Como cuidar do Lírio da paz para florir? conheça 3 dicas essenciais.

Suzana Machado

Updated on:

Lírio da paz

Conhecido por sua capacidade de absorver energias negativas e purificar o ambiente, o Lírio da paz, assim como a Zamioculca, é uma planta que se adapta fácil em ambiente internos e que não pegam muito a luz direta do sol.

Anúncios

Essa característica da Spathiplyllum wallisii, fez com que a planta ganhasse destaque na decoração de ambientes que usam as plantas de sombra, tornando o local ainda mais belo com suas encantadoras pétalas de cor branca.
Imagem: Elena Golovchenko

Características do Lírio da paz

Formando lindas folhagens de cor esverdeada e desenvolvendo uma linda flor branca que se assemelha à uma pétala, o Lírio da paz é uma planta natural de regiões que possuem o clima tropical, crescendo em solos de florestas que ficam sombreadas pela mata.

Lírio da paz
Imagem: Pexels – Vasos com Lírio da paz próximos a janela

Aliás, tal motivo faz com que a planta seja tão cultivada em vasos decorativos em ambientes internos. Porém, o ideal para o desenvolvimento saudável da planta é de receber pelo menos algumas horas de luz indireta do sol logo pela manhã, pois tendem a florescer melhor.

Anúncios

Flor do Lírio da paz

Ao contrário do que possa parecer, a parte branca da planta que se desenvolve e fica nitidamente visível, não é a verdadeira flor do Lírio da paz.

Lírio da paz
Imagem: Pexels – Flor do Lírio da paz

Essa parte branca é na verdade sua inflorescência (bráctea) onde nasce sua flor que se assemelha a uma haste, que fica no meio dela, chamada de espádice.

Significados do Lírio da paz

O Lírio da paz ainda carrega consigo alguns significados que podem trazer para o ambiente onde estão sendo cultivadas a harmonia, pureza, esperança, paz e tranquilidade, além de ser uma das plantas ideias para quem quer purificar o local.

Como cultivar o Lírio da paz?

Por mais que seja uma planta que não demande de muitos cuidados e se desenvolva muito bem em ambientes internos que tenham pouca incidência de luz, é importante seguir algumas dicas para que ele se desenvolva corretamente.

Anúncios

Inclusive, a maior dificuldade em relação a planta, é quanto aos cuidados de como cuidar do Lírio da paz para florir.

1- Exposição a luz do sol

Como foi citado anteriormente, a principal característica do Lírio da paz está em seu desenvolvimento em ambientes que possuem sombra. Por isso, a espécie deve ser cultivada em vasos e canteiros que possam ficar longe da luz direta do sol na maior parte do dia.

Anúncios

Afinal, como a planta não tolera muito a luz direta do sol, se ficar totalmente exposta ao sol por longos períodos as suas folhas podem acabar sendo queimadas. Por isso, cuide para sempre manter a planta em um local mais a sombra ou em meia-sombra.

2- Substrato e adubação

Se por um lado, você não precise se preocupar muito om a exposição da planta a luz direta do sol, por outro lado, você deve ser muito cuidadoso na escolha do substrato a ser utilizado para cultivar a espécie.

Lírio da paz
Imagem: Karolina Grabowska – Cultivo em vaso do Lírio

Se for cuidar do Lírio da paz em vasos, mais em ambientes internos, o ideal é fazer o uso de um substrato próprio para a planta, misturado a uma porção de vermiculita. Esse preparo de substrato irá ajudar a manter a umidade do solo. Quanto a adubação, procure sempre utilizar algum tipo de adubo orgânico.

3- Regas

Em relação as regas do Lírio da paz, elas devem ser feitas com frequência, cuidando sempre para manter o solo úmido. Só cuide para não exagerar na quantidade de água em cada rega. Por mais que a planta precise de bastante água para se desenvolver, o solo não pode ficar encharcado.

Anúncios

Para não errar a dose, faça sempre o teste do dedômetro, afundando a ponta do dedo na superfície do solo. Caso sinta que ele está seco, faça a rega da planta. Se ela ficar longos períodos sem água, sua flor acaba ficando totalmente murcha, principalmente quando está sendo cultivada em ambientes internos.

Quando o Lírio da paz dá flores?

Seguindo todos os cuidados necessários, a planta pode florescer até duas vezes ao ano, entre os meses de janeiro a março e depois entre os meses de julho a setembro.

Veja também

26 comentários em “Como cuidar do Lírio da paz para florir? conheça 3 dicas essenciais.”

  1. O meu lírio dá flor o ano todo, ele vive ornamentando a igreja, eu uso somente adubo orgânico, mantenho na sombra sempre úmido

  2. Estava com um vaso muito entousserado, desfiz em vasos menores, estou aguardando novas florações! Quando fazemos mudas, ele demora para florir? Porque gosto da floração! Também tenho outras plantas, zamiocuca, orquideas,,calachoe rosas do deserto e outras plantas! Gosto de todas, porque são muito lindas!

Os comentários estão encerrado.