Piso drenante: prós e contras, ideias e dicas para instalação desse revestimento sustentável.

Cláudio Filla

Piso drenante

Se existe um tipo de revestimento que é ideal para ser instalado em áreas externas, é o piso drenante. Ainda mais em áreas onde é preciso ter um melhor escoamento das águas vindas de chuvas, evitando a formação de poças.

Anúncios

Afinal, por ter como sua base cimentícia, o piso drenante faz com que a água recebida sobre ele, tenha seu ciclo natural e vá direto para o solo, reduzindo desta forma riscos de alagamentos ou de formação de poças. Por isso, sempre são vistos em jardins e caminhos para áreas gourmet.
Imagem: hz.arq.br

Como é um piso drenante?

Podendo ser encontrado em diferentes espessuras, inclusive com níveis variados de resistência ao impacto e atrito, o piso drenante é um tipo de revestimento que é constituído por camadas feitas de uma base cimentícia.

piso drenante 1 Piso drenante: prós e contras, ideias e dicas para instalação desse revestimento sustentável.
Imagem: pisodrenantewb – Utilização do piso junto ao jardim

Porém, em alguns casos, esse tipo de piso pode encontrado em modelos emborrachados.

Como o piso drenante é feito?

Como citado logo acima, o piso drenante é feito a partir de compostos constituídos por grânulos de concreto e possui uma ação bem parecida com a de uma esponja. Essas camadas, por sua vez, podem ser compostas por areia, pedra ou manta ecológica.

Anúncios

Tipos de piso drenante

Quanto aos tipos de piso drenante que você poderá encontrar para utilizar nas suas áreas externas, existe o piso do tipo concregrama, que é vazado e essas camadas vazia do piso pode ser preenchida com algum tipo de material permeável, como a grama, por exemplo; o tipo fulget, que é feito com base cimentícia e pequenas pedras, lembrando muito o asfalto; e o tipo intertravado permeável, que não é vazado, mas pode receber algum tipo de preenchimento permeável.

Desvantagens do uso do piso drenante

Por mais vantajoso que seja fazer o uso desse tipo de piso, infelizmente ele também possui algumas desvantagens quando é inserido nos ambientes. A principal desvantagem está no seu preço mais elevado, já que para fazer sua produção é preciso usar mais matéria-prima, que acaba encarecendo o piso.

Anúncios

Além disso, como esse tipo de piso é composto por camadas que na maioria das vezes possuem espaços cheios e vazios, ele acaba possuindo uma maior irregularidade, podendo não ser a opção ideal para quem anda de salto sobre ele, por exemplo.

Como fazer a limpeza desse tipo de piso?

Pode até não parecer, mas por mais que seja um tipo de piso com drenagem, ele não é difícil de limpar. Para fazer sua limpeza, basta sempre varrer com frequência e realizar lavagens profundas com uma mistura de água e detergente neutro, utilizando uma vassoura para realizar o esfregaço.

piso drenante 2 Piso drenante: prós e contras, ideias e dicas para instalação desse revestimento sustentável.
Imagem: hauszconcept.goiania

Contudo, é importante lembrar de evitar o uso de produtos com características muito abrasivas, como a água sanitária, que podem acabar danificando o piso e comprometer sua durabilidade.

Veja também

Deixe um comentário