Pular para o conteúdo

Planta amor-agarradinho: como cultivar essa bela trepadeira?

Amor agarradinho

Conhecida por diversos nomes, como amor-entrelaçado ou lágrima-de-nova, a encantadora planta amor-agarradinho (Antigonon leptopus) é uma presença frequente em muitos jardins. Surpreendentemente, embora seja amplamente cultivada no Brasil devido à sua beleza inegável, alguns países a consideram uma espécie invasiva.

Anúncios

O charme do amor agarradinho vai além de sua beleza. Sua procura cresce graças à facilidade de cultivá-lo e aos cuidados simples que garantem seu florescer constante, podendo ser facilmente cultivada próximo de pergolados de madeira, cercas-vivas, entre outros locais.
Imagem: Jmohan Balachandaram

Origem

A planta amor-agarradinho é nativa do México, mas se adaptou bem ao clima tropical e subtropical do Brasil.

Floração da amor agarradinho
Imagem: @br.flora – Floração da trepadeira em muro

Ela é uma trepadeira vigorosa, que pode alcançar até 12 metros de altura, se tiver um suporte adequado.

Anúncios

Características da planta amor-agarradinho

A planta se caracteriza por suas folhas verdes, cordiformes e alternas, que se prendem por gavinhas às estruturas. As flores são pequenas, em forma de sino, e se agrupam em inflorescências terminais.

AMor agarradinho
Imagem: viva_me_erika_taguchi

Elas podem ser rosas ou brancas, dependendo da variedade e geralmente surgem na primavera e no verão.

Anúncios

Como cultivar?

A planta amor-agarradinho é fácil de cultivar, desde que se respeitem algumas condições básicas e possua um suporte para se fixar e se desenvolver.

Pergolado com amor agarradinho
Imagem: (@claudia.mullertv) – Pergolado de madeira com a trepadeira

Você pode usar cercas, grades, muros, pórticos, arcos ou pergolados

1- Exposição a luz do sol

Ela precisa de sol pleno para florescer bem. Opte por um local bem iluminado, onde a planta possa receber a luz direta do sol por boa parte do tempo.

Anúncios

2- Solo

O solo deve ser fértil, bem drenado e rico em matéria orgânica. Você pode adicionar composto ou húmus de minhoca na hora do plantio e fazer adubações periódicas com fertilizantes balanceados.

3- Regas

A rega deve ser regular, mantendo o solo úmido, mas sem encharcar. Evite molhar as folhas e as flores, para prevenir doenças fúngicas.

Anúncios

4- Podas

A poda deve ser feita após o período de floração, para remover os ramos secos, doentes ou excessivos. Isso ajuda a renovar a planta e estimular novas brotações e flores.