As peperômias são muito conhecidas pela beleza e facilidade em serem cultivadas em ambientes internos. A peperômia caperata, é uma das espécies de peperômias que conseguem encantar os ambientes com sua forma ondulada.
Nativa do Brasil, a peperômia caperata, também conhecida como peperomia marrom ou peperomia ondulada, desenvolve folhas compactas e bem texturizadas, podendo ser uma ótima opção para quem gosta de cultivar plantas dentro de casa.
Imagem: ronis_plants
Características da peperômia caperata
A peperômia caperata se caracteriza por ser uma planta herbácea, com folhas densas, arredondadas, carnosas e com uma coloração verde-escura que são muito chamativas.
Imagem: adansonie_4real
Aliás, são justamente essas características, que fazem com essa essa espécie de peperômia seja muito procuradas para ser cultivada em ambientes internos.
Como cultivar a peperômia caperata?
1- Substrato ideal
Angela Cristina, especialista no cultivo de plantas e dona do canal Flor de Camomyla, “O substrato ideal deve ser composto por esterco de vaca, carvão, cerra e cascas de pinus”. Dessa forma, teremos um substrato rico em nutrientes, bem drenado e fofinho.
Assim, as peperômias não acabarão morrendo por excesso de água, que segundo Angela Cristina, é a forma mais comum das peperômias morrerem.
2- Frequência das regas
Para saber o momento ideal de regar a peperômia caperata, deve ser feito sempre o teste do dedômetro. Assim, será mais fácil de verificar se o substrato ainda está úmido ou se já secou e está na hora de regar.
Imagem: wildflower_hippiewitch
A especialista no cultivo de plantas ainda explica que, “As regas da peperômia caperata devem ser feitas ao redor da planta, girando o vaso para que a água vá penetrando no solo aos poucos, molhando de forma uniforme’.
3- Exposição a luz
Por mais encantadora que seja, não é recomendado fazer o cultivo da peperômia caperata no banheiro, já que o ambiente úmido poderá prejudicar a planta. Por isso, o ideal é deixar o vasos com peperômias próximas a uma janela onde possa pegar a luz direta do sol durante a maior parte do dia.
Administradora por formação, é uma entusiasta da decoração e jardinagem. Ama suculentas, flores e jardins. Aliás, entre seus hobbies estão os cuidados com as pequenas suculentas e jardins internos.
1 Comentar
COMECEI RECENTEMENTE..ESSAS PLANTAS ME ALEGRAM.. EXCELLENTE PARA TRATAR MINHA DEPRESSÃO..
Deixe um Comentário