Conhecido por sua capacidade de absorver energias negativas e purificar o ambiente, o Lírio da paz, assim como a Zamioculca, é uma planta que se adapta fácil em ambiente internos e que não pegam muito a luz direta do sol.
Essa característica da Spathiplyllum wallisii, fez com que a planta ganhasse destaque na decoração de ambientes que usam as plantas de sombra, tornando o local ainda mais belo com suas encantadoras pétalas de cor branca.
Imagem: Elena Golovchenko
Características do Lírio da paz
Formando lindas folhagens de cor esverdeada e desenvolvendo uma linda flor branca que se assemelha à uma pétala, o Lírio da paz é uma planta natural de regiões que possuem o clima tropical, crescendo em solos de florestas que ficam sombreadas pela mata.
Aliás, tal motivo faz com que a planta seja tão cultivada em vasos decorativos em ambientes internos. Porém, o ideal para o desenvolvimento saudável da planta é de receber pelo menos algumas horas de luz indireta do sol logo pela manhã, pois tendem a florescer melhor.
Flor do Lírio da paz
Ao contrário do que possa parecer, a parte branca da planta que se desenvolve e fica nitidamente visível, não é a verdadeira flor do Lírio da paz.
Essa parte branca é na verdade sua inflorescência (bráctea) onde nasce sua flor que se assemelha a uma haste, que fica no meio dela, chamada de espádice.
Significados do Lírio da paz
O Lírio da paz ainda carrega consigo alguns significados que podem trazer para o ambiente onde estão sendo cultivadas a harmonia, pureza, esperança, paz e tranquilidade, além de ser uma das plantas ideias para quem quer purificar o local.
Como cultivar o Lírio da paz?
Por mais que seja uma planta que não demande de muitos cuidados e se desenvolva muito bem em ambientes internos que tenham pouca incidência de luz, é importante seguir algumas dicas para que ele se desenvolva corretamente.
Inclusive, a maior dificuldade em relação a planta, é quanto aos cuidados de como cuidar do Lírio da paz para florir.
1- Exposição a luz do sol
Como foi citado anteriormente, a principal característica do Lírio da paz está em seu desenvolvimento em ambientes que possuem sombra. Por isso, a espécie deve ser cultivada em vasos e canteiros que possam ficar longe da luz direta do sol na maior parte do dia.
Afinal, como a planta não tolera muito a luz direta do sol, se ficar totalmente exposta ao sol por longos períodos as suas folhas podem acabar sendo queimadas. Por isso, cuide para sempre manter a planta em um local mais a sombra ou em meia-sombra.
2- Substrato e adubação
Se por um lado, você não precise se preocupar muito om a exposição da planta a luz direta do sol, por outro lado, você deve ser muito cuidadoso na escolha do substrato a ser utilizado para cultivar a espécie.
Se for cuidar do Lírio da paz em vasos, mais em ambientes internos, o ideal é fazer o uso de um substrato próprio para a planta, misturado a uma porção de vermiculita. Esse preparo de substrato irá ajudar a manter a umidade do solo. Quanto a adubação, procure sempre utilizar algum tipo de adubo orgânico.
3- Regas
Em relação as regas do Lírio da paz, elas devem ser feitas com frequência, cuidando sempre para manter o solo úmido. Só cuide para não exagerar na quantidade de água em cada rega. Por mais que a planta precise de bastante água para se desenvolver, o solo não pode ficar encharcado.
Para não errar a dose, faça sempre o teste do dedômetro, afundando a ponta do dedo na superfície do solo. Caso sinta que ele está seco, faça a rega da planta. Se ela ficar longos períodos sem água, sua flor acaba ficando totalmente murcha, principalmente quando está sendo cultivada em ambientes internos.
Quando o Lírio da paz dá flores?
Seguindo todos os cuidados necessários, a planta pode florescer até duas vezes ao ano, entre os meses de janeiro a março e depois entre os meses de julho a setembro.
Administradora por formação, é uma entusiasta da decoração e jardinagem. Ama suculentas, flores e jardins. Aliás, entre seus hobbies estão os cuidados com as pequenas suculentas e jardins internos.
26 Comentários
O meu lírio dá flor o ano todo, ele vive ornamentando a igreja, eu uso somente adubo orgânico, mantenho na sombra sempre úmido
Tenho um lírio a 4 anos nunca floriu.socorro
Adorei a reportagem.
Meu lírio da paz floresce pouco, está dentro de casa, as folhas nascem lindas mas algumas logo ficam queimadas, e observei tbm que em alguns caules, próximo a terra estão pretos. O que será
Me ajudem, amo minha planta, não quero perde-la.
Eu tenho lido da paz está lindo floresce ano todo eu deixo na sombra cuida muito carinho
Estava com um vaso muito entousserado, desfiz em vasos menores, estou aguardando novas florações! Quando fazemos mudas, ele demora para florir? Porque gosto da floração! Também tenho outras plantas, zamiocuca, orquideas,,calachoe rosas do deserto e outras plantas! Gosto de todas, porque são muito lindas!
Deixe um Comentário