Já pensou em compor o paisagismo do seu jardim externo com o cultivo de plantas tropicais? Por serem espécies nativas, elas conseguem dar um aspecto um tanto quanto “selvagem” e exótico para o local.
Imagem: Scott Webb
O que são plantas tropicais?
As plantas tropicais são nativas de regiões que se caracterizam por temperaturas mais altas, além de um maior índice de chuva durante o ano todo. Como destaque, elas impressionam por desenvolverem lindas flores coloridas e folhas vistosas.
Dessa forma, é possível criar um paisagismo incrível para o jardim, repleto de flores com um aspecto exótico, necessitando apenas de regas frequentes, boa adubação e uma maior exposição a luz do sol, mesmo que em alguns casos prefiram ficar a meia-sombra.
Plantas tropicais para jardim
Para que você possa se inspirar e ter ideias de algumas plantas tropicais para cultivar em seu jardim, confira 5 espécies que criam um paisagismo lindo e exótico para o local.
1- Planta Yucca
A yuuca, é uma linda planta tropical que adora se desenvolver em um clima mais seco e quente. Necessita apenas de alguns cuidados quanto a exposição direta ao sol, já que ela prefere crescer mais no sol pleno ou em meia-sombra.
Quanto a frequência de suas regas, o ideal é que sejam feitas pelo menos duas regas durante a semana, cuidando para que a terra não fique seca por muito tempo e evitando o encharcamento das raízes da planta.
2- Ave do paraíso
Uma das plantas tropicais mais encontradas nos projetos de paisagismos, é a Ave do paraíso. Além de compor jardins, ela ainda é bastante usada em arranjos e na ornamentação de diversos eventos.
Assim como a maioria das plantas tropicais, ela prefere se desenvolver em um solo úmido, mas que não seja encharcado. Dessa forma, é recomendado que suas regas sejam feitas por até duas vezes na semana para manter o solo sempre úmido.
3- Dracena
A dracena é outra planta que adora se desenvolver em climas tropicais, preferindo ainda que seu cultivo seja exposto ao sol pleno ou em meia-sombra. Para que se desenvolva corretamente, é recomendado adubar o solo com matéria orgânica logo ao fim do inverno.
Já suas regas, devem ser feitas apenas uma vez por semana, cuidando para que não seja fornecida muita água entre as regas.
4- Costela de adão
Com certeza, a Costela de adão é uma das plantas tropicais mais queridinha entre os paisagistas. Preferindo um ambiente mais de meia-sombra para se desenvolver, a costela de adão não gosta de receber a luz direta do sol por muito tempo. Caso receba, pode acabar tendo suas folhas danificadas.
Quanto as suas regas, o ideal é que sejam feitas cerca de duas regas por semana, devendo verificar antes de cada rega como está a umidade do solo.
5- Antúrio
Se tem uma planta que é super versátil, podendo ser cultivada desde jardins externos, quanto ambientes internos, é o antúrio. Além de serem fáceis de serem cultivadas, elas desenvolvem uma linda flor.
Entre os cuidados para seu desenvolvimento, está o cuidado com a exposição à luz, que deve ser a meia-sombra e sem o recebimento da luz direta do sol em suas folhas, além de regas frequentes para manter o solo sempre úmido.
Administradora por formação, é uma entusiasta da decoração e jardinagem. Ama suculentas, flores e jardins. Aliás, entre seus hobbies estão os cuidados com as pequenas suculentas e jardins internos.
Deixe um Comentário