Plantas para pergolados: 7 trepadeiras ótimas para servirem cobertura.

Suzana Machado

plantas para pergolado

Não é nada difícil conseguir manter um pergolado de madeira com flores o ano inteiro. Para isso, basta escolher com muito cuidado algumas das espécies ideais de plantas para pergolado.

Anúncios

Afinal, as plantas trepadeiras conseguem, além de florir o ambiente, deixa-lo com um ar mais romântico e aconchegante, devido ao paisagismo criado por elas. Além disso, por serem plantas que se apoiam na superfície, elas ajudam a formar uma linda cortina verde ou florida, ajudando na criação de sombras, por exemplo.
Imagem: April Miyako

Plantas para pergolados

Se sua ideia é ter um pergolado de canto ou gourmet com flores o ano inteiro, confira algumas das melhores espécies de plantas para pergolado e consiga ter um paisagismo lindo o ano todo e não ter tempo ruim para reunir a família e os amigos para um belo tempo de lazer.

1- Trepadeira Jade

plantas para pergolado

Foto: acutuba_ – Jade: Trepadeira usada em pergolados

A trepadeira jade, é uma das ótimas opções de plantas para pergolado. Ela adora umidade e calor e pode ser utilizada até mesmo em um caramanchão rústico para cidades litorâneas.

Plantas trepadeiras para pergolados: jade

Foto: Villa Doce (@villa_doce) – Trepadeira Jade

Além disso, a trepadeira costuma florescer na primavera e no verão, dando lindas flores com o formato de garras invertidas e um colorido encantado, que facilita seu sucesso quando está na área externa.

Anúncios

2- Alamanda amarela

A trepadeira Alamanda garante ao pergolado uma ótima cobertura e pode ser usada até mesmo em muros. Entre suas vantagens está seu florescimento que acontece o ano inteiro, surgindo lindas flores amarelas, além de crescer muito rápido em regiões mais quentes.

Plantas trepadeiras para pergolados: Alamanda
Foto: Ayumi Takahashi (@ayu_takahashi) – Trepadeira Alamanda amarela

Quanto ao seu cuidado, ela depende apenas de sol pleno e regas regulares. Apenas tenha cuidado para manter a trepadeira longe de animais e crianças, já que ela pode ser tóxica.

3- Bougainvillea

Plantas trepadeiras para pergolados: Boungainvillea

Foto: Christophe Derumaux (@christophederumaux) – Trepadeira Bougainvillea

As plantas para pergolado do gênero Bougainvillea, são trepadeiras lenhosas, que podem alçar a altura de até 15 metros. Elas podem ser encontradas em diversas cores como roxa, branca, rosa, vermelha, amarela e laranja.

plantas para pegolado

Foto: Robin L. Davis (@thewelltraveledstilettos) – Trepadeira Bougainvillea

Entre seus cuidados, deve ser cuidado sua exposição ao sol que deve ser plena e suas regas devem ser frequentes. Um fato curioso quanto a espécie, é que ela pode florescer em abundância quando acontece uma queda brusca na temperatura.

4- Flor de cera

A flor-de-cera é outra ótima opção de plantas trepadeiras para pergolados que é muito fácil de se manter, sendo formada por pequenas flores que formam buquês.

Plantas trepadeiras para pergolados: Flor de cera

Foto: cantinhorusticoclp – Trepadeira flor-de-cera

Para manter a flor de cera basta cuidar em deixar a planta na meia-sombra ou com iluminação difusa, pois quando exposta diretamente ao sol pode queimar suas folhas. Além disso, seu florescimento acontece principalmente na primavera.

5- Jasmin-dos-poetas

A trepadeira Jasmin-dos-poetas é ideal para criar um pergolado com um clima mais romântico. Ela possui um crescimento rápido e possui flores rosadas por fora e branca por dentro. Suas pétalas possuem um cheiro adocicado e é muito agradável.

Plantas trepadeiras para pergolados: Jasmin dos poetas
Foto: fazendinha_froes – Trepadeira jasmin-dos-poetas

Para o seu crescimento, ela prefere o clima mais ameno e ser cultivada em sol pleno. Apenas temos que ter o cuidado de fazer podas regulares, já que cresce muito rápido.

Anúncios

6- Glicinia

A glicínia é uma das plantas para pergolado mais favoritas entre os amantes dos jardins verticais. Ela pode escalar arcos, pérgolas, muros e até mesmo portões. E, por mais que ela cresça lentamente, ela floresce muito entre o outono e inverno, podendo viver por muitos anos.

Plantas trepadeiras para pergolados: glicinia
Foto: _guzmania_ – Trepadeira Glicínia

Entre seus cuidados, ela exige regas mais regulares, sol pleno e podas anuais. Porém, ela floresce com mais intensidade nas regiões que possuem o clima mais frio.

7- Lágrima-de-cristo

Plantas trepadeiras para pergolados: lagrima-de-cristo

Foto: @vivero_nakey – Trepadeira lágrima-de-cristo

A trepadeira lágrima-de-cristo, é uma das plantas para pergolado que possui um hábito escalador, ajudando a produzir mais sombra durante o sol escaldante do verão. Ela possui o crescimento lento e precisa ser cultivada no sol pleno.

Veja também

3 comentários em “Plantas para pergolados: 7 trepadeiras ótimas para servirem cobertura.”

  1. Com relação às trepadeiras, esqueceu de citar o sapatinho de judia, que floresce lindamente, com cores vibrantes e também tem o crescimento muito rápido!

    Responder

Deixe um comentário