser cultivada no início das épocas mais quentes do ano.
Aliás, uma das razões que aumentam sua procura está na facilidade para o gerânio ser cultivado em jardins externos ou em ambientes internos com o uso de vasos decorativos.
Imagem: mongyee_mom
Características do gerânio
Acredita-se, que seja possível encontrar na natureza mais de 300 tipos de gerânios e apenas duas dessas espécies são encontradas com mais facilidade sendo comercializadas em floriculturas para serem cultivadas. Entre essas espécies estão o ereto e o gerânio pendente.
Aliás, entre as principais características da flor, estão seu perfume que exala bastante durante o verão e as lindas cores que compõe as pétalas de sua flor.
Como cuidar da flor gerânio?
Por mais que o gerânio seja considerado como uma espécie perene e consiga desenvolver suas flores durante todo o ano, é recomendado que sejam seguidos alguns cuidados para que ele se desenvolva corretamente e floresça suas lindas flores.
1- Exposição a luz
Um ponto importante para que as flores do gerânio se desenvolvam corretamente, está na correta exposição da flor a luz do sol.
Por isso, para que elas fiquem sempre com um coloração bem vibrante, o ideal é que elas sejam mantidas em um local onde possam ter contato direto com a luz do sol por algumas horas, no mínimo 4 horas diárias.
2- Frequência das regas
Já as suas regas, devem ser feitas com uma maior intensidade durante o início do seu cultivo e, conforme o gerânio for crescendo e se desenvolvendo, ir diminuindo essa intensidade.
Por isso, quando você observar que ele já está totalmente desenvolvido, o correto é de fazer as suas regas apenas quando o substrato já se encontre totalmente seco, devendo manter o solo apenas umedecido.
3- Substrato e adubação
Quanto ao substrato recomendado, é importante fazer o uso de um solo que seja rico em nutrientes e que possua uma boa drenagem.
Para isso, você pode preparar um substrato composto por uma mistura de terra vegetal, casca de pinus ou fibra de côco e algum tipo de adubo orgânico (húmus de minhoca, borra de café ou esterco).
Como acabar com fungos na flor gerânio?
Por mais resistente que o gerânio possar ser, doenças causadas por fungos podem acabar atingindo seus vasos quando estão cheios de vida. A principal doença fúngica que pode atingir a flor é conhecida como ferrugem do pelargônio, que deixa as folhas da planta com várias manchas de cor marrom.
Administradora por formação, é uma entusiasta da decoração e jardinagem. Ama suculentas, flores e jardins. Aliás, entre seus hobbies estão os cuidados com as pequenas suculentas e jardins internos.
6 Comentários
Quero agradecer eu tenho um pé de Gerânio ganhei de uma amiga e não seio cuida ,agora lendo aqui aprendi ,ela estava totalmente má sombra,eu gostaria de saber o que faço pra acabar com uma doença que apareceu nela 😞 o miolo ficando oco
Não sou especialusta em plantas, mas pela pela minha experiência com jardim; quando está oco, provavelmente deve ser porque o caule vai morrendo e deve fazer o corte para que a planta renove e venha dar novos galhos com flores manter no sol e cuidado com excesso de de água.
Amei saber sobre gerânios amo essa flor, mas tenho pouco espaço com sol deve ser por isso que as minhas flores não florescem com frequência. É pena.
Tenho um Gerânio com ferrugem e não encontrei a continuação do artigo em que constaria como cuidar em caso de fungos.
Como controle pode ser feito com o uso de fungicidas específico para a ferrugem.
Soluções mais simples, seriam a aplicação de um pó semanal de enxofre para prevenir e tratar a ferrugem.
Ou o uso do óleo de neem, que também auxilia no controle da ferrugem.
Eu preciso encontrar gerânio e a planta que mais amo é muito linda o perfume maravilhoso se tiver algum local seguro para que eu possa comprar algum saite me manda por favor. Obrigado eu moro em estado de Tocantins.
Deixe um Comentário