Kokedama: o que é, como fazer +7 arranjos para você se inspirar.

Cláudio Filla

Updated on:

Kokedama

Já ouvir falar da kokedama? Os arranjos feitos a partir desta técnica são lindos, não é? Caso você ainda não conheça, os arranjos consistem numa técnica japonesa feitas a partir de musgo, substrato e argila.

Anúncios

Como resultado, forma-se uma esfera ornamental que envolve alguma planta dentro dela, formando uma espécie de planta única. Dessa forma, você não necessita de um vaso decorativo para servir como base.
Imagem: Isabel Nogueira (@izzy_like_a_sunday_morning)

Decoração com kokedama

A grande vantagem do uso do arranjo, é que ele adapta a decoração de vários ambientes de uma casa.

Kokedama

Imagem: Katrin (@katrins_garten)

Portanto, você pode posicionar o seu kokedama de orquídeas, ou de qualquer outra planta do seu gosto, de forma suspensa na sala de estar, na lavanderia, em um ponto estratégico do quarto, entre outros.

Anúncios

1- Suporte com base de madeira

Kokedama

Imagem: Nearai Koke • atelier botânico ® (@nearaikoke_slz)

Como fazer kokedama?

Se você é um amante do DIY e gosta de colocar a mão na massa para confeccionar seus próprios arranjos decorativos, confira o tutorial a seguir para saber como fazer um kokedama.

1- Materiais necessários

Entre os materiais que você precisa ter em mãos estão:

2- Passo a passo para fazer um kokedama

Inicie a confecção do seu arranjo, preparando uma mistura com o musgo, a argila, as pedrinhas e um pouco de água para formar uma massa que fique moldável para construir uma esfera. Cuide apenas, para que a maior parte da mistura seja composta pelas pedras. Dessa forma, as raízes da planta que você escolher poderá respirar.

Kokedama

Imagem: Kokedamas y Terrarios (@_kokequie)

Em seguida, faça um furo no centro da esfera para ficar um espaço disponível para você colocar as raízes da planta e termine a etapa cobrindo o restante do furo feito com terra. Antes de dar o acabamento final do seu novo arranjo, utilize um pouco de musgo em volta da esfera criada. Após, use um pedaço de linha para ser enrolado em volta da esfera.

Anúncios

Por fim, utilize outro pedaço de linha para fixar e pendura sua esfera para que você possa terminar seu arranjo dando leves borrifadas para manter sempre úmida.

Tutorial prático para fazer um arranjo de kokedama

Karla ensina de uma forma bem fácil e prática como você pode estar fazendo as kokedamas.

Como cuidar da kokedama?

Os cuidados necessários para manter sua kokedama sempre saudável são bem simples. E, de um modo bem prático, incluem apenas cuidados a luminosidade e as regas.

Anúncios

1- Rega

A rega recomendada para um arranjo de kokedama pode ser feita por até três formas. Umas delas, é mergulhar somente o pedaço da kokedama onde está o musgo em um local com água e deixar ali por alguns segundos;

Kokedama

Imagem: Jacquie & Fiona (@plantedbyfiona)

Outra forma é fazer o uso de um pequeno regador para molhar o arranjo, deixando um prato embaixo dele para não cair água no chão; também é possível borrifar o arranjo, aplicando diretamente na parte de baixo onde fica o musgo.

Anúncios

2- Luminosidade

Kokedama
Imagem: house_plant_community

Uma boa notícia para quem deseja fazer a decoração dos ambientes com o arranjo de kokedama, é que ele não precisa receber muita luz direta do sol durante o dia, podendo ser escolhido, inclusive, plantas de meia-sombra para serem cultivadas no arranjo.

Veja também

8 comentários em “Kokedama: o que é, como fazer +7 arranjos para você se inspirar.”

Deixe um comentário