Samambaia americana: como cuidar do seu cultivo com 3 passos?

Suzana Machado

Updated on:

Samambaia americana

A samambaia americana (Nephrolepis exaltata), é uma planta de clico perene e nativa de regiões das Américas, sendo a América do Sul e do Norte com mais incidência, onde normalmente o clima tropical prevalece.

Anúncios

Aliás, em algumas dessas regiões ela também pode ser chamada por samambaia de Boston e é considerada como uma das plantas mais cultivadas em ambientes internos, já que se adapta facilmente em locais de meia-sombra.
Imagem: semear_2023

Características da samambaia americana

Entre as características da samambaia americana, destacam-se a coloração bem esverdeada de suas volumosas touceiras de coloração verde clara.

samambaia americana 1 Samambaia americana: como cuidar do seu cultivo com 3 passos?
Imagem: flora_.oasis – Características da samambaia americana

Aliás, é justamente essa formação de touceiras volumosas que destacaram a planta e fizeram com que ela fosse uma das plantas mais desejadas para ser cultivada em ambientes internos de uma forma que fique pendente.

Significado da samambaia americana

Além da facilidade para ser cultivada em ambientes internos e da beleza que a samambaia americana traz para o local, acredita-se ainda que ela possua alguns significados.

Anúncios

Segundo o Feng Shui, a planta possui a capacidade de atrair prosperidade para o ambiente e ajuda a limpar energias ruins que estejam no local onde ela está sendo cultivada.

Como cuidar da samambaia americana?

Uma das principais características da samambaia americana está na facilidade para ela ser cultivada. Contudo, por mais que ela não precise de muita manutenção, devem ser mantidos alguns cuidados para que ela sempre de desenvolva corretamente.

1- Iluminação

O principal ponto entre os cuidados necessários para cultivar a samambaia americana está na exposição da planta a luz do sol. O ideal, é que ela seja cultivada em um ambiente mais a meia-sobra.

Anúncios

Dessa forma, cuide para manter seu vaso de samambaia em um local iluminado, onde ela possa receber um pouco da luz direta do sol por um período, mas que não seja por longos períodos.

2- Cuidados com o substrato

Além da iluminação, a escolha do substrato onde a samambaia será cultivada também merece atenção. O ideal, é que o substrato seja bem drenado e que ele seja rico em matéria orgânica, podendo fazer o uso de cascas de frutas, ovo, húmus de minhoca e borra de café.

Anúncios

Assim, a planta conseguirá crescer e desenvolver suas touceiras com uma coloração esverdeada bem viva.

3- Frequência das regas

Quanto as regas, cuide para que as regas sejam feitas apenas para manter o substrato úmido, sem molhar demais para evitar que ele fique encharcado. Neste caso, você pode apenas borrifar o substrato quando for necessário fazer a rega.Caso suas raízes acabem ficando encharcadas por muito tempo, pode acabar comprometendo seu crescimento, já que elas irão apodrecendo com o tempo.

Veja também

3 comentários em “Samambaia americana: como cuidar do seu cultivo com 3 passos?”

Deixe um comentário