Por mais que o divã seja mais conhecido como um móvel que compõe a decoração de clínicas e consultórios, ele pode ir muito mais além e virar uma mobília muito versátil na decoração de ambientes na sua casa.
Dessa forma, você pode incluir o divã, o chaise e o récaimer para compor a decoração da sala de estar, de varandas e até mesmo no quarto, podendo servir como uma espécie de sofá moderno ou criando aquele cantinho da leitura super aconchegante.
Imagem: adboutique.com.br
Qual a diferença entre divã, chaise e récaimer?
Normalmente, esses três tipos de mobílias são bastante confundidos, mas possuem algumas diferenças e podem ser aplicados de formas diferentes na decoração.
1- Divã
Bastante popular nos consultórios de psicanalistas, o divã pode ser definido como um tipo de sofá sem braços, sendo que um dos seus lados é mais elevado do que o outro.
Assim, é possível repousar de um lado do sofá, podendo ficar a cabeça mais alta no outro lado. Além disso, a maioria dos modelos de divã possuem os seus pés levemente inclinados, para permitir que o corpo possa relaxar confortavelmente.
2- Chaise longue
Por sua vez, o chaise é um tipo de mobília caracterizada por um encosto e costuma ter um braço mais alongado para evitar que quem se incline nele não acabe caindo de costas.
Na maioria das vezes, o chaise funciona como uma espécie de cadeira de descanso ou até como uma espreguiçadeira.
3- Récaimer
Já o récaimer, pode ser definido com um tipo de divã composto por uma cabeceira mais alta com uma leve curvatura.
Como usar o divã na decoração de ambientes?
Assim como um puff, por exemplo, você também pode usar o divã de diversas formas para compor a decoração de um ambiente e ainda atribuir alguma funcionalidade para ele. Aliás, siga os mesmos passos quanto ao chaise e o récaimer.
1- Escolha um tecido para o móvel
Além do modelo do móvel, se atente ao tipo de tecido que ele possui. O recomendado é que ele combine com outros elementos já presentes no cômodo onde o divã será instalado.
Entre os tecidos mais encontrados nos divãs então o suede, que possui como característica um toque mais leve e maio, tornando o ambiente super aconchegante;
O couro, que costuma ser o mais prático e fácil de ser limpo, além de possuir uma maior durabilidade e resistência;
E o chenille, que assim como o suede, também proporciona aconchego e conforto, sendo a opção mais escolhida para um cantinho da leitura.
Ideias de decorações com os móveis
1- Cantinho da leitura com récaimer
2- Modelo ideal para uma sala de estar ou consultório
3- Que tal um lindo chaise de veludo?
Existe ambiente que transmita mais conforto e aconchego que esse? O modelo de chaise escolhido ficou totalmente conectado a natureza em volta.
4- Puffs também podem ser usados para criar um tipo de récaimer ou divã
5- Varandas também podem ser compostas por chaise e récairmer
Editor geral do site Enfeite Decora, é entusiasta da decoração de ambientes. Escreve sobre tendências e inspirações para decoração de interiores, dicas de jardinagem, DIY, além de ideias úteis para o dia a dia.
Deixe um Comentário