Tolerantes ao frio e com flores de cores bem vivas, a flor azaleia estão entre os arbustos mais cultivados em jardins por deixarem os locais ainda mais belos e valiosos.
Entretanto, é possível encontrar para serem cultivadas espécies de azaleias perenes, que podem manter suas folhas durante o ano todo, e espécies caducifólias, que acabam derrubando suas folhas assim que o inverno se inicia.
Imagem: Claudia Zuidema
Características da flor azaleia
Muito encontrada em pequenos quintais, jardins e até mesmo em vasos decorativos, a azaleia se destaca pela ampla variedades de tipos que podem ser cultivadas, sendo que a maioria delas desenvolvem lindas folhas de tons de bordô, rosa, laranja, dourado e amarelo, que acabam caindo perto do outono.
Já outros tipos de azaleias, podem ser mais resistentes ao frio e se desenvolvem durante quase toda parte do ano, devendo apenas manter alguns cuidados quanto ao seu cultivo.
1- Espécies perenes
Como citado a cima, algumas azaleias são perenes e apreciam muito a presença de sombra para poderem se desenvolver corretamente.
Caso sejam expostas a luz direta do sol por muito tempo, podem ter suas flores e folhas queimadas. Aliás, esse tipo de azaleia não perde suas folhas no inverno e pode se desenvolver o ano todo.
2- Espécies caducifólias
Por outro lado, existem as espécies de azaleias caducifólias, que florescem apenas na primavera e perdem suas folhas logo no outono. Na maioria das vezes, esse tipo de flor azaleia desenvolve cores que variam entre o amarelo, dourado, laranja e bordô.
Como cuidar da azaleia?
Sejam elas cultivadas em jardins e quintais ao ar livre ou em vasos decorativos, as azaleias precisam de alguns cuidados para que desenvolvam suas lindas flores.
1- Cuidados com o solo
Tenha cuidados com as características do solo onde sua flor azaleia será cultivada. De um modo geral, elas preferem se desenvolver em um solo que seja livre de calcário e um pouco mais ácido. Para confirmar o pH do solo em questão, você pode utilizar um kit de teste de pH do solo.
O kit poderá informar com precisão quão ácido ou básico ele está, sendo que o recomendado é que o solo esteja entre o pH 4,5 a 6,0. Para manter os nutrientes necessários no solo, você pode preparar ele com um alto teor de matéria orgânica, desde adubos ou cascas de compostagem. Vanessa Souto, da YUCCA PLANTAS, explica que o substrato deve ser previamente adubado para que floresça logo na primavera.
2- Exposição ao sol
Por mais que algumas espécies de azaleias prefiram crescem em um ambiente mais na sombra, é importante que elas tenha algum contato com a luz direta do sol. Quando a planta ficar muito exposta a sombra, sem presença do sol, o seu crescimento não será estimulado e sua floração não se desenvolverá.
Por outro lado, se receberem muita luz direta do sol, as folhas e flores poderão ser queimadas. Por isso, se atente a dose do sol.
3- Frequência das regas
As regas da flor azaleia também devem ser controladas. De um modo geral, quando elas recebem muitas regas e seu solo fica encharcado, elas tendem a não se desenvolver. Contudo, elas também não se desenvolvem corretamente se o solo estiver sempre seco.
Para manter o equilíbrio, o recomendado é fazer o uso de um sistema de irrigação que seja feito por gotejamento ou usar gotejadores prontos para o uso em lojas para jardinagem.
Administradora por formação, é uma entusiasta da decoração e jardinagem. Ama suculentas, flores e jardins. Aliás, entre seus hobbies estão os cuidados com as pequenas suculentas e jardins internos.
Deixe um Comentário