Planta lambari-roxo: curiosidades + 4 cuidados para cultivar a Tradescantia zebrina.

Suzana Machado

Updated on:

Lambari-roxo

A Tradescantia zebrina, popularmente conhecida como planta lambari-roxo, é um tipo de planta tropical que vem se destacando e se popularizando cada vez mais em projetos paisagísticos e na decoração de ambientes internos.

Anúncios

Devido ao seu aspecto rústico e sua característica de se desenvolver rapidamente, ela traz mais cor para jardins e acaba sendo muito usada para compor a forração dos ambientes. Já em ambientes internos, pode ser cultivada em vasos pendentes sem muita dificuldade.
Imagem: olivka.de

Características do lambari-roxo

Planta lambari-roxo:
Imagem: Isabel Rolla (@isabelrolla9999) – Cultivo da Tradescantia zebrina

O lambari-roxo é uma planta rústica de pequeno porte, com caule macio e maleável, que apresenta em suas folhas uma coloração que varia entre tons de verde, roxo além de duas faixas prateadas.

Anúncios

Como cuidar da planta lambari-roxo?

Por mais que não seja difícil o cultivo da planta lambari-roxo, ela necessita de alguns cuidados especiais para que possa se desenvolver corretamente e consiga manter sua coloração bem característica.

1- Escolha do vaso

Normalmente, o cultivo da planta é feito em ambientes externos, seja em jardins ou canteiros. Porém, caso você opte por cultivar o lambari-roxo em um ambiente interno, cuide para escolher um vaso que possua furos no fundo, facilitando a saída de água após serem feitas as regas e que ele seja largo, já que a planta irá precisar de espaço para crescer.

Anúncios

2- Substrato

Como indicação, faça a utilização de um substrato rico em nutrientes e complemente com algumas pedras e areia no fundo do vaso, para que ele possa ter uma boa drenagem.

Planta lambari-roxo:
Imagem: Cactos e Suculentas Talita (@cactosesuculentastalita)

Como adubo, você pode usar um pouco de borra de café ou húmus de minhoca, garantido dessa forma, todos os nutrientes necessários para que o lambari-roxo possa se desenvolver.

3- Exposição a luz

Quanto a exposição a luz, o ideal é que a planta lambari-roxo seja cultivada em um local onde consiga receber uma boa quantia de luz direta do sol, já que quanto mais horas de sol ela receba, mais roxas suas folhas vão ficando.

Anúncios

Dessa forma, caso você vá cultivar a planta dentro de casa, cuide para que ela fique próxima a uma janela, por exemplo, para que possa receber a luz do sol durante algumas horas do dia.

4- Frequência das regas

Como recomendação, mantenha uma certa frequência nas regas feitas na planta. Cuide apenas para que o substrato não fique encharcado, para que suas raízes não acabem apodrecendo por excesso de água.

Veja também

5 comentários em “Planta lambari-roxo: curiosidades + 4 cuidados para cultivar a Tradescantia zebrina.”

  1. Eu tenho essa planta está em um vaso pendurado na varanda bate o sol da manhã ela está linda eu não sabia o nome dessa planta muito obg pela dica.

Os comentários estão encerrado.