Peperômia caperata: características +3 cuidados para o cultivo da planta.

Suzana Machado

Updated on:

Peperômia caperata

As peperômias são muito conhecidas pela beleza e facilidade em serem cultivadas em ambientes internos. A peperômia caperata, é uma das espécies de peperômias que conseguem encantar os ambientes com sua forma ondulada.

Anúncios

Nativa do Brasil, a peperômia caperata, também conhecida como peperomia marrom ou peperomia ondulada, desenvolve folhas compactas e bem texturizadas, podendo ser uma ótima opção para quem gosta de cultivar plantas dentro de casa.
Imagem: ronis_plants

Características da peperômia caperata

A peperômia caperata se caracteriza por ser uma planta herbácea, com folhas densas, arredondadas, carnosas e com uma coloração verde-escura que são muito chamativas.

Peperômia caperata

Imagem: adansonie_4real

Aliás, são justamente essas características, que fazem com essa essa espécie de peperômia seja muito procuradas para ser cultivada em ambientes internos.

Anúncios

Como cultivar a peperômia caperata?

1- Substrato ideal

Angela Cristina, especialista no cultivo de plantas e dona do canal Flor de Camomyla, “O substrato ideal deve ser composto por esterco de vaca, carvão, cerra e cascas de pinus”. Dessa forma, teremos um substrato rico em nutrientes, bem drenado e fofinho.

Anúncios

Assim, as peperômias não acabarão morrendo por excesso de água, que segundo Angela Cristina, é a forma mais comum das peperômias morrerem.

2- Frequência das regas

Para saber o momento ideal de regar a peperômia caperata, deve ser feito sempre o teste do dedômetro. Assim, será mais fácil de verificar se o substrato ainda está úmido ou se já secou e está na hora de regar.

Peperômia caperata

Imagem: wildflower_hippiewitch

A especialista no cultivo de plantas ainda explica que, “As regas da peperômia caperata devem ser feitas ao redor da planta, girando o vaso para que a água vá penetrando no solo aos poucos, molhando de forma uniforme’.

Anúncios

3- Exposição a luz

Por mais encantadora que seja, não é recomendado fazer o cultivo da peperômia caperata no banheiro, já que o ambiente úmido poderá prejudicar a planta. Por isso, o ideal é deixar o vasos com peperômias próximas a uma janela onde possa pegar a luz direta do sol durante a maior parte do dia.

Veja também

1 comentário em “Peperômia caperata: características +3 cuidados para o cultivo da planta.”

Deixe um comentário