Flor de Mandacaru: características +4 cuidados com o cacto de flores de uma noite só.

Suzana Machado

Updated on:

Flor de mandacaru

Nativo de regiões semiáridas do Brasil, a flor de mandacaru é bem curiosa pela forma como ocorre durante a primavera: ela acontece somente durante a noite e dura apenas até o amanhecer do outro dia.

Anúncios

Contudo, o mandacaru (Cereus jamacaru) é um um cacto comum de ser encontrado na região nordeste do país e é muito conhecido por sua resistência e facilidade para ser cultivado, seja em áreas externas ou em ambientes internos com o auxílio de vasos.
Imagem: ser.tao.nordestino

Características do mandacaru

O mandacaru é um tipo de cacto que consegue se desenvolver facilmente em praticamente todos os lugares e sem a necessidade de cuidados muito específicos. Se propaga tão facilmente, que pode brotar até mesmo sobre telhados de casas, caso o vento ou aves espalhem e levem suas sementes para outros lugares.

flor de mandacaru 1 Flor de Mandacaru: características +4 cuidados com o cacto de flores de uma noite só.
Imagem: serpernambuco

Contudo, uma característica bem curiosa do cacto está no desenvolvimento da flor de mandacaru, que ocorre durante a primavera e ela desabrocha somente a noite, durando apenas até o amanhecer.

Como cultivar o cacto para ter a flor de mandacaru?

Embora seja um cacto muito resistente e possa ser cultivado tanto em áreas externas, quanto em áreas internas, para que ele se desenvolva corretamente e você consiga ter a flor de mandacaru é preciso seguir alguns cuidados super práticos.

Anúncios

1- Cuidados com o solo

Os cuidados com o solo devem ser os mesmos já seguidos com outras espécies de cactos e suculentas. Portanto, o recomendado é cultivar o mandacaru em solo que seja bem drenável, principalmente se for cultivado em um vaso.

flor de mandacaru 2 Flor de Mandacaru: características +4 cuidados com o cacto de flores de uma noite só.
Imagem: jeskariri

Neste caso, você pode misturar uma porção de terra vegetal com areia e pedriscos para manter o solo com uma boa drenagem.

2- Adubação

Além do solo, outro cuidado que deve ter prioridade no cultivo da mandacaru é o uso de algum tipo de adubo químico ou orgânico, principalmente se você deseja ter o desenvolvimento da flor de mandacaru.

Anúncios

Por mais que ele não necessite de muitos nutrientes para seu crescimento, a adubação irá garantir o desenvolvimento da sua flor.

3- Exposição a luz

Para que sua flor de mandacaru cresça e se desenvolva corretamente, lembre-se de manter seu cacto sempre exposto a luz direta do sol.

flor de mandacaru 3 Flor de Mandacaru: características +4 cuidados com o cacto de flores de uma noite só.
Imagem: angelacurvo.oficial – Flor de mandacaru em vaso próximo a janela

Por isso, caso esteja cultivando o cacto em um ambiente interno, prefira manter o vaso próximo a uma janela que consiga receber bastante incidência de luz solar.

4- Frequência das regas

O mandacaru é muito resistente a períodos de seca. Por isso, não se preocupe em manter uma frequência de regas. Se estiver cultivando ele em um ambiente externo, somente a água recebida pelas chuvas já é suficiente.

Anúncios

Caso esteja em um ambiente interno, regue somente quando o solo estiver muito seco e sem exageros para não encharcar o cacto.

Veja também