Planta peperômia: 3 dicas para cultivar em casa.

Suzana Machado

Updated on:

Planta Peperômia

Originária de várias regiões das Américas, a peperômia filodendro(gênero mais popular) é uma planta característica pelo pequeno tamanho das suas folhas, que em sua maioria lembram muito o formato de um coração, além da sua cor esbranquiçada em suas bordas.

Anúncios

Devido as suas cores e o fácil cuidado para seu cultivo, a planta peperômia é sempre muito usada em jardins verticais, em jardineiras altas e até mesmo em vasos suspensos dentro de casa. Além disso, ela ainda embeleza os ambientes com sua “cabeleira”.

Características da peperômia

Além do aspecto de suas folhas, que possuem uma coloração única (deixando o ambiente mais alegre), a planta peperômia costuma ter uma forte característica na forma como costuma se desenvolver na natureza.

peperomia 1 Planta peperômia: 3 dicas para cultivar em casa.
Imagem: viveirolivramento – Linda “cabeleira” causada pela peperômia

Se por um lado, a planta deixa um visual incrível no ambiente pela forma como ela se desenvolve, dando origem a uma linda “cabeleira”, na natureza ela cresce mais como um tipo de planta de forração.

Anúncios

Cuidados com o cultivo da peperômia

Fora os aspectos da folha da peperômia, já citadas mais acima, outro motivo que faz a planta ser bastante procurada para compor jardins e ser cultivada dentro de casa, está na facilidade e dos poucos cuidados que ela precisa para crescer.

peperomia serpens Planta peperômia: 3 dicas para cultivar em casa.

Além disso, a peperômia ainda possui um crescimento rápido e muito vigoroso, conseguindo se adaptar facilmente ao ambiente interno e externo, bastando ter alguns cuidados básicos para que ela possa se desenvolver corretamente.

1- Frequência das regas

Por ser uma planta que consegue fazer reservas de água em suas folhas e troncos, você não precisa se preocupar muito com a frequência das regas feitas na peperômia.

Anúncios

Aliás, justamente por ela fazer essa reserva de água, a planta consegue ficar vários dias sem o recebimento de água. Contudo, é importante sempre ficar de olho para ver se o solo não está muito seco.

2- Exposição a luz

Além dos cuidados com a frequência das regas da peperômia, é importa cuidar com a exposição da planta a luz natural. Como ela é considerada uma planta de meia-sombra, o ideal é que ela seja cultivada em ambientes onde não tenha muita exposição a luz direta do sol.

peperomia 3 Planta peperômia: 3 dicas para cultivar em casa.
Imagem: hortoarteverde

Por isso, se você estiver cultivando um vaso de peperômia em um ambiente interno, o recomendado é de deixar a planta próxima a uma janela que receba um pouco de luz, mas cuidando para que suas folhas não fiquem expostas ao sol por muito tempo.

Anúncios

Caso as folhas da peperômia recebam muita luz direta do sol, podem ficando com um aspecto queimado. Já se for na dose certa, ajuda a planta a ficar com uma coloração única.

3- Solo ideal

Quanto aos cuidados com o solo, a planta prefere se desenvolver em um substrato que seja rico em matéria orgânica. Por isso, o recomendado é fazer o uso de um substrato que possua uma adubação a base de humus de minhoca ou borra de café.

Veja também

4 comentários em “Planta peperômia: 3 dicas para cultivar em casa.”

Deixe um comentário