Popularmente conhecida como planta jade, a suculenta Crassula ovata é muito procurada para ser cultivada dentro de casa com o auxílio de pequenos vasos, já que tende a crescer de uma forma que lembra uma mini árvore.
Contudo, podem existir algumas dúvidas quanto aos cuidados que devem ser tomados ao cultivar a suculenta jade, já que além de destacar os ambientes com suas folhas bem gordinhas e espessas, ainda pode desenvolver lindas e delicadas flores brancas.
Imagem: Harry Cooke
A Crassula ovata é ideal para ambientes internos
Para quem adora cultivar plantas dentro de casa, a boa notícia é que a crassula ovata é uma suculenta ideal para ser cultivada em ambientes internos, já que ela possui a capacidade de se desenvolver recebendo apenas a luz indireta do sol (meia-sombra).
Dessa forma, ela pode ser cultivada tanto em ambientes internos com vasos decorativos, quanto em jardins externos que não recebam a luz direta do sol o tempo todo. Por isso, a suculenta crassula ovata é ideal para jardineiros de primeira viagem, que estão começando a pouco tempo, já que ela não necessita de muitas regas e nem é muito exigente quanto a adubação.
Como cuidar da crassula ovata?
Como citado logo a cima, a crassula ovata não requer muitos cuidados para que se desenvolva corretamente e possa dar suas pequenas flores, já que é praticamente um tipo de suculenta que ‘vai sozinha”. Porém, é interessante seguir algumas dicas básicas para que ela não acabe morrendo.
1- Cuidados a luz do sol
Assim como outras espécies de suculentas, a crassula ovata pode ser cultivada em um ambiente de meia-sombra, onde receba a luz indireta do sol por quase todo o dia.
Contudo, por mais que ela se desenvolva em ambiente de meia-sombra, é importante reservar algumas horas do dia para colocá-la em um local onde possa receber a luz direta do sol por algumas horas, principalmente nos períodos mais frescos do dia.
2- Frequência das regas
As regas da Crassula ovata também devem seguir o mesmo critério de outros tipos de suculentas. Afinal, a planta possui folhas e caules que são capazes de armazenar água por um longo período de estiagem.
Sendo assim, o ideal é de ser regar apenas uma vez na semana, observando antes se o solo já está realmente seco. Por outro lado, se você deixar de molhar a suculenta jade, ela também dará sinais, pois suas folhas irão começar a enrugar e murchar.
3- Solo
Provavelmente, o maior problema que pode acometer sua suculenta crassula ovata seja o excesso de umidade, que pode causar fungos. Por isso, tenha um certo cuidado com o substrato empregado para o cultivo da planta. O ideal é que ele seja bem drenado e seja composto por uma porção de areia.
Administradora por formação, é uma entusiasta da decoração e jardinagem. Ama suculentas, flores e jardins. Aliás, entre seus hobbies estão os cuidados com as pequenas suculentas e jardins internos.
2 Comentários
Como cuidar da Rosa do deserto queria mais informações
Bom dia, Cleide.
Temos algumas dicas no link: https://enfeitedecora.com.br/jardins/rosa-do-deserto/
Deixe um Comentário