3 tipos de Rosa do deserto que são exóticas e ornamentais.

Cláudio Filla

Updated on:

Tipos de rosa do deserto

Atualmente, os tipos de rosa do deserto estão entre as flores que mais estão fazendo sucesso na jardinagem, devido a sua beleza única e facilidade para serem cultivadas. Afinal, assim como a Zamioculca, essa flor consegue dar uma personalidade única para o ambiente onde estão sendo cultivadas.

Anúncios

Originárias da África do Sul, a rosas do deserto pertencem a família das Apocynaceaes e dependendo do local onde estão sendo cultivadas podem crescer até os 4 metros de altura. Por isso, ela acaba sendo até mesmo um sonho de consumo nos jardins de muitas pessoas.
Imagem: Tiểu Bảo Trương

Características da Rosa do deserto

A Rosa do deserto é uma flor que pode se adaptar facilmente a países de clima tropical e possui como característica um caule que é bem resistente, que pode suportar até mesmo a incidência de ventos fortes.

Tipos de rosa do deserto
Imagem: CLAUDIA MARTINS – Vaso com rosas do deserto

Além disso, por ser uma flor originária de regiões desérticas, ela tem a capacidade de fazer a reserva de água. Já seu formato bem característico, faz com que a planta lembre muito uma árvore pequena bem florida e com raízes expostas, podendo ser o destaque de um jardim vertical, por exemplo. Para saber mais dicas de como cuidar em casa dessa linda flor, acesse o link.

Anúncios

Tipos de rosa do deserto

Separamos quatro espécies de rosa do deserto, entre mais de 450 gêneros que contemplam a família que a flor pertence, para você conhecer um pouco mais o respectivo cultivo e características.

1- Adenium obesum

A Adenium obesum, é um dos tipos de rosa do deserto que é classificada como um exemplar clássico de planta exótica. Ela é comumente encontrada na região sul do Sudão e Senegal, onde se desenvolve como uma espécie de arbusto suculento.

Tipos de rosa do deserto
Imagem: fireopal82 – Rosa do desero Adenium obesum

Como característica, ela pode chegar até aos 6 metros de altura e desenvolve flores com uma coloração que varia do branco ao vermelho (chegando a tons de rosa), principalmente quando é cultivada em um clima mais quente e seco. Já o solo ideal para esse tipo de rosa do deserto, deve possuir uma ótima drenagem e ser rico em nutrientes.

Anúncios

2- Adenium swazicum

Também conhecida como rosa do deserto de verão, a Adenium swazicum está entre um dos principais tipos de rosa do deserto que é típica de florestas tropicais da África do Sul. Normalmente ela se desenvolve na época do verão e pode florescer durante todo o resto do ano, dando origem a flores constituídas por pétalas com coloração lilás bastante intensa.

Tipos de rosa do deserto
Imagem: cuidar_de_rosas_do_deserto – Vaso com Adenium Swazicum

Entre os cuidados para cultivar esse tipo de rosa do deserto, basta cuidar com a exposição ao sol que deve ser pleno durante algumas horas do dia, um solo com muitos nutrientes e bem drenado, além de regas moderadas que devem ser feitas apenas quando o solo estiver totalmente seco.

Anúncios

3- Adenium multiflorum

A Adenium multiflorum, é um dos tipos de rosa do deserto que se desenvolve muito bem em regiões com o clima mais frio. Como característica, ela floresce uma linda flor em formato de estrela que varia entre as cores branca, vermelha ou rosa.

Tipos de rosa do deserto
Imagem: cuidar_de_rosas_do_deserto – Vaso com Adenium Multiflorum

Além de requerer um clima mais frio, os cuidados para seu cultivo são bem semelhantes às de outros tipos de rosa do de deserto, devendo manter o cultivo em um solo com boa drenagem, rico em nutrientes e realizar as regas apenas quando o solo estiver seco.

Veja também

6 comentários em “3 tipos de Rosa do deserto que são exóticas e ornamentais.”

  1. Desejo saber como cultivar Rosa do deserto tenho algumas mudas mas estão muito feia preciso saber de alguma coisa que eu possa fazer para que elas fiquem bonita obrigada,eu Marinete agradeço.

    Responder

Deixe um comentário