Moreia: planta rústica que precisa de 3 cuidados para dar lindas flores.

Suzana Machado

Updated on:

Moreia planta

Já ouviu falar da planta moreia? Provavelmente, ela seja uma daquelas plantas com uma linda flor branca ou amarela, que você sempre vê pelos canteiros, pergolados de madeira e jardins, mas não imaginava que esse era seu nome.

Anúncios

Aliás, a moreia é uma planta que pode ser encontrada com mais frequência em 2 variedades com cores distintas e cada uma com seu nome científico. Existe a Dietes-bicolor, que desenvolve lindas flores amarelas e a Dietes-iridioides, que desenvolve flores brancas.

Origem da planta moreia

Extremamente resiliente e com uma manutenção muito prática, a moreia é uma planta nativa da África do Sul e foi registrada pela primeira vez no Brasil em 1940 em um herbário de Pernambuco, onde foi introduzida em jardins devido ao seu alto potencial paisagístico.

Anúncios

Características da planta

Muito resistente, podendo ser utilizada tanto de forma solitária, quanto escultural, a moreia é uma planta que cresce como um arbusto e desenvolve lindas flores que variam entre as cores brancas e amarelas, mas não gosta de ser cultivada em ambientes internos.

moreia planta 1 Moreia: planta rústica que precisa de 3 cuidados para dar lindas flores.
Imagem: flower_power_sp- Planta com flores amarelas

Aliás, é bom salientar que as duas variedades possuem algumas diferenças além das cores. A flor da moreia branca, por exemplo, consegue se adaptar e se desenvolver com mais facilidade em locais de meia-sombra ou de sol pleno. Já a flor amarela, precisa de mais luz direta do sol.

Anúncios

Além disso, por mais que gostem da presença da luz do sol, a planta moreia prefere ser cultivada em ambientes que possuam uma climas mais ameno, que não seja muito litorâneo.

Época de floração da moreia

Outra características que destaca a planta, é que ela pode dar flores durante o ano todo. Porém, a variedade com flor amarela costuma ter mais flores durante a primavera e verão. Já a flor branca, costuma dar suas flores com mais intensidade durante o outono e inverno.

Anúncios

Como cuidar da moreia?

Além dos cuidados com a devida exposição da luz do sol e do clima mais agradável, é preciso seguir alguns cuidados para que a planta cresça e consiga desenvolver suas lindas flores.

1- Cuidados com o solo

Por mais que a moreia seja muito resistente e super resiliente, prefira fazer o cultivo da planta em um solo de qualidade, que possua uma boa drenagem e que seja rico em matéria orgânica.

moreia planta 2 Moreia: planta rústica que precisa de 3 cuidados para dar lindas flores.
Imagem: hortobellopaisagismo

Se preferir, também pode fazer a adubação do solo com adubo químico, por no máximo 3 vezes ao ano para garantir sucesso no desenvolvimento da planta.

2- Exposição a luz

Outro ponto importante, é a correta exposição da planta moreia a luz do sol. Por isso, cuide quanto a espécie que será cultivada. Se for a moreia branca, ela pode ser cultivada em locais com mais exposição ao sol ou de meia-sombra.

Anúncios

Logo se for amarela, cuide para que o local recebe bastante sol para suas flores não murcharem com o tempo.

3- Frequência das regas

Se você mora em uma região onde é comum ter chuvas com mais frequência, não é necessário nem se preocupar em regar a planta durante a semana. Somente a água fornecida pela chuva já será suficiente para que ela se desenvolva corretamente.

moreia planta 3 Moreia: planta rústica que precisa de 3 cuidados para dar lindas flores.
Imagem: terra.sustentavel

Por outro, se a região possui um clima com poucas chuvas, podem ser feitas até 3 regas durante a semana para que o solo fique umedecido. Cuide apenas para não encharcar a planta para que não ocorra a morte da sua moreia.

Veja também

1 comentário em “Moreia: planta rústica que precisa de 3 cuidados para dar lindas flores.”

Os comentários estão encerrado.