Antúrio (Anthurium): tipos +3 dicas para cultivar em casa.

Suzana Machado

Antúrio

Ah, o Antúrio. Provavelmente uma das plantas mais lembradas na época da infância, sempre presente nas casas de nossas avós em vários vasos decorativos e em canteiros, encantando os ambientes com todo o seu charme. No passado, os Antúrios já foram muito cobiçados e era o queridinho por quem adorava cuidar de uma planta em casa.

Anúncios

Já nos dias atuais, a planta ainda segue viva, porém já é vista mais como um clássico da jardinagem, podendo enfeitar ambientes interno exigindo apenas que fiquem em um ambiente bem iluminado, onde possam receber o a luz direta do sol já no início da manhã ou ao final da tarde.
Imagem: Inna Rabotyagina

Características do Antúrio

Nativa de áreas tropicais da América, O Antúrio (Anthurium) desde o passado já é considerada como uma das plantas queridinhas para compor a decoração de ambientes, seja para ser destaque em uma sala decorada ou até mesmo em uma varanda.

Antúrio
Imagem: Monstera – Vaso com a planta decorando ambientes

O grande destaque da planta, é a flor do antúrio, que na verdade é uma espata avermelhada ao meio de folhagens esverdeadas com a coloração bem intensa. Só tome cuidado para deixar a planta longe de crianças e de animais de estimação, por ser tóxica.

Anúncios

Principais tipos de Antúrios

É possível encontrar uma variedade de espécies da planta na natureza, como a variedade branca, rosa, marrom, salmão, entre outros. Porém, o tipo de antúrio mais conhecido no Brasil, é o antúrio vermelho.

Cuidados com o Antúrio

Para que a planta se desenvolva corretamente e possam dar suas flores, é preciso seguir alguns cuidados ao serem cultivados.

Anúncios

Dessa forma, você pode prolongar a vida das flores da planta por até 3 meses, além de poderem produzir novas flores ao resto de todo o ano.

1- Exposição a luz

A principal dúvida quanto aos cuidados para o correto desenvolvimento da planta, é se o antúrio gosta sol ou sombra. O ideal, é que para quem quer cuidar da planta dentro de casa, deixar sempre próxima a uma janela, para que fique a meia-sombra e não recebe a luz direta do sol o tempo todo.

Antúrio
Imagem: Thiea Alhoz – Vaso exposto a iluminação do sol

No caso da espécie de antúrio vermelho, que normalmente é o tipo mais cultivado no Brasil, ainda é preciso cuidar para que a planta possa ficar em um local arejado. O ar fresco também é um ponto fundamental para que ela possa florescer.

Anúncios

2- Regas

O antúrio é uma planta que gosta de ficar sempre em ambientes mais úmidos. Por isso, tenha sempre o cuidado de verificar como está o solo onde ela está sendo cultivada para que ele esteja sempre úmido.

Antúrio
Imagem: Teona Swift

O recomendado é de fazer até 3 regas na semana e fazer o teste do dedômetro antes de fazê-las.

Anúncios

3- Adubação

Quanto a adubação recomendada para cultivar os antúrios, o ideal é que você faça adubações frequentes com algum fertilizante orgânico. Assim, você terá sempre florações vistosas e lindas durante o ano.

Veja também

14 comentários em “Antúrio (Anthurium): tipos +3 dicas para cultivar em casa.”

Deixe um comentário