Cobogó cimentício: 7 ideias de como usar essa tendência na sua decoração.

Cláudio Filla

Updated on:

Cobogó cimentício

Inspirado no muxarabi, o cobogó cimentício é um tipo de tijolo vazado feito de cimento que é muito conhecido por sua capacidade de fechar ambientes, sem atrapalhar na ventilação e entrada de luz natural nos ambientes.

Anúncios

Dessa forma, esse tipo de cobogó que é feito usando cimento, areia e água, pode ser moldado em várias formas e tamanhos, se tornando ótimas opções para serem usados na arquitetura moderna por suas qualidades funcionais e estéticas, já que permitem a entrada de luz natural e ventilação, além de criar padrões e texturas interessantes.
Imagem: arteemladrilhos

Invenção e uso do cobogó cimentício

Você sabia que o cobogó cimentício é uma invenção brasileira? Ele foi projetado em 1929 pelos engenheiros Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio Góes, que nomearam a invenção que dividia ambientes usando as primeiras sílabas dos seus sobrenomes.

Cobogó cimentício
Imagem: @estrutura_blocos.de.concreto – Modelo de cobogó de concreto

Desde então, o cobogó ganhou várias releituras e passou a ser fabricado com diferentes tipos de materiais, além do modelo cimentício, já que os mais variados possuem bastante durabilidade e resistência, podendo ser ótimas opções para quem procura por divisórias para incluir na decoração dos ambientes.

Anúncios

Vantagem no uso dos cobogós cimentícios

Entre as vantagens do uso dos cobogós, podemos citar a capacidade que o elemento decorativo possui em permitir a entrada de luz e ventilação natural nos ambientes onde são instalados, além de garantir uma maior privacidade para o local.

Onde usar o cobogó cimentício?

Como recomendação, é indicado que o cobogó cimentício seja usado apenas como alvenaria de fechamento ou divisórias, ou seja, não deve ser usado como base de apoio por não serem resistentes como a alvenaria comum.

cobogo cimenticio 2 Cobogó cimentício: 7 ideias de como usar essa tendência na sua decoração.
Imagem: @engenhart3dcimenticio

Dessa forma, o elemento pode ser inserido como uma espécie de alternativa a parede tradicional quando se faz necessário dividir ambientes ou criar fachadas.

Anúncios

1- Use como um divisor de ambientes

cobogo cimenticio 3 Cobogó cimentício: 7 ideias de como usar essa tendência na sua decoração.
Imagem: @estrutura_blocos.de.concreto – Cobogó de concreto dividindo ambientes

Para quem procura uma opção simples para dividir os ambientes, o cobogó cimentício pode ser uma ótima escolha, já que não irá quebrar a sensação de continuidade do local (por ser um elemento vazado) e ainda manterá a luminosidade e ventilação, favorecendo ao conforto térmico.

cobogo cimenticio 4 Cobogó cimentício: 7 ideias de como usar essa tendência na sua decoração.
Imagem: priscilascalisse
Uso do cobogó dividindo ambientes

2- Em janelas

cobogo cimenticio 5 Cobogó cimentício: 7 ideias de como usar essa tendência na sua decoração.
Imagem: @engenhart3dcimenticio

Principalmente para imóveis que sofrem com o sol forte da tarde, o uso de um cobogó pode ser a solução para barrar essa luz forte que é recebida, sem prejudicar a entrada de vento no ambiente.

Anúncios

3- Cobogó cimentício em fachadas

cobogo cimenticio 6 Cobogó cimentício: 7 ideias de como usar essa tendência na sua decoração.
Imagem: @pecpisos – Fachada de imóvel com cobogó

Podendo aparecer como um tipo de detalhe na garagem, muros ou ainda como item principal, o cobogó pode valorizar a fachada de um imóvel, acrescentando ainda mais textura e beleza.

4- Use em áreas externas

Áreas externas que possuem piscinas, cantinhos gourmet e até mesmo edículas, podem se beneficiar com o uso do cobogó cimentício.

cobogo cimenticio 7 Cobogó cimentício: 7 ideias de como usar essa tendência na sua decoração.
Imagem: arquiteto.virtual

Afinal, o item irá ajudar a dar mais privacidade para o local e trará um visual incrível, podendo usa-lo até mesmo para fins somente estéticos.

Limpeza do cobogó cimentício

A manutenção do cobogó, também é super prática de ser feita. Quando o item está inserido em ambientes internos, o ideal é de fazer sua limpeza apenas com o uso de um detergente neutro e água, para que não ocorra nenhum tipo de agressão ao material.

Anúncios

Em áreas externas, já é possível fazer o uso de uma lavadora de alta pressão para ajudar na remoção de sujeiras que fiquem mais impregnadas, lembrando sempre de usar a opção leque aberto da lavadora para não danificar a superfície do cobogó.

Veja também

1 comentário em “Cobogó cimentício: 7 ideias de como usar essa tendência na sua decoração.”

Deixe um comentário