Petúnia: classificações +4 dicas para cultivar e ter lindas flores.

Suzana Machado

Updated on:

Petunia

Originária da América do Sul, a petúnia é uma planta que floresce entre a primavera e verão, encantando jardins e canteiros com suas lindas cores, que podem variar entre o vermelho, azul, rosa, laranja, púrpura, branca e salmão.

Anúncios

Como as petúnias não crescem muito, chegando a atingir até 30 cm de altura no máximo, ela pode ser uma ótima opção de planta rasteira para compor o paisagismo de canteiros, jardins ou até mesmo ser cultivado em vasos.
Imagem: lukesloanphotos

Classificação das petúnias híbridas

As petúnias híbridas podem ser classificadas em 4 categorias.

1- Grandiflora

As petúnias classificadas como grandiflora, se caracterizam pelo tamanho mais de suas flores, que pode atingir até 10 cm de altura.

2- Hedgiflora

Se caracteriza pela forma que se espalham lateralmente quando são cultivadas e pela altura menor quando comparada a outras classificações.

Anúncios

3- Multiflora

Elas são ideais para serem cultivadas em vasos suspensos e suas flores chegam a ter 5 cm de diâmetro.

4- Milliflora

É a variedade de petúnia que possui as menores flores, chegando no máximo a 3 cm de diâmetro. Mesmo assim, são as mais fáceis de serem cultivadas e as mais resistentes.

Anúncios

Como cultivar a petúnia?

1- Invista nas sementes

Uma das melhores maneiras para conseguir aproveitar ao máximo a flor petúnia, é fazer o cultivo da planta através do investimento das suas sementes. , principalmente para quem gosta de semear.

Pwtunia
Imagem: yanks929

Diferente de algumas plantas que demoram para crescer e florescer, a petúnia costuma crescer muito rápido e pode mostrar seus primeiros botões já se formando depois de 3 meses da semeadura de suas sementes.

2- Substrato ideal

O ideal, é que a planta seja cultivada em um substrato rico em matéria orgânica e que possua uma boa drenagem. Nesse caso, pode ser utilizada uma mistura de terra com areia e enriquecer o substrato com casca de ovos, farinha de ossos ou até mesmo a borra de café.

Anúncios

3- Exposição a luz

Petunia
Imagem: Small Magical Garden Spaces
Canteiro com pettunias

Para desenvolver suas lindas flores, é importante que a petúnia seja cultivada em um ambiente bem iluminado, onde possa receber diretamente a luz do sol por algum período do dia.

4- Regas

Por preferir o substrato úmido, é importante cuidar para que as regas sejam realizadas por até 3 vezes na semanas quando os dias estiverem mais frios. Quando os dias ficarem mais quentes, é importante regar todo dia para manter o substrato úmido, cuidando para não encharcar suas raízes.

Veja também

Deixe um comentário