Planta ave-do-paraíso: dicas +4 cuidados para cultivar essa planta tropical.

Suzana Machado

Flor ave-do-paraiso

A Estrelícia (Strelitzia reginae), ou flor ave-do-paraíso como é popularmente conhecida, é uma planta tropical, que lembra muito o formato de um pássaro e possui um aspecto extremamente exótico, fazendo com que ela seja muito cultivada para compor o paisagismo de jardins.

Anúncios

Curioso, que a planta recebeu essa identificação como uma forma de homenagear a rainha Carlota Sofia. Aliás, no Brasil, a ave-do-paraíso é uma das plantas mais escolhidas para serem cultivadas em jardins externos, devido a facilidade para se adaptar ao nosso clima e por não ser difícil d realizar o seu cultivo.
Imagem: Magda Ehlers

Pode ser cultivada em vaso?

Por mais lindas que sejam as flores da ave-do-praraíso, não é muito recomendado fazer o cultivo da planta em vasos, já que ela desenvolve raízes carnudas que podem atrofiar e prejudicar o seu crescimento.

Anúncios

Como cultivar a flor ave-do-paraíso?

Como citado logo acima, o cultivo do paraíso é relativamente fácil e demanda apenas de alguns cuidados para que ela consiga se desenvolver, desde a correta exposição a luz do sol, cuidados com o solo e regas.

1- Exposição a luz

O principal cuidado para que a flor ave-do-paraíso consiga se desenvolver corretamente, é a exposição necessária da planta na luz direta do sol. O ideal, é que ela fique exposta a luz direta do sol por pelo menos 6 horas por dia.

flor ave do paraiso 1 Planta ave-do-paraíso: dicas +4 cuidados para cultivar essa planta tropical.
Imagem: Pexels

Caso ela não consiga receber muita luz do sol, ela pode acabar não florescendo como é esperado.

Anúncios

2- Frequência das regas

Em relação as regas, o recomendado é que elas sejam feitas de uma forma controlada, cuidando para que o solo sempre fique úmido, mas sem exagerar para que o solo não fique encharcado.

flor ave do paraiso 2 Planta ave-do-paraíso: dicas +4 cuidados para cultivar essa planta tropical.
Imagem: Pexels

O ideal, é que sejam feitas pelo menos duas regas por semana e somente quando for observado que o solo já está ficando seco.

3- Cuidados com o solo

Uma das grandes vantagens da ave-do-paraíso está na facilidade para ela se desenvolver em solos drenados e que sejam ricos em matéria, podendo ser usado a borra de café e outros tipos de adubos orgânicos.

Anúncios

4- Podas

Por fim, tenha um certo cuidado quanto as podas frequentes que devem ser realizadas na ave-do-paraíso, já que sempre acontece de aparecer folhas e flores secas na planta. Assim, você consegue manter sempre um aspecto de limpeza e não estraga seu encanto.

Veja também

1 comentário em “Planta ave-do-paraíso: dicas +4 cuidados para cultivar essa planta tropical.”

Deixe um comentário