Alamanda: cores, significados +3 cuidados para desenvolver suas flores.

Suzana Machado

Updated on:

Alamanda

Pertencendo a família da Apocynaceae, a alamanda é nativa de regiões tropicais e subtropicais da África e Ásia. Por mais que existam algumas variedades da espécie que podem ser encontradas, a mais comum é a Alamanda cathartica, conhecida popularmente como trombeta dourada ou sino amarelo.

Anúncios

Aliás, é justamente o aspecto de suas flores e por ser um tipo de trepadeira, que a planta ornamental é bastante procurada para ser cultivada em jardins, pergolados de madeira, cercas vivas, entre outros.
Imagem: meuolhar3

Significado da Alamanda

A flor é muito conhecida pelo significado de “amor sagrado”, estando ainda associada a alegria, harmonia familiar, amor fraterno e ao aumento de energia positiva no ambiente, deixando o local com o astral alto.

Anúncios

Principais cores da flor alamanda

Por mais comum que seja de encontrar as flores da alamanda amarela (A. cathartica), em um tom muito brilhante, também existem outras espécies dessa planta ornamental que pode desenvolver cores diferentes.

1- A. blanchetii

Alamanda roxa
Imagem: magid.polina

Característica pelo desenvolvimento de flores violetas ou roxas com uma “garganta” amarela.

Anúncios

2- A. schottii

Alamanda rosa
Imagem: casaflorestal

Característica pelo desenvolvimento de flores totalmente na cor rosa ou rosa com uma “garganta” amarela.

3- A. samara

Alamanda branca
Imagem: mudasbelavista

Característica pelo desenvolvimento de flores brancas ou creme com uma “garganta” amarela.

Anúncios

Época de floração

Seguindo todos os cuidados necessários para o seu cultivo, a Alamanda possui um período de floração mais intensa, que ocorre principalmente nos meses mais quentes do ano.

alamanda 4 Alamanda: cores, significados +3 cuidados para desenvolver suas flores.
Imagem: infinity_clickss

Contudo, se as condições de iluminação, temperatura, regas e fertilização forem regradas, ela poderá permanecer florida durante o ano inteiro.

Cuidados para o cultivo da Alamanda

1- Solo ideal

O ideal, é que o solo utilizado para o cultivo da alamanda seja bem drenado e misturado a uma porção de areia. Além disso, para que sua floração ocorra corretamente, é importante que seja feita a fertilização desse solo.

Anúncios

Para isso, é recomendado manter bons níveis de nitrogênio e potássio durante o crescimento da planta. E, nos meses quentes, quando seus botões irão começar a crescer, é importante priorizar a aplicação do fosforo e cálcio.

2- Exposição a luz

Por ser uma planta nativa de regiões com o clima tropical, é importante que a alamanda possa receber bastante luz direta do sol durante o dia, no mínimo 6 horas, por mais que ela tolere permanecer em sombra parcial.

Anúncios

Por isso, se for fazer seu cultivo em áreas internas, lembre-se de manter suas flores próximas a uma janela onde possam receber a luz direta do sol.

3- Frequências das regas

Cuide para que as suas regas sejam feitas de forma moderada, já que as folhas da alamanda podem acumular água. Além disso, evite de encharcar o solo, por mais que ele esteja bem drenado. O excesso de água pode provocar o amarelamento de suas folhas e a queda.

Anúncios

Como fazer a propagação?

O método mais comum para fazer a propagação da alamanda, é através da técnica de estaquia. Para fazer, basta cortas os ramos da planta em suas terminações e colocar em seguida em um recipiente com água. Em dias já será possível observar o crescimento de suas raízes.

Veja também

1 comentário em “Alamanda: cores, significados +3 cuidados para desenvolver suas flores.”

Deixe um comentário