Ikebana: o que é, como fazer +8 ideias para criar os arranjos com a arte japonesa.

Suzana Machado

Ikebana

Enfatizando a beleza de cada elemento presente em seus arranjos, a ikebana, que significa “flores vivas”, é uma arte milenar japonesa que consiste na criação de arranjos florais baseados no simbolismo, harmonia, cor e ritmo, dando origem a arranjos delicados, sutis e com poucos elementos.

Anúncios

Por isso, diferente dos arranjos com flores ocidentais mais convencionais, que possuem mais elementos, na ikebana tanto o caule, a flor, as folhas e o vaso fazem parte da composição, fazendo a representação do céu, da terra e da humanidade.
Imagem: atelieideikebana

Composição de uma ikebana

ikedama

Imagem: nic.ikkebana

Diferente de arranjos convencionais ou até mesmo da kokedama, ao pensar em um arranjo ikebana, lembre-se sempre em incorporar na composição 3 elementos principais.

Anúncios

1- Shin

Esse elemento representa o céu ou o elemento espiritual, podendo ser composto por um tronco ou um ramo primário.

2- Soe

Representa a humanidade ou o elemento físico, normalmente composto por um tronco ou ramo secundário.

Anúncios

3- Hikae

Finalmente, adicione um caule ou ramo de suporte, para representar a terra ou o elemento mental.

Como fazer ikebana?

1- Faça você mesmo um arranjo com Emiko Ide

A professora de ikedama, Emiko Ide, ensina neste passo a passo, como você pode estar fazendo seu próprio arranjo.

2- Aprenda a técnica milenar japonesa para criar arranjos florais

Neste tutorial, você ficará por dentro de mais modelos para criar seus arranjos com a técnica japonesa e os materiais necessários para a confecção.

3- Como fazer vasinhos para ikebana com caixas de leite/suco

Se você quer algo mais prático para fazer seus arranjos, Marina Sumico ensina como eles podem ser feito com a utilização de caixas de leite ou de suco. Dessa forma, é possível resultar até mesmo em mini ikebana lindíssimo.

Anúncios

Principais estilos de ikebana

1- Rikka

ikebana rikka

Imagem: beachball_ikenobo

É um estilo com forte ligação aos deuses, simbolizando a beleza do paraíso. O estilo rikka possui nove posições, criadas pelos monges budistas.

2- Seika

O estilo Seika, que significa literalmente flores secas, permite uma maior liberdade na criação dos arranjos com flores.

ikedama seika

Imagem: keiho.ikkebana

O estilo nasceu da junção do Nageire com o rígido Rikka. Por mais que seja uma junção, ainda assim foram mantidas as posições originais, como o shin, soe e uke.

Anúncios

3- Moribana

Diferente da abordagem de Ikebana do passado, hoje os espaços abertos exigem que o arranjo seja visto de todos os lados.

ikebana moribana

Imagem: _____elibana

O estilo Moribana evoluiu como uma forma de criar uma qualidade escultural mais tridimensional, podendo se fazer o uso de plantas naturais.

Veja também