Camélia: significado, tipos e cuidados para o cultivo de suas flores.

Suzana Machado

Updated on:

Camélia

Com flores extremamente chamativas, a camélia é um tipo de arbusto muito popular que é cultivado em canteiros, jardins e áreas externas. Da família da theaceae, a Camellia L., é conhecida por ser um tipo de arbusto de ciclo perene (podendo manter suas folhas firmes durante o ano todo), além de desenvolver sua floração principalmente no inverno.

Anúncios

Contudo, dependendo da variedade do arbusto, é possível encontrar o desenvolvimento da flor camélia em cores diferentes. Aliás, para que cresça e possa desenvolver corretamente suas flores, é preciso seguir alguns cuidados com seu cultivo.
Imagem: Eva Bronzini

Significados da flor camélia

Dependendo da cor, a camélia pode ter diferentes significados. As flores de cor rosa, por exemplo, significam grandeza de alma. As de cor branca, remetem a beleza perfeita. Já as de cor vermelha, possuem como significado um sinal de reconhecimento.

Anúncios

Principais tipos de camélias

1- Sasanqua

Considerada como uma variedade híbrida, ela desenvolve lindas flores com uma coloração rosa, levemente puxada para o vermelho, além de um perfume bem discreto.

Camélia sasaqua
Imagem: s.oz2020

Por mais que precise ser mais iluminada do que outras variedades, pode ser uma ótima opção para compor o paisagismo de um jardim.

2. SILVER ANNIVERSARY

camelia 2 Camélia: significado, tipos e cuidados para o cultivo de suas flores.
Imagem: ellen_homeandgarden

Com flores brancas, grandes e bem irregulares, a variedade silver anniversary é na verdade uma camélia semi-dupla da variedade japonica.

Anúncios

3- Japonica

Considerada como uma das variedades mais práticas de ser cultivada, devido a sua simples manutenção, a camélia japonica é originária da Ásia.

Camélia
Imagem: tsura_tsura_tsubaki

Possui como característica sua floração, que ocorre no início da primavera, dando origem a lindas flores que podem variar entre a cor branca e rosa.

4. X WILLIAMSII ‘JURY’S YELLOW’

camelia 4 Camélia: significado, tipos e cuidados para o cultivo de suas flores.
Imagem: cheerfulamazed

Crescendo de uma forma ordenada e na vertical, essa variedade desenvolve flores com pétalas externas de cor branca, além de uma massa que lembra pequenos babados de cor amarela com as pontas brancas.

Anúncios

5. BLACK LACE

camelia 5 Camélia: significado, tipos e cuidados para o cultivo de suas flores.
Imagem: latifolia0121

Exibindo um leve brilho prateado em suas pétalas de cor vermelha e bordas de cor preta, a variedade de camélia black lace desenvolve suas flores sempre na primavera.

6. DESIRE

camelia 6 Camélia: significado, tipos e cuidados para o cultivo de suas flores.
Imagem: grow.yourself.a.garden

A variedade Desire, é um tipo de camélia japonica que desenvolve lindas flores com pétalas que são brancas quando são mais novas e rosas, quando estão mais velhas.

Como cultivar a camélia?

1- Solo recomendado

O ideal, é que o arbusto seja cultivado em um solo que possua um pH mais ácido, uma boa drenagem, além de boas quantidades de nutrientes.

Anúncios

Por isso, é necessário que o solo seja adubado a cada três meses, para garantir que sua floração ocorra na época correta.

2- Exposição a luz

Por mais que ela prefira se desenvolver em um ambiente bem iluminado, o ideal é que ela não seja cultivada em ambientes onde receba a luz direta do sol por muito tempo.

3- Frequência das regas

Cuide para que o solo sempre se mantenha umedecido, principalmente na época de floração quando seus botões já estão mais aparentes.

Anúncios

Além disso, em períodos mais quentes, as regas devem ser mais frequentes, cuidando para não encharcar. Já no inverno, as regas devem ser feitas apenas quando o solo aparentar estar começando a secar.

Veja também

Deixe um comentário