Rosa do deserto: características +5 cuidados para o cultivo.

Suzana Machado

Updated on:

Rosa do deserto

Devido as suas características de suas pétalas brancas, que possuem um bordado em um tom rosado, a Rosa do deserto, de nome científico Adenium Obesum, é uma flor que vem chamando muita atenção entre os amantes da jardinagem.

Anúncios

Originária da África, a flor pode chegar a alcançar até 4 metros de altura. Porém, são suas variedades em tamanhos menores que estão ganhando um maior destaque por todo o mundo.
Imagem: Serg Alesenko

A rosa do deserto floresce o ano todo?

Entre as vantagens de cultivar a rosa-do-deserto, está sua capacidade de florescer o ano todo, mesmo que seja na primavera a época do ano que elas ficam mais exuberantes e perfumadas.

Como cuidar da Rosa do deserto?

1- Escolha e preparo do vaso

Antes de tudo, gaste um tempo para escolher e preparar um vaso adequado para você cuidar da sua rosa do deserto sem maiores problemas. O ideal é que o vaso possua um boa drenagem de água.

rosa do deserto
Imagem: @paixao_por_rosas_do_deserto – Vaso com a rosa do deserto

Afinal, assim como as suculentas, a rosa do deserto gosta de um solo somente mais umedecido, de forma que não fique completamente enxarcado. Nesse caso, a recomendação é que o fundo do vaso seja forrado com pedras e um pedaço de tela plástica para que as raízes não saiam pelos furos.

Anúncios

Em seguida, devem ser feita camadas compostas por areia, húmus de minhoca e algum tipo de substrato com alto poder de drenagem.

2- Ambiente e iluminação

Por ser uma espécie muito parecida com as suculentas, o ambiente ideal para cultivar a rosa do deserto deve ser arejado e com muita luz direta do sol. Dessa forma, cuide para deixar seu vaso de rosa do deserto exposto por pelo menos 6 horas de sol por dia para que ela se desenvolva plenamente e possa florescer.

Anúncios

3- Influência da temperatura ambiente

Um fator importante a ser considerado no cultivo na roda do deserto, é a temperatura ambiente onde ela estará exposta. Portanto, evite deixar sua flor em ambientes que possuam uma baixa temperatura, seja no sereno ou em ambientes com ar-condicionado.

Rosa do deserto
Imagem: miss__unicorn___21

Neste caso, quanto mais sol e calor o local onde ela está sendo cultivada possuir, melhor será. Já em ambientes mais gelados, além da demora para se desenvolver, suas folhas tendem a cair e ficar amareladas.

Anúncios

4- Adubação

Infelizmente, como a rosa do deserto precisa estar em um vaso com uma drenagem mais alta, com o passar dos dias alguns nutrientes presentes no solo acabam se perdendo.

Rosa do deserto
Imagem: @naty_garden_

Por isso, cuide para manter seu vaso sempre adubado com algum tipo de fertilizante orgânico para que ela floresça várias vezes ao ano.

Anúncios

5- Regas

Por mais que a flor não goste de um solo muito enxarcado, ela precisa ser regada. Para isso, regue sua rosa do deserto apenas quando observar que o solo esteja muito seco, devendo molhar até que ele fique umedecido.

Veja também

13 comentários em “Rosa do deserto: características +5 cuidados para o cultivo.”

  1. Amei a matéria minha dúvida como replantar subir o caudex da rosa do deserto as minhas depois que subi parece está murchando o caldex.?O que fazer?

    Responder

Deixe um comentário