Tapete inglês (Polygonum capitatum): características +4 dicas para o cultivo.

Tapete inglês (Polygonum capitatum): características +4 dicas para o cultivo.

Também conhecida como Persicária cabeça de gato, a tapete inglês (Polygonum capitatum), é uma planta da família Polygonaceae. É uma espécie nativa do Himalaia, que no Brasil pode ser encontrada com bastante facilidade nos canteiros e jardins. Aliás, um dos aspectos mais comuns da flor tapete inglês, é a facilidade para se desenvolver.

Anúncios

Dudu, jardineiro do canal Dudu Jardineiro, explica que por ser uma planta perene, ela pode durar por muitos anos ou dependendo dos seus cuidados, até mesmo a vida toda. Se você possui algumas dúvidas sobre o cultivo da planta tapete inglês, confira algumas dicas logo a baixo.
Imagem: sora.kaze.hana

Características do tapete inglês

Podendo alcançar de 15 a 20 centímetros de altura, a planta tapete inglês é muito usada na forração de canteiros e vasos, ou como planta pendente. Possui sua floração, que na verdade são inflorescências, mais acentuada nos meses de outono e verão.

tapete inglês
Imagem: catproof6309

Já suas flores, podem se desenvolver na cor branca, rosa ou vermelha e são cercadas por pequenas folhas verdes bem brilhantes, que podem ficar mais avermelhada caso fiquem mais expostas ao sol pleno.

Anúncios

Como cultivar a tapete inglês?

Por ser considerada como uma planta “fácil de pegar”, é preciso seguir apenas alguns cuidados para que você tenha sua tapete inglês sempre florida por muitos anos.

1- Solo recomendado

O solo utilizado no cultivo da tapete inglês pode ser simples, já que a planta não é muito exigente para “pegar” e desenvolver suas pequenas flores. Nesse caso, pode ser usada uma terra vegetal preta, composta por nutrientes orgânicos.

2- Exposição a luz do sol

O jardineiro Dudu, reforça que a planta prefere ser cultivada em um ambiente de meia-sombra. Contudo, pode se adaptar em locais onde a luz do sol seja mais plena.

tapete ingles
Imagem: lesplantouilles

Nesse caso, suas folhas irão ficar com uma coloração mais avermelhada, mas não irá atrapalhar no seu crescimento.

Anúncios

3- Frequência das regas

Seja cultivada em canteiros ou em vasos, as regas da tapete inglês devem ser frequentes, cuidando para que o solo se mantenha sempre úmido e evitando que ocorra o encharcamento de suas raízes. Caso o solo acabe ficando seco por muito tempo, poderá ocasionar na morte da planta.

4- Adubação

Na maioria das vezes, a planta tapete inglês irá conseguir crescer e desenvolver suas pequenas flores em um solo simples, com pouca adição de adubos, utilizando apenas cascas de frutas e borra de café.

tapete ingles
Imagem: plant.eame

Mas caso você queira fortificar seu desenvolvimento, poderá estar aplicando algum adubo NPK para floração ou bokashi uma vez ano.

Veja Também

Deixe um Comentário