Nativa do sudeste e nordeste brasileiro, além de regiões da Bolívia, Argentina e Peru, a Bougainvillea, também conhecida como flor Primavera, Bungavíla ou Santa-rita, é um gênero que compreende mais de 300 espécies.
Os gêneros, são muito conhecidos pela coloração de suas flores (brácteas), que podem variar entre tons de branco, rosa, roxo, laranja, amarelo e vermelho, aparecendo sempre durante as estações mais quentes do ano.
Imagem: Arquivo/Enfeitedecora
Características da Bougainvillea
A Bougainvillea, é um tipo de arbusto muito cultivado para embelezar jardins, canteiros, cercas vivas e pergolados de madeira.
Se caracteriza por ramos que desenvolvem pequenas flores que são envolvidas por três brácteas que as protegem.
Variedades de Bougainvillea
1- Bougainvillea spectabilis
Imagem: Magí Grau (@graumagi)
É uma das variedades mais conhecidas aqui no Brasil. Possui flores bem pequenas e geralmente se agrupam em trios, formando pequenos buquês, que podem variar bastante a coloração de suas brácteas.
2- Bougainvillea glabra
Imagem: Alen Speciale (@alenspeciale)
Também é outra variedade muito comum de ser encontrada na região sul do Brasil. Normalmente, suas flores (brácteas) se desenvolvem mais em tons que podem variar entre o lilás e o rosa.
3- Bougainvillea peruviana
Com menor ramificações e um aspecto mais delicado que as outras variedades, a variedade peruviana é conhecida por desenvolver um aspecto cascata.
Imagem: Irena 🌸 (@lady_irena)
Contudo, é mais encontrada no Peru e Equador, onde é bastante cultivada como cerca viva.
4- Bougainvillea brasiliensis
Imagem: Marcilene Rodrigues (@marcilenerodrigues222)
Muito cultivada como arbusto ornamental, essa variedade desenvolve lindas flores que possuem em coloração amarelo e branco, com brácteas roxas.
Como cultivar Bougainvillea?
1- Substrato
Vanessa Souto, florista da Yucca Plantas, recomenda que o substrato utilizado no cultivo nas variedades do gênero seja mais arenoso e bem drenável, podendo ser composto por 50% de casca de arroz carbonizada e 50% de terra adubada (NPK 10-10-10, somente no início do cultivo).
2- Exposição a luz
A florista Vanessa, cita que para o correto crescimento e desenvolvimento das folhas e flores da Bougainvillea, ela seja cultivada em um ambiente bem iluminado, onde ela possa receber bastante luz direta do sol durante os dias.
3- Regas
A frequência das regas irá depender de como está o clima no local onde a planta está sendo cultivada. Em épocas mais quentes, o ideal é que as regas sejam feitas com mais frequência, já que ela prefere ser cultivada em um substrato mais umedecido.
Cuide apenas para não exagerar na quantiade de água fornecida entre as regas para não encharcar o substrato.
4- Adubação
Por mais estranho que pareça, a florista Vanessa Souto comenta que a Bougainvillea não é muito exigente com a adubação. Na grande maioria das vezes, somente a adubação feita com NPK 10-10-10 logo no início do cultivo, já é o suficiente para que ela se mantenha sempre florida.
Administradora por formação, é uma entusiasta da decoração e jardinagem. Ama suculentas, flores e jardins. Aliás, entre seus hobbies estão os cuidados com as pequenas suculentas e jardins internos.