Cerca viva: dicas, ideias, cuidados +5 espécies mais utilizadas para compor o paisagismo.

Suzana Machado

Updated on:

cerca viva

A cerca viva, é uma das opções ideais para quem procura por uma alternativa natural para fazer a separação de ambientes, compor paisagismos e ainda promover mais privacidade para os moradores na área externa com piscina ou churrasqueira.

Anúncios

Afinal, é possível escolher algumas espécies de trepadeiras, arbustos ou pequenas árvores para compor a cerca viva, dando mais liberdade para substituir o uso do habitual muro de concreto ou cercas de arame.
Imagem: jcomp

Onde usar a cerca viva?

Conhecidas por sua capacidade de criarem divisórias naturais, sem a necessidade do uso de muros de concreto, a cerca viva pode ser utilizada sozinha (somente com a inserção de espécies naturais) ou acompanhada por um pequeno muro, criando um visual super charmoso com um efeito pendente entre as espécies escolhidas para compor o ambiente.

Cerca viva com piscina
Imagem: @arqta.elisabordallo- Cerca viva compondo decoração de área externa com piscina

Dessa forma, a cerca viva pode ser utilizada para formar caminhos demarcados em jardins, criar divisórias em áreas externas que sejam compostas por piscinas e áreas de descanso.

Cerca viva
Imagem: Island Architects (@islandarchitects)

Em outros casos, podem ser usadas acompanhadas por muretas na fachada das residências, criando um visual lindíssimo.

Anúncios

Como cuidar da cerca viva?

Para que sempre fiquem encantadoras, as cercas vivas precisam de alguns cuidados e manutenções frequentes, que incluem podas recorrentes, irrigação e reposição do adubo quando se faz necessário. Tudo isso irá depender da espécie escolhida para formar a cerca viva.

Pode de cerca viva
Imagem: Chácara do zero (@chacara_do_zero)

Contudo, no caso das cercas vivas, existem dois tipos de podas que podem ser feitas: as de formação e as de manutenção. No caso das podas de formação, elas são mais utilizadas para “treinar” a forma como a cerca irá crescer até chegar no seu formato final.

cerca viva 4 Cerca viva: dicas, ideias, cuidados +5 espécies mais utilizadas para compor o paisagismo.
Imagem: casadoconstrutorfortalezaoeste

Já a pode de manutenção, é feita após a cerca viva estar no formato já desejado e busca manter essa forma, afim de sempre manter um visual mais belo para o local.

Espécies recomendadas para uma cerva viva

A escolha das espécies que irão compor a sua cerca viva, dependerá muito da finalidade para que ela será utilizada, além do seu gosto. Por isso, citaremos a seguir, as espécies mais utilizadas em cercas vivas e que trarão ainda mais beleza para o seu lar.

Anúncios

1. Tumbérgia-arbustiva

Uma das espécies de plantas mais escolhidas para compor pergolados e cercas vivas, devido a sua beleza, versatilidade e fácil manutenção, é a Tumbérgia-arbustiva.

cerca viva 5 Cerca viva: dicas, ideias, cuidados +5 espécies mais utilizadas para compor o paisagismo.
Imagem: Canto no Capricho – Lu (@cantonocapricho)

Ela cresce e desenvolve lindos arbustos que podem chegar a 2.5 m de altura e que ainda dão flores com uma coloração azulada ou branca com o centro amarelo.

2- Clúsia

A clúsia, é muito conhecida pela altura que podem alcançar e pelo formato bem característicos de suas folhas, que lembram um gota, em um coloração bem esverdeada.

cerca viva 6 Cerca viva: dicas, ideias, cuidados +5 espécies mais utilizadas para compor o paisagismo.
Imagem: Casa De Flor (@casadefloroficial)

Além disso, ela ainda desenvolve pequenas flores de cor branca que crescem principalmente entre a primavera e verão.

Anúncios

3- Manacá

Outra espécie muito escolhida por quem prefere uma cerca viva com mais cara de árvores do que arbustos, é o manacá.

cerca viva 7 Cerca viva: dicas, ideias, cuidados +5 espécies mais utilizadas para compor o paisagismo.
Imagem: novoconsciente

Eles são conhecidos pela altura que alcançam, podendo variar entre 1m e 12m de altura e ainda podem desenvolver flores com as mais variadas cores.

4- Amor-agarradinho

O amor-agarradinho por sua, é uma das espécies de trepadeiras mais escolhidas para compor a decoração de pergolados de madeira e cercas vivas que sejam acompanhadas de muretas.

cerca viva 8 Cerca viva: dicas, ideias, cuidados +5 espécies mais utilizadas para compor o paisagismo.
Imagem: alexandrepacheco67

Afinal, suas flores são bem delicadas e lembram um pequeno coração, proporcionando dessa forma, um visual super romântico e encantador, que sempre crescem entre a primavera e o verão.

Anúncios

5- Murta

A murta, é uma espécie de árvore ornamental que pode alcançar até 7 m de altura, sendo muito utilizada para compor cercas vivas que necessitem de uma maior privacidade para os moradores.

cerca viva 9 Cerca viva: dicas, ideias, cuidados +5 espécies mais utilizadas para compor o paisagismo.
Imagem: um.cacto95

Além disso, elas ainda se caracterizam pelo formato de suas folhagens verdes bem escuras e o desenvolvimento de flores que variam do branco ao creme que crescem o ano todo.

Veja também

Deixe um comentário