A camarão amarelo, de nome científico Pachystachys lutea, é uma planta da família da Acanthaceae e nativa do Peru. No Brasil, a planta pode crescer e alcançar até 2 metros de altura. Já nos Eua e na Europa, ela quase não passa de 80 cm, sendo exclusivamente apreciada como uma espécie decorativa.
A paisagista Lais Campo, da QuintalOnze Arquitetura e Paisagismo, cita que a floração da planta camarão amarelo é garantida durante o ano inteiro. Contudo, ela pode se intensificar mais entre a primavera e o verão, virando um verdadeiro “imã” para os beija-flores. Em alguns lugares, ela pode ser conhecida como vassourinha-amarela ou flor-da-ave.
Imagem: plants_station_boo
Características da planta camarão amarelo
Podendo crescer até 2 metros de altura, a planta apresenta suas folhas esverdeadas, lanceoladas e hastes eretas.
Imagem: Patrice Le Gall (@un.jardin.en.france) – Folhas e flores da planta Pachystachys lutea
Já as flores do camarão amarelo, são bastante vistosas e exuberantes. Se assemelham muito com uma vassourinha, com brácteas amarelas que envolvem suas pequenas flores tubulares.
Como cultivar a camarão amarelo?
1- Substrato ideal
O substrato utilizado no cultivo da planta camarão amarelo deve ser fértil, rico em matéria orgânica e com uma ótima drenagem.
Aliás, se for cultivada em vaso, o substrato pode receber um complemento de areia ou vermiculita para aumentar sua drenagem.
2- Exposição a luz
Imagem: Delphine Dufourcq (@delar_deco_fleuriste)
A paisagista Lais Campos recomenda que a planta seja cultivada em um ambiente onde ela possa receber a luz direta do sol por boa parte do dia. Ela até tolera a meia-sombra, mas irá demorar mais tempo para exibir seus cachos amarelos.
3- Frequência das regas
A planta camarão amarelo prefere ser cultivada em um substrato mais umedecido. Por isso, verifique diariamente como está a umidade, regando sem excessos logo pela manhã ou no final da tarde.
Dependendo da região, algumas vezes as regas podem ser diárias ou até 2 vezes na semana.
4- Adubação
Quanto a adubação, é possível estar aplicando a cada 3 meses algum tipo de adubo orgânico, como húmus de minhoca e bokashi, para estimular sua floração.
Administradora por formação, é uma entusiasta da decoração e jardinagem. Ama suculentas, flores e jardins. Aliás, entre seus hobbies estão os cuidados com as pequenas suculentas e jardins internos.
1 Comentar
Acho linda a planta camarão amarelo. Tenho um pé plantado no vaso. Gostei muito das dicas. Vou cuidar melhor da minha planta.
Deixe um Comentário