Crassula ovata: 3 cuidados para cultivar a popular “planta jade”.

Suzana Machado

Updated on:

Crassula ovata

Popularmente conhecida como planta jade, a suculenta Crassula ovata é muito procurada para ser cultivada dentro de casa com o auxílio de pequenos vasos, já que tende a crescer de uma forma que lembra uma mini árvore.

Anúncios

Contudo, podem existir algumas dúvidas quanto aos cuidados que devem ser tomados ao cultivar a suculenta jade, já que além de destacar os ambientes com suas folhas bem gordinhas e espessas, ainda pode desenvolver lindas e delicadas flores brancas.
Imagem: Harry Cooke

A Crassula ovata é ideal para ambientes internos

Para quem adora cultivar plantas dentro de casa, a boa notícia é que a crassula ovata é uma suculenta ideal para ser cultivada em ambientes internos, já que ela possui a capacidade de se desenvolver recebendo apenas a luz indireta do sol (meia-sombra).

Crassula ovata
Imagem: Anastasia Yudin

Dessa forma, ela pode ser cultivada tanto em ambientes internos com vasos decorativos, quanto em jardins externos que não recebam a luz direta do sol o tempo todo. Por isso, a suculenta crassula ovata é ideal para jardineiros de primeira viagem, que estão começando a pouco tempo, já que ela não necessita de muitas regas e nem é muito exigente quanto a adubação.

Anúncios

Como cuidar da crassula ovata?

Como citado logo a cima, a crassula ovata não requer muitos cuidados para que se desenvolva corretamente e possa dar suas pequenas flores, já que é praticamente um tipo de suculenta que ‘vai sozinha”. Porém, é interessante seguir algumas dicas básicas para que ela não acabe morrendo.

1- Cuidados a luz do sol

Assim como outras espécies de suculentas, a crassula ovata pode ser cultivada em um ambiente de meia-sombra, onde receba a luz indireta do sol por quase todo o dia.

Planta jade
Imagem: Harry Cooke – Vaso com Crassula ovalata

Contudo, por mais que ela se desenvolva em ambiente de meia-sombra, é importante reservar algumas horas do dia para colocá-la em um local onde possa receber a luz direta do sol por algumas horas, principalmente nos períodos mais frescos do dia.

Anúncios

2- Frequência das regas

As regas da Crassula ovata também devem seguir o mesmo critério de outros tipos de suculentas. Afinal, a planta possui folhas e caules que são capazes de armazenar água por um longo período de estiagem.

Planta jade
Imagem: Kevin Malik – Regas da suculenta Jade

Sendo assim, o ideal é de ser regar apenas uma vez na semana, observando antes se o solo já está realmente seco. Por outro lado, se você deixar de molhar a suculenta jade, ela também dará sinais, pois suas folhas irão começar a enrugar e murchar.

Anúncios

3- Solo

Provavelmente, o maior problema que pode acometer sua suculenta crassula ovata seja o excesso de umidade, que pode causar fungos. Por isso, tenha um certo cuidado com o substrato empregado para o cultivo da planta. O ideal é que ele seja bem drenado e seja composto por uma porção de areia.

Veja também

2 comentários em “Crassula ovata: 3 cuidados para cultivar a popular “planta jade”.”

Deixe um comentário