Bromélia Fireball (Neoregelia spp.): características +4 dicas para seu cultivo.

Suzana Machado

Updated on:

Bromélia fireball

Com folhas que podem variar entre tons de vermelho a vinho, a Bromélia Fireball (Neoregelia spp. “Fireball”) é muito procurada para ser cultivada para compor paisagismos em canteiros, jardins verticais ou suspensas em troncos, devido ao seu fácil cultivo e alta propagação.

Anúncios

Uma das facilidade no cultivo da bromélia fireball, está na sua capacidade por conseguir abrigar uma grande quantidade de água de chuva nas bainhas das folhas que formam seu receptáculo, se misturando com detritos que podem servir como nutrientes após a decomposição.
Imagem: terra.shopart

Características da Bromélia Fireball

A bromélia fireball possui como principais características suas folhas brilhantes, com um formato liso e alongado, que ficam dispostas em uma roseta compacta.

bromelia fireball
Imagem: mundoverdemanutencao

Se expostas a luz do sol plena, conseguem desenvolver sua coloração que varia entre tons de vermelho e vinho.

Floração

Por mais difícil que seja a floração desse espécie de bromélia, algumas vezes ela pode desenvolver pequenas flores, formadas em uma inflorescência bastante compacta, bem ao centro de suas folhas.

Anúncios

Normalmente, as flores surgem uma vez na vida da planta, que acaba morrendo ao final desse período de floração.

Como cultivar a bromélia fireball?

A bromélia fireball, é uma planta de fácil cultivo, que não demanda de muita manutenção ou cuidados específicos. Contudo, alguns cuidados podem ser seguidos para garantir seu crescimento.

1- Substrato recomendado

Jundi artes, paisagista, jardineira e artesão, recomenda que a bromélia fireball seja cultivada em um local onde seja aplicado um substrato que possua uma boa drenagem, para evitar que ocorram encharcamentos ou o acúmulo excessivo de água nas raízes da bromélia.

bromelia fireball
Imagem: cantinhoverdepg

Ela também recomenda, que o substrato utilizado seja composto por 3 partes de um substrato fértil e apropriado para bromélias, misturado a uma parte de areia, para garantir sua drenagem.

Anúncios

2- Adubação

Especialmente para quem fará o cultivo da bromélia fireball diretamente no substrato, pode estar sendo feita uma pequena adubação desse substrato com algum tipo de adubo para floração, seguindo as recomendações do fabricante.

3- Exposição a luz do sol

É importante que essa espécie de bromélia seja cultivada em um ambiente bem iluminado, onde ela possa receber a luz direta do sol, principalmente no início da manhã e no final da tarde.

Dessa forma, a bromélia fireball poderá permanecer com sua coloração vermelha, que é características do gênero. Caso fique em um ambiente de sombra ou onde não recebam sol direto, suas folhas irão ficar esverdeadas.

4- Frequência das regas

Quanto as regas, se você mora em uma região onde as chuvas não são constantes, pode estar fazendo até 4 regas durante a semana, sempre que o sol deixar de iluminar a planta.

Anúncios

Aliás, é importante cuidar para que as regas sejam feita por cima das folhas da bromélia fireball, para garantir que ela consiga se nutrir através do seu receptáculo.

Veja também

Deixe um comentário