Pertencendo a família da Apocynaceae, a alamanda é nativa de regiões tropicais e subtropicais da África e Ásia. Por mais que existam algumas variedades da espécie que podem ser encontradas, a mais comum é a Alamanda cathartica, conhecida popularmente como trombeta dourada ou sino amarelo.
Aliás, é justamente o aspecto de suas flores e por ser um tipo de trepadeira, que a planta ornamental é bastante procurada para ser cultivada em jardins, pergolados de madeira, cercas vivas, entre outros.
Imagem: meuolhar3
Significado da Alamanda
A flor é muito conhecida pelo significado de “amor sagrado”, estando ainda associada a alegria, harmonia familiar, amor fraterno e ao aumento de energia positiva no ambiente, deixando o local com o astral alto.
Principais cores da flor alamanda
Por mais comum que seja de encontrar as flores da alamanda amarela (A. cathartica), em um tom muito brilhante, também existem outras espécies dessa planta ornamental que pode desenvolver cores diferentes.
1- A. blanchetii
Característica pelo desenvolvimento de flores violetas ou roxas com uma “garganta” amarela.
2- A. schottii
Característica pelo desenvolvimento de flores totalmente na cor rosa ou rosa com uma “garganta” amarela.
3- A. samara
Característica pelo desenvolvimento de flores brancas ou creme com uma “garganta” amarela.
Época de floração
Seguindo todos os cuidados necessários para o seu cultivo, a Alamanda possui um período de floração mais intensa, que ocorre principalmente nos meses mais quentes do ano.
Contudo, se as condições de iluminação, temperatura, regas e fertilização forem regradas, ela poderá permanecer florida durante o ano inteiro.
Cuidados para o cultivo da Alamanda
1- Solo ideal
O ideal, é que o solo utilizado para o cultivo da alamanda seja bem drenado e misturado a uma porção de areia. Além disso, para que sua floração ocorra corretamente, é importante que seja feita a fertilização desse solo.
Para isso, é recomendado manter bons níveis de nitrogênio e potássio durante o crescimento da planta. E, nos meses quentes, quando seus botões irão começar a crescer, é importante priorizar a aplicação do fosforo e cálcio.
2- Exposição a luz
Por ser uma planta nativa de regiões com o clima tropical, é importante que a alamanda possa receber bastante luz direta do sol durante o dia, no mínimo 6 horas, por mais que ela tolere permanecer em sombra parcial.
Por isso, se for fazer seu cultivo em áreas internas, lembre-se de manter suas flores próximas a uma janela onde possam receber a luz direta do sol.
3- Frequências das regas
Cuide para que as suas regas sejam feitas de forma moderada, já que as folhas da alamanda podem acumular água. Além disso, evite de encharcar o solo, por mais que ele esteja bem drenado. O excesso de água pode provocar o amarelamento de suas folhas e a queda.
Como fazer a propagação?
O método mais comum para fazer a propagação da alamanda, é através da técnica de estaquia. Para fazer, basta cortas os ramos da planta em suas terminações e colocar em seguida em um recipiente com água. Em dias já será possível observar o crescimento de suas raízes.
Administradora por formação, é uma entusiasta da decoração e jardinagem. Ama suculentas, flores e jardins. Aliás, entre seus hobbies estão os cuidados com as pequenas suculentas e jardins internos.
1 Comentar
Amo.essa planta,como posso adquirir as cores que não seja a amarela?
Deixe um Comentário