Originária de regiões com uma maior abundância de água da África do Sul, a famosa flor copo de leite é uma planta que pertence ao gênero Zantedeschia. Possui como principal característica suas exóticas e avantajadas espatas (popularmente chamadas de flor), que se desenvolvem sempre ao início da primavera e verão.
Contudo, por mais que seja uma planta repleta de beleza, é preciso ter um certo cuidado quanto ao seu cultivo, para que se desenvolva corretamente, e quanto ao local de cultivo, para que ela não seja alcançada por crianças e animais doméstico, por ser considerada como uma planta tóxica, devido a presença de oxalato de cálcio.
Imagem: magnorlima01
Significados da flor copo de leite
Como é de se esperar, devido a cor branca de suas espatas, a flor copo de leite possui como significado a pureza, calma e tranquilidade.
Aliás, é justamente devido as suas características que a flor é bastante utilizada na composição de decoração em eventos, casamentos, jardins e até mesmo em ambientes internos dentro de casa.
Como cultivar a flor copo de leite?
Como a flor copo de leite é normalmente adquirida através dos seus rizomas ou quando já são cultivadas em vasos, o ideal é cultivar a planta em ambientes que recebem uma boa incidência de luz e sem ser exposta ao frio intenso, cuidando apenas para que não fique totalmente em sombra por longos períodos.
Além disso, é recomendado seguir alguns cuidados para que a planta se desenvolva corretamente e surjam suas espatas.
1- Escolha do vaso
Tenha um certo cuidado ao escolher o vaso para cultivar sua flor copo de leite. O ideal é que seja usado um vaso com bastante espaço e que ele possua furos na parte de baixo para não acumular muita água após as regas.
2- Cuidados com o solo
Outro ponto que merece atenção, é o solo onde a planta será cultivada. O ideal, é fazer o uso de um substrato apropriado para o copo de leite, que possua uma boa drenagem e seja rico em matéria orgânica.
Portanto, é possível fazer o uso de fibra de côco junto ao substrato para que ele fique bem drenado e fazer a adubação do substrato com algum tipo de adubo orgânico, desde húmus de minhoca, borra de café à vermiculita.
3- Exposição a luz
A planta copo de leite prefere ser cultivada da mesma forma que as plantas tropicais. Por isso, preferem se desenvolver em um ambiente onde possam receber bastante iluminação, desde que não fiquem recebendo a luz direta do sol por longos períodos.
Caso recebam a luz direta do sol por mais de 4 horas ao dia, suas folhas correm o risco de acabarem sendo queimadas.
4- Frequência das regas
A flor copo de leite desenvolve suas espatas brancas entre a primavera e verão e se deve ter um certo cuidado quanto a frequência das regas e a quantidade de água usada em cada uma delas.
O ideal é manter sempre o solo úmido e cuidar para que ele não fique encharcado para que as suas raízes não apodreçam.
Administradora por formação, é uma entusiasta da decoração e jardinagem. Ama suculentas, flores e jardins. Aliás, entre seus hobbies estão os cuidados com as pequenas suculentas e jardins internos.
1 Comentar
Como consigo mudas de copo de leite ?
Deixe um Comentário