Inspirado no muxarabi, o cobogó cimentício é um tipo de tijolo vazado feito de cimento que é muito conhecido por sua capacidade de fechar ambientes, sem atrapalhar na ventilação e entrada de luz natural nos ambientes.
Dessa forma, esse tipo de cobogó que é feito usando cimento, areia e água, pode ser moldado em várias formas e tamanhos, se tornando ótimas opções para serem usados na arquitetura moderna por suas qualidades funcionais e estéticas, já que permitem a entrada de luz natural e ventilação, além de criar padrões e texturas interessantes.
Imagem: arteemladrilhos
Invenção e uso do cobogó cimentício
Você sabia que o cobogó cimentício é uma invenção brasileira? Ele foi projetado em 1929 pelos engenheiros Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio Góes, que nomearam a invenção que dividia ambientes usando as primeiras sílabas dos seus sobrenomes.
Imagem: Estrutura Blocos (@estrutura_blocos.de.concreto) – Modelo de cobogó de concreto
Desde então, o cobogó ganhou várias releituras e passou a ser fabricado com diferentes tipos de materiais, além do modelo cimentício, já que os mais variados possuem bastante durabilidade e resistência, podendo ser ótimas opções para quem procura por divisórias para incluir na decoração dos ambientes.
Vantagem no uso dos cobogós cimentícios
Entre as vantagens do uso dos cobogós, podemos citar a capacidade que o elemento decorativo possui em permitir a entrada de luz e ventilação natural nos ambientes onde são instalados, além de garantir uma maior privacidade para o local.
Onde usar o cobogó cimentício?
Como recomendação, é indicado que o cobogó cimentício seja usado apenas como alvenaria de fechamento ou divisórias, ou seja, não deve ser usado como base de apoio por não serem resistentes como a alvenaria comum.
Imagem: Engenhart 3D Cimenticios (@engenhart3dcimenticio)
Dessa forma, o elemento pode ser inserido como uma espécie de alternativa a parede tradicional quando se faz necessário dividir ambientes ou criar fachadas.
1- Use como um divisor de ambientes
Imagem: Estrutura Blocos (@estrutura_blocos.de.concreto) – Cobogó de concreto dividindo ambientes
Para quem procura uma opção simples para dividir os ambientes, o cobogó cimentício pode ser uma ótima escolha, já que não irá quebrar a sensação de continuidade do local (por ser um elemento vazado) e ainda manterá a luminosidade e ventilação, favorecendo ao conforto térmico.
Uso do cobogó dividindo ambientes
2- Em janelas
Imagem: Engenhart 3D Cimenticios (@engenhart3dcimenticio)
Principalmente para imóveis que sofrem com o sol forte da tarde, o uso de um cobogó pode ser a solução para barrar essa luz forte que é recebida, sem prejudicar a entrada de vento no ambiente.
3- Cobogó cimentício em fachadas
Imagem: Pec Pisos (@pecpisos) – Fachada de imóvel com cobogó
Podendo aparecer como um tipo de detalhe na garagem, muros ou ainda como item principal, o cobogó pode valorizar a fachada de um imóvel, acrescentando ainda mais textura e beleza.
4- Use em áreas externas
Áreas externas que possuem piscinas, cantinhos gourmet e até mesmo edículas, podem se beneficiar com o uso do cobogó cimentício.
Afinal, o item irá ajudar a dar mais privacidade para o local e trará um visual incrível, podendo usa-lo até mesmo para fins somente estéticos.
Limpeza do cobogó cimentício
A manutenção do cobogó, também é super prática de ser feita. Quando o item está inserido em ambientes internos, o ideal é de fazer sua limpeza apenas com o uso de um detergente neutro e água, para que não ocorra nenhum tipo de agressão ao material.
Em áreas externas, já é possível fazer o uso de uma lavadora de alta pressão para ajudar na remoção de sujeiras que fiquem mais impregnadas, lembrando sempre de usar a opção leque aberto da lavadora para não danificar a superfície do cobogó.
Editor geral do site Enfeite Decora, é entusiasta da decoração de ambientes. Escreve sobre tendências e inspirações para decoração de interiores, dicas de jardinagem, DIY, além de ideias úteis para o dia a dia.
1 Comentar
Boa noite, muito legal essa forma de usar cobogó, eu nem conhecia muito, será que dá pra usar como guarda corpo?
Deixe um Comentário