8 plantas que purificam o ar e trazem boas energias ao ambiente

Suzana Machado

Plantas para ambientes fechados

Podemos compor a decoração dos ambientes com algumas espécies de plantas que purificam o ar e ajudam a criar microclimas, podendo melhorar a umidade presente no ar do ambiente.

Anúncios

Dessa forma, principalmente para quem mora em imóveis menores, como o caso de apartamentos, e que normalmente possuem em geral uma menor ventilação, essas plantas podem ser opções ideais para compor jardins verticais ou serem cultivadas em vasos próximos a uma janela.
Imagem: Pexels

Onde cultivar as plantas que purificam o ar?

A maioria das plantas que purificam o ar podem ser cultivadas em um ambiente que consigam receber mais luminosidade durante o dia, seja a luz direta do sol da manhã e da tarde, ou indiretamente.

240516995 526315415327079 6325757735110029890 n edited 8 plantas que purificam o ar e trazem boas energias ao ambiente
Foto: apdoaep
Sala de apartamento decorada com plantas

Por isso, você pode estar colocando em uma sala, na cozinha, na varanda e até mesmo em quartos.

Plantas de sombra para ambientes fechados que umidificam o ar
Foto: paideplantas

E, no final do dia, você mesmo se beneficia com o microclima criado por elas, diminuindo problemas respiratórios (já que ambientes fechados tendem a acumular pó e até o mofo), amenizando o estresse do dia a dia e deixando o ambiente mais bonito.

Anúncios

Indicação de plantas para ambientes internos

1- Clorofito

O clorofito é uma das espécies de plantas que purificam o ar e são indicas para ambientes internos, ajudando a combater poluentes como o benzeno, monóxido de carbono e xileno.

Clorofito: Plantas que purificam os ar
Foto: alojinha.estudio

Além disso, se você ainda não é acostumado a ter certos cuidados no cultivo de plantas, o clorofito é super indicado nesses casos, já que ela se multiplica facilmente.

2- Jibóia

Quem que nunca se rendeu aos encantos da jibóia, não? Se você ainda não se rendeu, saiba que essa essa espécie também é ideal para quem ainda está no início no cultivo de plantas e “vai pra frente” em qualquer ambiente.

Jiboia: Plantas que purificam os ar
Foto: tecendoarte5

Essa espécie de planta ajuda a umidificar o ar e pode ser regadas apenas duas vezes na semana, logo pela manhã.

Anúncios

3- Lírio-da-paz

Outra espécie de plantas para ambientes internos que ajuda a umidificar o ambiente e criar um microclima natural, é o Lírio-da-paz.

Lirio-da-paz: Plantas de sombra para ambientes fechados que umidificam o ar
Foto: floreseplantasgabi

Ele muito conhecido por trazer bons fluidos ao local onde são cultivados e podem absorver os poluentes do ambiente, sendo ótimo para quem vive em grandes cidades e sofre por ele não ter muita ventilação.

4- Zamioculca

Agora, se você busca por uma espécie de planta que pode ser usada tanto em jardins rasteiros, verticais e, também, para ajudar na umidificação do ar, essa planta é a Zamioculca.

Zamioculca:  Plantas que purificam os ar
Foto: flor.vicente.lago

Essa espécie é muito resistente até mesmo em locais pouco favoráveis para cultivo, não necessitando de muita ventilação e cuidados exigentes.

Anúncios

5- Abacaxi-roxo

O abacaxi-roxo é outro exemplo das plantas que purificam o ar e que não exige muito cuidado, até mesmo nas mais variadas condições de luz e água.

Plantas que purificam os ar
Foto: lojinha.estudio

Além de ser fácil cultivar, o abacaxi-roxo também contribui para criar um microclima e diminuir os malefícios dos gases poluentes.

6- Areca bambu

Você sabia, que a areca bambu é considerada uma das espécies que mais purifica e umidifica o ar?

Plantas que purificam os ar
Foto: kokesampa

Acredite, ela é capaz de eliminar toxinas derivadas do metanol e de solventes orgânicos, ajudando a combater gases tóxicos no ambiente.

Anúncios

7- Antúrio

Plantas que purificam os ar
Foto: meular_281

Encontrado muito na época do verão, o antúrio, além de alegrar o ambiente com suas cores, ajuda a combater o gás amoníaco da atmosfera.

8- Azaleia

Plantas que purificam os ar
Foto: ayu_takahashi

Se não bastasse embelezar o ambiente com suas flores coloridas, a azaleia é uma planta de origem chinesa que também ajuda a remover contaminantes do ar. Um exemplo é formol.

Veja também

1 comentário em “8 plantas que purificam o ar e trazem boas energias ao ambiente”

Deixe um comentário