Planta comigo ninguém pode: curiosidades e 6 dicas para cuidar em casa.

Suzana Machado

Updated on:

Planta Comigo ninguem pode

A planta comigo ninguém pode, é conhecida como uma planta de alto valor ornamental, que embeleza qualquer paisagismo ou ambiente com suas folhagens lindas e ainda é conhecida por ser muito tóxica e ter a capacidade de afastar energias ruins dos ambientes.

Anúncios

Aliás, o nome comigo-ninguém-pode foi dado a planta justamente por fazer referência a sua toxidade, devido aos elementos presentes nela, que podem causar até mesmo a perca temporária da capacidade de fala. Portanto, deve ser mantida fora do alcance de crianças e de animais de estimação.
Imagem: Pexels User

A planta comigo ninguém pode é venenosa?

Com um aspecto muito inofensivo e até mesmo chamativo, é impossível pensar que a planta faça algum mal. Porém, a planta comigo-ninguém-pode possui em seu caule e nas suas folhas, células conhecidas pelo nome de idioblastos.

Planta comigo ninguém pode
Imagem: greenie.babies – Vasos com a Dieffenbachia Seguine

Essas células possuem como função, fazer o armazenamento de pequenas quantidades de cristais de oxalato de cálcio, conhecidos por ráfides.

Anúncios

Características da planta comigo ninguém pode

Por mais que possua certa toxidade, a planta comigo-ninguém-pode tem outras características que ainda assim fazem o cultivo da planta ser muito apreciado.

comigo ninguem pode sc capa Planta comigo ninguém pode: curiosidades e 6 dicas para cuidar em casa.
Imagem:  ANKUR MADAN

Seu aspecto rústico, por exemplo, e a facilidade para se desenvolver em locais mais de sombra, faz dela uma ótima opção para quem quer cuidar de uma planta dentro de casa que não precise de muitos cuidados.

A planta comigo-ninguém-pode é tóxica?

Infelizmente, a própria Sociedade Brasileira de Dermatologia, classifica essa substância como um elemento tóxico que pode provocar edemas na garganta, que asfixiam a vítima e podem levar até mesmo a óbito em alguns casos.

Anúncios

Elemento de decoração

comigo-ninguém-pode
Imagem: Tiia Pakk – Vasos decorativos com a planta

Devido a sua característica, a comigo-ninguém-pode acaba sendo a espécie ideal de planta de sombra para compor a decoração de diversos ambientes internos, desde escritórios, escadarias, sala-de-estar e até mesmo no hall de entrada.

Significados da planta comigo ninguém pode

Além da facilidade para ser cultivada e do aspecto decorativo da planta aos ambientes, ainda existe a questão da superstição que envolve a planta.

Anúncios

Acredita-se que a planta comigo ninguém pode tenha a capacidade de tirar o mau-olhado do ambiente onde está sendo cultivada.

Como cuidar da planta comigo ninguém pode?

Os cuidados necessários para que a planta se desenvolva em ambiente internos são de fácil execução, podendo ser feito até mesmo por quem é iniciante no mundo da jardinagem.

1- Exposição a luz

Para o correto desenvolvimento da planta, o recomendado é que ela seja cultivada em um ambiente com iluminação meia-sombra, mas que receba durante o dia um pouco da luz da indireta do sol.

comigo-ninguem-pode
Imagem: plantscape.dm

Dessa forma, a planta comigo-ninguém-pode consegue manter a coloração manchada de suas folhas. Se ficar longe do sol, essas manchas podem acabar sumindo.

Anúncios

2- Temperatura

É importante manter um certo cuidado quanto a temperatura ambiente de onde a planta será cultivada. O intervalo entre temperaturas mais recomendado para ela se desenvolver corretamente, é entre 20°C e 30°C e que o ar do ambiente seja úmido.

3- Regas

As regas da planta comigo ninguém pode devem ser feitas de acordo com a umidade presente no solo. Quando você verificar que ele está seco, chegou a hora de regar.

Anúncios

Tome cuidado apenas para não encharcar o solo durante as regas, pois a água em excesso poderá levar ao apodrecimento das suas raízes.

4- Solo e adubação

O solo ideal para o cultivo da comigo-ninguém-pode deve ser rico em matéria orgânica e ter uma boa drenagem. Um bom substrato para ser utilizado é a mistura entre areia, terra e uma porção de húmus de minhoca.

comigo-ninguem-pode
Imagem: haleeyy_rose_

Além disso, para que sua drenagem seja ainda mais eficiente, você pode colocar uma camada de argila expandida ou brita no fundo do vaso da sua planta.

Problemas comuns da planta comigo-ninguém-pode

1- Folhas amarelas

Caso as folhas da sua planta comecem a ficar amareladas, uma a uma, saiba que isso acaba fazendo parte do ciclo dela.

Anúncios

Agora, se várias folhas começarem a ficar amareladas de uma só vez pode ser que você esteja exagerando um pouco na quantidade de água nas regas.

2- Folhas marrons

Outra coloração comum nas folhas, que pode ser observada da comigo-ninguém-pode, é a marrom. Neste caso, pode ser que alguma doença fúngica tenha se instalado na planta, conhecida como antracnose.

Normalmente ela ocorre mais quando a planta está sendo cultivada em um ambiente onde a temperatura foge do ideal, pegando excesso de frio e umidade.

Veja também

1 comentário em “Planta comigo ninguém pode: curiosidades e 6 dicas para cuidar em casa.”

Deixe um comentário