As zamioculcas caíram no gosto dos brasileiros por se adaptar muito bem em ambientes internos, em especial a zamioculca black, que além de embelezar com suas folhas com uma coloração bem verde escura, ainda é muito prática para se desenvolver e bastante resistente.
Dessa forma, seja para quem é iniciante na jardinagem ou já possui experiência, a zamioculca black é uma excelente opção de planta para ambientes internos para compor a decoração dos ambientes.
Imagem: atelierdasplantasjp2022
Características da Zamioculca black
A zamioculca black se destaca pela característica de suas folhas, que são bem mais escuras que as folhas da zamioculca comum. Contudo, a cor escura surge naturalmente nesse tipo de zamioculca, sem que necessite de técnicas de pinturas ou maquiagem para que ela fique escura.
Entretanto, não se espante se ao nascer novos brotos da zamioculca black, elas crescerem primeiro com as folhas mais claras.
Afinal, quando as folhas ainda estão novas, ela crescerão com uma cor verde mais clara, se tornando mais escura conforme vai se desenvolvendo. Assim, chegam ao ponto da sua cor ficar próxima a cor preta.
Como cuidar da zamioculca black?
Muito indicada para quem mora em apartamento ou até mesmo para quem prefere cuidar de suas plantas em ambientes internos, para que a zamioculca black possa se desenvolver corretamente, devem ser seguidos os mesmos cuidados que a zamioculca comum necessita, por mais resistente que ela seja.
1- Exposição a luz do sol
A zamioculca black também é uma planta muito conhecida por conseguir se desenvolver em ambientes que possuam uma baixa exposição a luz do sol.
Contudo, é importante lembrar de deixar seu vaso com a planta em um local onde ela possa receber a luz indireta do sol.
2- Solo e adubação ideal
A zamioculca negra prefere se desenvolver em um solo que possua uma boa drenagem e adubado na medida certa.
Por isso, para melhorar a drenagem do solo você pode utilizar perlita ou areia e adubar o solo com fertilizante líquido, caso você queira que sua planta aumente de tamanho.
3- Frequência das regas
Um dos motivos pelo qual as zamioculcas são muito procuradas para serem cultivadas, está na praticidade para serem cultivadas. Suas regas, por exemplo, devem ser feita apenas quando o solo já estiver com uma aparência bem seca.
Afinal, como a zamioculca black se desenvolve a partir de rizomas, eles acabam armazeando água em seu interior. E, se as regas forem feitas de forma muito frequente, pode acabar encharcando suas raízes.
Propagação da zamioculca black
Para fazer a propagação da zamioculca negra, você pode utilizar a técnica de estacas ou por divisão, sendo que a técnica por divisão é a mais indicada por ser mais simples de fazer.
Neste caso, basta separar alguns rizomas (batatinhas) da planta quando for fazer o replantio e passar para um novo vaso.
Administradora por formação, é uma entusiasta da decoração e jardinagem. Ama suculentas, flores e jardins. Aliás, entre seus hobbies estão os cuidados com as pequenas suculentas e jardins internos.
1 Comentar
Eu tenho a Zamioculca Black. É muito linda!
Deixe um Comentário