Originária da América do Sul, a petúnia é uma planta que floresce entre a primavera e verão, encantando jardins e canteiros com suas lindas cores, que podem variar entre o vermelho, azul, rosa, laranja, púrpura, branca e salmão.
Como as petúnias não crescem muito, chegando a atingir até 30 cm de altura no máximo, ela pode ser uma ótima opção de planta rasteira para compor o paisagismo de canteiros, jardins ou até mesmo ser cultivado em vasos.
Imagem: lukesloanphotos
Classificação das petúnias híbridas
As petúnias híbridas podem ser classificadas em 4 categorias.
1- Grandiflora
As petúnias classificadas como grandiflora, se caracterizam pelo tamanho mais de suas flores, que pode atingir até 10 cm de altura.
2- Hedgiflora
Se caracteriza pela forma que se espalham lateralmente quando são cultivadas e pela altura menor quando comparada a outras classificações.
3- Multiflora
Elas são ideais para serem cultivadas em vasos suspensos e suas flores chegam a ter 5 cm de diâmetro.
4- Milliflora
É a variedade de petúnia que possui as menores flores, chegando no máximo a 3 cm de diâmetro. Mesmo assim, são as mais fáceis de serem cultivadas e as mais resistentes.
Como cultivar a petúnia?
1- Invista nas sementes
Uma das melhores maneiras para conseguir aproveitar ao máximo a flor petúnia, é fazer o cultivo da planta através do investimento das suas sementes. , principalmente para quem gosta de semear.
Diferente de algumas plantas que demoram para crescer e florescer, a petúnia costuma crescer muito rápido e pode mostrar seus primeiros botões já se formando depois de 3 meses da semeadura de suas sementes.
2- Substrato ideal
O ideal, é que a planta seja cultivada em um substrato rico em matéria orgânica e que possua uma boa drenagem. Nesse caso, pode ser utilizada uma mistura de terra com areia e enriquecer o substrato com casca de ovos, farinha de ossos ou até mesmo a borra de café.
3- Exposição a luz
Canteiro com pettunias
Para desenvolver suas lindas flores, é importante que a petúnia seja cultivada em um ambiente bem iluminado, onde possa receber diretamente a luz do sol por algum período do dia.
4- Regas
Por preferir o substrato úmido, é importante cuidar para que as regas sejam realizadas por até 3 vezes na semanas quando os dias estiverem mais frios. Quando os dias ficarem mais quentes, é importante regar todo dia para manter o substrato úmido, cuidando para não encharcar suas raízes.
Administradora por formação, é uma entusiasta da decoração e jardinagem. Ama suculentas, flores e jardins. Aliás, entre seus hobbies estão os cuidados com as pequenas suculentas e jardins internos.
Deixe um Comentário