Peperômia melancia: saiba tudo sobre essa planta incrível

Peperômia melancia: saiba tudo sobre essa planta incrível

Você já conhece a peperômia melancia? Essa é uma planta ornamental que vem conquistando cada vez mais os amantes de jardinagem, especialmente os que gostam do estilo urban jungle. Com suas folhas redondas e estampadas, que lembram a fruta que dá nome à espécie, a peperômia melancia é uma planta que chama a atenção pela sua beleza e delicadeza.

Anúncios

Além disso, ela é muito fácil de cuidar, podendo ser cultivada dentro de casa, em vasos ou jardineiras. Neste artigo, você vai aprender tudo sobre a origem, as características e os cuidados com a peperômia melancia. Confira!
Imagem: oficina_manual

Origem da peperômia melancia

A peperômia melancia (Peperomia argyreia) é uma planta nativa da América do Sul, especialmente do Brasil, da Bolívia e do Peru. Ela pertence à família das Piperaceae, a mesma da pimenta e do kava, sendo classificada como uma planta herbácea, perene e rizomatosa, ou seja, que se propaga por meio de rizomas, que são caules subterrâneos.

Anúncios

Ela faz parte do grupo das peperômias, que são plantas que possuem mais de 1000 espécies, com diferentes formas, cores e tamanhos de folhas. A variedade “melancia” é uma das mais populares e procuradas, por causa do seu visual exótico e atraente.

Características da peperômia melancia

A peperômia melancia é uma planta de pequeno porte, que não costuma ultrapassar os 30 cm de altura. Ela possui um caule ereto, de cor verde claro, que sustenta as suas folhas. Suas folhas são o grande destaque da planta, pois são arredondadas, carnudas, brilhantes e possuem um padrão que lembra muito a casca de uma melancia.

Imagem: Floricultura Pilger (@floriculturapilger) – Folhas da pep. melancia que lembram a casca de uma melancia

Elas são de cor verde escuro, com listras prateadas que contrastam com o fundo e são dispostas em pares opostos ao longo do caule, formando uma roseta. A peperômia melancia também produz pequenas flores brancas, que surgem na ponta de hastes finas e longas, mas elas não são muito ornamentais.

Anúncios

Como cuidar da peperômia melancia?

A peperômia melancia é uma planta que não exige muitos cuidados, sendo ideal para quem quer ter um pouco de verde em casa, mas não tem muito tempo ou experiência com jardinagem. Ela se adapta bem a ambientes internos, desde que receba uma boa iluminação indireta e tenha um solo bem drenado e rico em matéria orgânica.

Escolha do vaso

O vaso ideal para o cultivo da peperômia melancia deve ter furos na parte inferior, para permitir o escoamento da água e evitar o encharcamento do solo, que pode causar o apodrecimento das raízes. Você pode usar vasos de diferentes materiais, como barro, cerâmica ou plástico, mas lembre-se de que cada um deles tem suas vantagens e desvantagens.

Imagem: Pense Verde21 (@penseverde21)

Os vasos de barro e cerâmica são mais porosos e permitem uma maior troca de ar e umidade entre o solo e o ambiente, mas também secam mais rápido e precisam de regas mais frequentes. Os vasos de plástico são mais leves e conservam mais a umidade do solo, mas também têm menos respiro e podem favorecer o acúmulo de água e o surgimento de fungos e bactérias.

Anúncios

Escolha do substrato

O substrato deve ser leve, solto, arejado e bem drenado, para que a água não fique retida e as raízes possam respirar. Ele também deve ser rico em matéria orgânica, que fornece os nutrientes necessários para o desenvolvimento da planta.

Você pode comprar um substrato pronto para plantas ornamentais ou fazer o seu próprio, misturando partes iguais de terra vegetal, areia e húmus de minhoca. Você também pode adicionar outros ingredientes, como esterco de animal seco, borra de café ou bokashi, que são fontes de matéria orgânica e ajudam a melhorar a fertilidade do solo.

Iluminação

A iluminação é outro fator essencial para o crescimento e a beleza da peperômia melancia. Ela é uma planta que gosta de luz, mas não de sol direto, pois isso pode queimar as suas folhas e desbotar as suas cores. O ideal é colocar a planta em um local que receba luz indireta, filtrada por uma cortina ou uma tela, ou que tenha sombra parcial.

Imagem: Cheiro De Verde (@cheirodeverde)

Uma boa dica é colocar a planta perto de uma janela voltada para o leste ou o oeste, onde ela receberá luz suficiente, mas sem excesso. Evite colocar a planta em locais muito escuros, pois isso pode prejudicar o seu desenvolvimento e fazer com que ela perca o seu formato e o seu padrão de folhas.

Anúncios

Frequência das regas

A rega é um dos cuidados mais importantes com a peperômia melancia, pois ela é uma planta que não tolera o excesso de água, que pode causar o apodrecimento das raízes e o amarelamento das folhas. Por outro lado, ela também não gosta de ficar muito tempo sem água, pois isso pode deixar as folhas murchas e sem brilho.

O ideal é manter o solo sempre úmido, mas não encharcado, e regar a planta somente quando o substrato já estiver seco na superfície. Para saber o momento certo de regar, você pode usar o teste do dedo: basta enfiar o dedo no solo e sentir se ele está úmido ou seco. Se estiver úmido, espere mais um pouco; se estiver seco, regue a planta.

Veja Também

7 Comentários

  • Mary Menezes Barbosa Pimentel 19 de novembro de 2022 09:45

    Adorei as explicações. Tenho jardim e sofro muito . As peperonias e similares morrem com muita frequência. Fico doente e volto a comprar. Nao consigobte-las no meu jardim já que sao meus encantos.

  • iracyDonata da Silva 28 de novembro de 2022 08:25

    Sou apaixonada por plantas todos os tipos,mais em especiais as,perobas e bengonias gente são minhas queridinha. Amo,amo de paixão.quer me deixar super feliz dei me uma planta de presente.

  • Salvador 28 de novembro de 2022 22:11

    Onde adquirir semente da peperomia melancia

  • ana 25 de janeiro de 2023 17:07

    As minhas fica com as folhas feias enrugadas. Porque?

  • Vanessa Cristina de souza 1 de fevereiro de 2023 05:20

    Bom.dia!Já a minha não se desenvolver

  • Rejane Lima 10 de fevereiro de 2023 04:37

    A minha as folhas ficam se rasgando eu coloco adubo e ela nao se desenvolve

  • Liene kruscheviky 29 de agosto de 2023 16:17

    Muito bom saber como. Quidar

Comments are closed.