Uma ótima maneira de reaproveitar algo que poderia ser jogado fora, é fazer o uso da borra de café nas plantas para servir como uma espécie de compostagem. Afinal, existem vários benefícios gerados ao solo quando usamos a borra de café como fertilizante nas plantas.
Além de melhorar a drenagem do solo, o uso da borra de café nas plantas também irá ajudar a atrair minhocas e melhorar o enriquecimento do solo, por ser uma matéria rica em carbono e conter traços de nitrogênio.
Imagem: Alexandre Moreira
O uso da borra de café nas plantas não altera o pH do solo
Uma dúvida muito comum quanto ao uso da borra de café nas plantas, é se o uso da borra de café poderá alterar o pH do solo, já que determinadas plantas preferem um substrato mais ácido.
Quanto a isso, não precisa se preocupar. A borra do café possui um pH neutro, ficando bem próximo de 6,5 e não afetará a acidez tão desejada do solo. Por outro lado, a borra do café oferece ainda as plantas microrganismos que ajudarão no desenvolvimento das suas plantas.
Como usar a borra de café nas plantas?
Existem duas formas bem práticas onde você pode usar a borra do café nas plantas para servir de alimento para suas plantas. Uma delas é misturando ao substrato e outro é produzindo uma solução fermentada para ser aplicada nas plantas.
1- Mistura a borra de café no solo
Neste caso, você precisa apenas separar uma quantia suficiente de borra de café, ou melhor, aquele pó seco de café que ficou no coador após passar o café, e misturar diretamente no substrato que você está utilizando para cultivar as plantas.
2- Solução fermentada com borra de café
A segunda forma, é separar uma garrafa pet de 2 litros, por exemplo, colocar no fundo da garrafa aproximadamente 4 dedos de borra de café, adicionar a mistura algum tipo de açúcar orgânico e completar a garrafa com água. O açúcar em questão, pode ser o demerara, um melaço e até mesmo o mel.
Imagem: Marciana Silva (@1000dicasdejardinagem) – Solução fermentada com borra de café para plantas
Só não vale usar um tipo de açúcar que passe por refino. Afinal, para os microrganismos que enriquecem o solo cresçam, eles precisarão de um alimento e o açúcar orgânico consegue desempenhar esse papel, favorecendo a fermentação e ao crescimento.
Importante destacar, que esse processo levará um tempo para ficar pronto, por isso, você deve de tempos e tempos abrir um pouco a garrafa para soltar o gás formado dentro da garrafa. Geralmente, após alguns meses ele para de formar gás e estará pronto para ser usado, devendo ser diluído na proporção 1:10 ao molhar as plantas com ele.
Não exagere no uso da borra de café nas plantas
Por mais benefícios que a borra de café possa trazer para suas plantas, evite aplicar em excesso. Quando a borra de café é utilizada em excesso, pode acabar provocando o desiquilíbrio entre os nutrientes no solo.
Também não esqueça de manter outros cuidados necessários para que suas plantas se desenvolvam da forma correta, como a exposição correta a luz do sol e a frequências das regas. Afinal, de nada adianta ter um solo rico se os cuidados com a água e luz natural não são controlados.
Administradora por formação, é uma entusiasta da decoração e jardinagem. Ama suculentas, flores e jardins. Aliás, entre seus hobbies estão os cuidados com as pequenas suculentas e jardins internos.
2 Comentários
Cascas de frutas e legumes, além de restos de verduras cruas e cascas de ovos trituradas, são ótimo adubo tb, depois de curtidas.
Verdade, faço o uso desse adubo natural eventualmente e o resultado é ótimo. Obrigado
Deixe um Comentário