Flor mosquitinho: 4 dicas para cuidar em casa da delicada Gipsofila.

Suzana Machado

Updated on:

Flor mosquitinho

Se tem uma flor que é pequena em seu tamanho, mas grande na sua versatilidade, é a pequena flor mosquitinho (Gipsofila – Gypsophila paniculata). Essa pequena flor, é amplamente utilizada nos mais diversos arranjos de festas, casamentos, eventos e na decoração de ambientes de casas e apartamentos.

Anúncios

Em algumas regiões, a pequena Gipsofila pode ser conhecida como flor véu de Noiva ou por Cravo do amor, já que é uma flor repleta de flores brancas muito delicadas, passando para o ambiente um ar mais romântico e leve. Cuide apenas para deixar a flor longe de crianças e pets, por ser uma planta tóxica para eles.

Uso da flor mosquitinho na decoração

Se existe uma flor que é muito versátil, é a flor mosquitinho. Com ela, é possível compor a decoração de eventos, casamentos, formaturas e eventos diversos, já que podemos criar arranjos encantadores com ela.

flor mosquitinho 1 Flor mosquitinho: 4 dicas para cuidar em casa da delicada Gipsofila.
Imagem: Teona Swift – Uso da Gipsofila em eventos e casamentos

Além disso, a Gipsofila também poder ocupar um lugar todo especial na decoração de algum ambiente da sua casa, podendo embelezar os ambientes o ano todo com suas lindas flores.

Como cuidar da flor mosquitinho?

Para que a Gipsofila possa florescer o ano todo e se desenvolva corretamente, é preciso seguir alguns cuidados.

Anúncios

1- Iluminação e exposição ao sol

Cuide com a exposição regular da flor mosquitinho na luz plena do sol. O ideal, é que ela seja cultivada em locais onde ela possar receber sol pleno e de preferência em regiões onde a temperatura seja mais elevada.

flor mosquitinho 2 Flor mosquitinho: 4 dicas para cuidar em casa da delicada Gipsofila.
Imagem: Tara Winstead – Lembre-se de cultivar a planta mosquitinho em local iluminado

Contudo, a temperatura deve ser mais quente, mas não deve ser maior do que os 35°C. Caso você vá cultivar um vaso de flor mosquitinho dentro de casa, prefira deixar o vaso próximo a uma janela bem iluminada e que receba a luz do sol por boa parte do dia.

2- Frequência das regas

Assim como a Zamioculca, a flor mosquitinho não tolera o solo encharcado, por mais que goste de receber regas regulares. Por isso, cuide ao máximo para manter uma frequência de regas, mas molhe somente o suficiente para o solo ficar sempre umedecido.

Anúncios

3- Solo

Quanto ao solo, ela prefere se desenvolver em um substrato com boa textura (mais fofa), um pH neutro e que possua uma boa drenagem, de preferência mais arenoso para que consiga absorver melhor a umidade.

flor mosquitinho 3 Flor mosquitinho: 4 dicas para cuidar em casa da delicada Gipsofila.
Imagem: Teona Swift – Arranjo de flor mosquitinho

Já a adubação pode ser feita com um adubo orgânico como a borra de café, por exemplo, ou algum tipo de adubo químico.

Principais doenças da flor mosquitinho

Mesmo quando os cuidados acima são seguidos à risca, ainda pode acontecer da sua flor mosquitinho acabar pegando algum tipo de doença. As doenças mais comuns podem ser causadas por pulgões, por exemplo, que você consegue eliminá-los fazendo a remoção manual com um pano úmido.

Anúncios

Algumas vezes, ela pode ser infestada por besouros que acabam comendo suas folhas. Eles são facilmente repelidos com ajuda de um inseticida caseiro. E outras, o apodrecimento das raízes, que ocorre principalmente quando o solo não foi bem drenado.

Veja também

Deixe um comentário