Suculenta Colher de cobre (Kalanchoe Orgyalis): características +4 dicas para o cultivo.

Suzana Machado

Suculenta colher de cobre

A Kalanchoe Orgyalis, conhecida popularmente como suculenta colher de cobre, é uma espécie de suculenta nativa do sudoeste de Madagascar. Possui como característica suas folhas com uma aparência aveludada, lembrando muito flores feitas de feltro, por serem cobertas por pequenos pelos.

Anúncios

Justamente por ter essa aparência, a suculenta colher de cobre é muito usada na jardinagem para fins ornamentais, embelezando os ambientes com suas lindas flores de coloração marrom-acobreada.
Imagem: suculentasaqui

Como cuidar da suculenta colher de cobre?

Gabriela Bandeira, jardineira que faz o cultivo da colher de cobre, cita que por mais que sua aparência exótica passe uma mensagem de que seu cultivo necessite de cuidados específicos, ela é da fácil cultivo e você precisará apenas seguir alguns cuidados gerais para que ela se desenvolva bem.

Anúncios

1- Exposição a luz e clima

Um ponto essencial para o desenvolvimento da suculenta colher de cobre, é o cuidado com a exposição da suculenta a luz plena do sol. Gabriela Bandeira, recomenda que a suculenta seja cultivada em um local onde exista o recebimento da luz do sol plena, fazendo com que ela desenvolva ainda mais sua coloração amarelo acobreada.

Suculenta colher de cobre

Imagem: Apê 401 / Grace (@suculentasdoape401) – Vaso de colher de cobre

Quanto ao clima, esse tipo de suculenta prefere crescer em ambientes onde a temperatura da região seja mais quente, podendo ficar entre 16ºC e 30ºC.

Anúncios

2- Frequência das regas

Assim como outras espécies de suculentas, a frequência das regas para a suculenta colher de cobre deve ser espaçada, mantendo cuidado apenas para que elas sejam regulares.

Suculenta colher de cobre

Imagem: flordlima (@lembrancinhas_suculentas) – Lindas folhas da colher de cobre

Por ser uma suculenta que consegue viver com pouca água, é importante sempre verificar as condições do solo antes de realizar a rega e não exagerar na quantidade de água. Por isso, vale sempre o teste do “dedômetro” para verificar se o substrato está totalmente seco.

2- Solo recomendado

O substrato ideal para que a suculenta porra se desenvolver deve ser um substrato rico em matéria orgânica, além de possuir uma boa drenagem.

Suculenta colher de cobre

Imagem: flordlima (@lembrancinhas_suculentas)

Para fazer o preparo do solo, você pode preparar uma mistura composta por argila, areia grossa e terra vegetal. Assim, você consegue evitar com que o solo fique muito encharcado e acabe apodrecendo sua suclenta.

3- Adubação

É de extrema importância que o solo onde a suculenta colher de cobre será cultivada seja rico em matérias orgânicas e por isso, deve ser bem adubado. Dessa forma, o ideal é fazer a adubação desse substrato com adubos orgânicos a cada 15 dias.

Anúncios

Como recomendação para usar como adubo, você pode utilizar a borra de café, tanto pura para misturar no substrato ou preparando a mistura liquida, além de poder usar cascas de frutas e casca de ovo para que o solo permaneça sempre rico.

4- Podas

As podas devem ser feitas apenas como uma forma de controle do tamanho da suculenta. O recomendado é retirar apenas folhas mais secas ou que já estejam queimadas, melhorando a estética da sua suculenta.

Veja também

2 comentários em “Suculenta Colher de cobre (Kalanchoe Orgyalis): características +4 dicas para o cultivo.”

Deixe um comentário